Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Conheça os finalistas do Zezinho Maranhão de música - Acadêmicos da Zona Leste realiza Workshop de carnaval no Banzeiros


Conheça os finalistas do  Zezinho Maranhão de música - Acadêmicos da Zona Leste realiza  Workshop de carnaval  no Banzeiros - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

Por alguns dias vamos ficar sem as apresentações folclóricas. Acontece que o Circuito Junino, em virtude da mudança da data de inicio do Flor do Maracujá, deu uma parada e só volta com a realização dos arraiais comunitários, no mês de agosto.

**********

Apesar de que, neste final de semana, contarmos com a realização de quatro eventos, que podem ser considerados como Arraial.

**********

A Festa do Sertão Nordestino que começou ontem dia 3, e vai até domingo, na Jorge Teixeira, no espaço entre a Havan e a Eucatur.

**********

Ali você vai encontrar a culinária nordestina em sua essência. Vai provar a verdadeira “Buchada de Bode”, a Rapadura que vem direta do Ceará para a feira, além de vários pratos típicos do Nordeste.

**********

E tem a parte de shows que acontecem todas as noites, com muita música gospel e forró pede serra. Na Festa do Sertão Nordestino só não se encontra bebida alcoólica.

**********

 

Arraial da Praça CEU que começa sexta feira dia 5, e termina no sábado dia 6, com muita música ao vivo e apresentação de danças folclóricas e juninas. A praça CEU fica na rua Antônio Fraga Moreira – Zona Leste.

***********

Teremos também a 3ª Festa Junina – Arriá Caiari que vai acontecer nos dias 6 e 7 na praça das Caixas D’água no bairro Caiari, com venda de comidas típicas, parque de diversão, apresentação de boi bumbá e grupo de quadrilha (profissional) e quadrilha improvisada (a melhor). É claro que a entra é franca. Antigamente esse evento era conhecido como “Arraial do Lambe Sal” e era coordenado pela família Corbim/Caula.

**********

O outro evento que vai acontecer ou pelo menos começar este mês é o Arraial Flor do Maracujá marcado para começar no dia 26. Aí serão outros quinhentos.

**********

Por falar nisso, após o Festival de Parintins nossos grupos de bumbás estão se preparando a todo vapor para o Flor do Maracujá.

**********

Integrantes das diretorias dos bumbás Diamante Negro, Marronzinho, Prova de Fogo que foram a Parintins com o propósito de trazer o possível de conhecimento a respeito das apresentações para aplicar em seus grupos em Porto Velho, estão de volta.

**********

Com certeza esses diretores vão desembarcar em Porto Velho trazendo material os mais diversos para aplicarem nas indumentárias de seus itens e quem sabe, até trazendo indumentárias completas.

**********

O Mestre da Marujada de Guerra do Diamante Negro Hudson Guedes com certeza vem com novidades para sua Marujada.

*********

O João do Prova do Fogo deve ter aproveitado para estudar as coreografias de Garantido e Caprichoso para ensaiar a Tribo Waitku Mayakan e o Prova de Fogo.

**********

O Artesão figurinista do Marronzinho Leandro inclusive confeccionou indumentárias para alguns itens s dos bois da Ilha Tupinambarana que foram utilizadas nos ensaios dos bumbás e com certeza vai trazer mais novidades para a apresentação do Marronzinho.

**********

É preciso lembrara que a disputa entre os grupos de bois bumbás este ano, será mais do que acirrada. Acontece que agora existe o decesso entre os bumbás do Flor do Maracujá.

**********

Dos cinco que vão disputar pelo Grupo Especial, dois serão rebaixados para o Grupo de Acesso. Isso quer dizer que apenas três continuarão no Grupo Especial em 2020.

**********

O pior é que no Grupo Especial este ano, só tem Grupo considerado de Ponta - Az de Ouro, Diamante Negro, Corre Campo, Manhoso e Marronzinho.

**********

Dois desses cairão para o Acesso em 2020. Por isso posso garantir que a disputa entre os bumbás será mais que acirrada no Flor do Maracujá 2019.

**********

No meu caso! “Eu vou chamar Corre Campo, do jeito que deve ser, galera da arquibancada agita a bandeira encarnada, porque nosso boi vai vencer”.

Conheça os finalistas do  Zezinho Maranhão de música - Acadêmicos da Zona Leste realiza  Workshop de carnaval  no Banzeiros - Gente de Opinião


SAMBA

Acadêmicos da Zona Leste realiza Workshop de carnaval  no Banzeiros 

O Grêmio Recreativo Escola de Samba Acadêmicos da Zona Leste realiza no sexta-feira (19), de julho, o I Workshop “Escolas de Samba: Tradição, Planejamento e Gestão Pública”. O evento terá início as 15h e vai até as 20h, no Teatro Banzeiros em Porto Velho e será voltado para os presidentes das escolas de samba, diretores, dirigentes, estudantes e a todos os participantes das escolas, gestores.
Vários temas serão abordados como: História do Carnaval do Brasil, Carnaval: Bailes, Blocos e Escolas de Samba de Porto Velho, Documentário: Marileide Gonçalves: Vida, Fé e Cultura a Arte em Forma de Mulher”,  Planejamento e Organização do Desfile das Escolas de Samba, Enredos e Narrativas nos Aspectos Identitários das Escolas de Samba, Mesa Redonda: O Papel do Poder Público na Construção do Desfile das Escolas de Samba, Gestores Culturais. O workshop terá a parte do entretenimento com a apresentação da Cia de Dança Chagas Péres e para finalizar terá  Roda de Samba com Grupo Camafeu no Querubim Pub.

A presidente da Acadêmicos da Zona Leste, destaca “A importância do workshop, pois estamos num momento de planejamento organizacional quanto a escolha do enredo das agremiações e há a necessidade de estarmos discutindo com gestores culturais que já estiveram em cargos de gestão para que possamos está construindo em conjunto possíveis direcionamentos para os desfiles, aprendendo, discutindo, debatendo para que possamos sair desse evento com mais conhecimento e motivação em defesa da cultura popular que é o desfile das escolas de samba de Porto Velho”, finalizou, Anne Mamedes.


Conheça os finalistas do Zezinho Maranhão de música

 

A Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) anuncia os finalistas do Prêmio de Música Zezinho Maranhão. O edital foi aberto em 2017 e ganhou celeridade este ano para valorizar os artistas locais e impulsionar a cultura em Rondônia com incentivo a realização de shows, festivais e seminários.

O Prêmio de Música Zezinho Maranhão é dividido em duas categorias: Circulação de Shows com aporte financeiro no valor de R$ 40 mil para cada um dos três projetos premiados e de Apoio a Seminários e Festivais com R$ 20 mil para cada um dos quatro projetos aprovados.

Os projetos artísticos aprovados foram publicados no Diário Oficial (Diof) do dia 24 de junho e conforme o edital foram propostos por artistas, grupos, companhias ou coletivos com mais de 2 dois anos de trabalho comprovados em Rondônia.

Entre os critérios de avaliação dos projetos estão excelência artística e relevância cultural; Contribuição ao fortalecimento da diversidade cultural e impacto social. A pontuação dos participantes do prêmio foi publicada no Diof de segunda-feira (1º).

Enquanto que a pontuação dos participantes do Prêmio de Dança D’Palma devem ser conhecidos na quinta-feira (4).

PRÊMIO ZEZINHO MARANHÃO

Categoria – 1 Circulação de Shows

Birivaldo Lourenço Freitas da Silva – SONS DE BEIRA
Ramon de Souza Alves – TURNÊ BANHO DE AVALO

M.G.C. Mello Neto Publicidade e Propaganda – ME – REGGAE DA BEIRA

Categoria 2 – Apoio a Seminários e Festivais

Associação Cultural Waraji – O “MANAFLOR – Festival Internacional de Música e Arte na Floresta”
Murilo da Silva Ribeiro Costa –  CIRCUITO SOMA

JR Eventos – PORTO DO SOM

Washington Kuipers de Moraes  –  FESTIVAL DE MÚSICA VALE DO GUAPORÉ47.

 

Fonte
Texto: Vanessa Moura

Fotos: Ésio Mendes

Secom - Governo de Rondônia 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quinta-feira, 9 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)