Quinta-feira, 1 de setembro de 2016 - 23h11
Em solenidade ocorrida no Conselho Municipal de Educação (CME), foi aberta nesta quinta-feira, 1º de setembro, a programação do município alusiva à “Semana da Pátria”. O evento teve a participação de autoridades municipais, estaduais, professores e alunos da escola Barão Solimões. A abertura foi feita com o Hasteamento da Bandeira e o cântico do Hino Nacional e de Rondônia, acompanhados por uma banda instrumental local.
O evento também teve como objetivo, convidar a comunidade para visitar o “Memorial Anísio Gorayeb”, que funciona dentro do CME, localizado na ladeira Comendador Centeno, na rua José Bonifácio, no Centro. Prédio histórico da cidade, no local já funcionaram a Intendência (prefeitura) e a Câmara Municipal.
O Presidente do CME, Mário Jorge Sousa de Oliveira, enfatizou a importância do evento cívico. “Muitas pessoas hoje, inclusive os jovens, não dão o devido valor que a Semana da Pátria tem. Antigamente hasteavam a bandeira nas escolas e ensinavam cantar o Hino Nacional e o de Rondônia antes dos alunos entrarem nas salas de aula”, disse. Por isso é importante fazer esse resgate”, disse.
Mário Jorge também ressaltou de se conhecer o local pela importância histórica que representa para o município. O prédio que foi construído como residência do comerciante João Soares Braga, em 1924, posteriormente foi adquirido pelo intendente (prefeito) Joaquim Augusto Tanajura para ser a Intendência Municipal.
“Nossa meta é que o local seja visitado por todos, além dos professores e acadêmicos para que nossa história se reproduza de forma correta e seja valorizada.”, finaliza. (Texto: Elen de Paula Fotos: Medeiros)
Lenha na Fogueira
Após muitos anos, Porto Velho finalmente volta a receber o show de um grande artista compositor e cantor. Almir Sater se apresenta na noite desta sexta feira na casa Talismã.
*********
Particularmente, acho que o melhor lugar para se assistir um show do Almir Sater, seria o teatro Palácio das Artes Rondônia o nosso teatrão.
********
Apesar da Talismã ser uma ótima casa, não é o espaço adequado para apresentação de um cantor como o Almir Sater. Almir Sater é para se assistir concentrado nas canções. Aliás, nas letras que são verdadeiros poemas e nas melodias superbem elaboradas.
********
Amanheceu peguei a viola e fui viajar. Ando devagar porque não tenho pressa. Sou caipira pira pora Nossa Senhora Aparecida... São clássicos da música “Rural” é isso mesmo, o estilo do Almir Sater não pode ser considerado como Sertanejo e nem tão pouco Caipira. É o som das comunidades Rurais, do Campo.
********
A nossa estrada, é boiadeira, não interessa onde vai dar; Onde a Comitiva Esperança, chega já começa a festança, Através do Rio Negro, Nhecolândia e Paiaguá, Vai descendo o Piqueri, o São Lourenço e o Paraguai...!
********
É uma música para se apreciar e ouvir, sentido o sabor do campo, das manhãs e das maçãs, imaginando ouvir o som da vida no Pantanal. Por isso acho que o melhor lugar para um show de tamanha envergadura, seria o palco do Teatro Palácio das Artes.
**********
Oh Chalana sem querer, tu aumenta minha dor, nessas águas tão serenas, vai levando meu amor.
**********
Enquanto este velho trem atravessa o pantanal, As estrelas do cruzeiro fazem um sinal. De que este é o melhor caminho, Pra quem é como eu, mais um fugitivo da guerra... De qualquer maneira, seja lá onde for, Almir Sater é um show imperdível.
*********
Já que entramos no assunto! Amanhã tem mais uma rodada do Projeto Samba Autoral, coordenado pela equipe da escola de samba Asfaltão. O show dos compositores sambistas vai acontecer no bar do Calixto à rua Jacy Paraná com a Brasília no bairro Nossa Senhora das Graças com início as 14 horas.
********
E hoje antes do show do Almir Sater a grande pedida é a Fina Flor do Samba com o poeta da cidade Ernesto Melo no Mercado Cultural. É samba de raiz do bom a partir das 20 horas.
********
Vamos combinar. A partir das 20 horas o negócio é no Mercado Cultural para curtir a Fina Flor do Samba.
********
Segundo Ernesto Melo na noite de hoje, o samba vai rolar na voz do Warley, Kabeça do Mocambo, Fumaça, William Coimbra e outros sambistas que, com certeza, marcarão presença no Mercado Cultural.
********
Dentre os assuntos que mais estão em evidencia, o que mais está chamando a atenção da rapaziada do samba, é o concurso de samba enredo da escola Asfaltão. A fofocagem está ecoando por todo o bairro de Santa Bárbara e reverberando pelos bairros Nossa Senhora das Graças e Mato Grosso.
*********
O refrão do samba da parceria do Toninho Tavernard está deixando as demais parcerias com dor de cabeça. Com certeza na tarde de amanhã durante o Samba Autoral, a “gozação” vai imperar.
*********
Não existe disputa de samba enredo mais legal, que a disputa da escola de samba Asfaltão. O Trio de Ouro com medo de cair na primeira peneira, impediu a direção da escola, de entregar a Sinopse do enredo ao Silvio Santos, quem falou isso foi o Altair Lopes mais conhecido como Tatá.
********
Dizem que o Beto Cezar está com parceria com o Toninho Nascimento aquele que já colocou dois sambas na Portela do Rio de Janeiro é o famoso samba de escritório chegando a Porto Velho.
********
Enquanto este velho trem atravessa o pantanal. O povo lá em casa espera que eu mande um postal
Festival de Arte e Comunicação do Colégio Objetivo
A que se cuidar da vida! Esse é o tema do Festival de Arte e Comunicação do Colégio Objetivo que ocorrerá no dia 03 de setembro, às 19h. O FAC é um evento tradicional e tem como propósito despertar nos alunos o prazer pelas artes, bem como, apresentar e incentivar novos talentos.
No FAC os alunos do Ensino Fundamental e Médio fazem apresentações artísticas de acordo com um tema pré-estabelecido, podendo ser apresentações solos ou em grupos de no máximo 15 participantes conforme a manifestação artística escolhida.
“Teremos diversas apresentações preparadas pelos próprios alunos das duas unidades com o apoio dos professores, coordenadores e técnicos, todos empenhados em oferecer um espetáculo de qualidade”, revela a diretora pedagógica da unidade I, Cida Fernandes.
Baseado na música Coração de Estudante de Milton Nascimento, as apresentações serão desde música até ilustrações. “A proposta é fazer com que os alunos exercitem o ato de pensar, façam críticas e dêem sugestões sobre os mais diversos temas e problemas suscitados pelo mesmo”, explica a diretora.
Convite Amigo Social
Com o apoio do Instituto Vontade, Ação e Saúde, o Colégio Objetivo entregará mudas de plantas para o “Amigo Social” que vier prestigiar o evento. O convite é de R$ 10. “A idéia é contribuir com o aumento de área verde e de locais de sombras que tanto nossa cidade precisa”, explica Cida.
Os interessados em adquirir convite antecipado podem procurar as Coordenações das duas unidades do colégio.
O evento ocorrerá na unidade I do Colégio Objetivo, localizado na Rua Paulo Freire, 4767, bairro Flodoaldo Pontes Pinto. Informações pelo telefone (69) 3211-6031.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando