Sexta-feira, 4 de maio de 2012 - 07h15
LATINO AMERICANA
O espetáculo apresentado pelo O Imaginário “Filhas da Mata”, conta a história de mulheres esquecidas
O grupo O Imaginário retornou esta semana de São Paulo, onde esteve participando da “VII Mostra Latino-Americana de Teatro de Grupo”, representando o Brasil com mais 3 outros grupos nesse evento que teve como tema, a mulher na produção teatral da América Latina. Também se apresentaram grupos do México, Cuba, Chile, Argentina, Uruguai e Espanha. Além das apresentações, aconteceram demonstrações de trabalhos de cada grupo e mesas de debates.
O espetáculo apresentado pelo O Imaginário foi “Filhas da Mata”, que conta a história de mulheres esquecidas e abandonadas pelo tempo e pela memória que vivem mergulhadas num mundo fronteiriço entre sonho e realidade, e tem tudo a ver com o tema da Mostra: mulheres que compartilham suas memórias com o público e representam o universo metafórico da purificação pelo fluxo das águas.
No jornal interno Latino Americano, que circulava todos os dias durante a Mostra com críticas dos espetáculos apresentados, o espanhol Guillermo Heras - ator, dramaturgo, professor e pesquisador - publicou que “Filhas da Mata tem um discurso contemporâneo e aberto e comunicativo com todo tipo de espectador, mas, também há uma lição de cultura cênica (...) não só em solos ibero americanos, como também em muitas partes do mundo. É algo que poderíamos chamar de ‘Glocalidad’ (Global/local), é dizer, trabalhar e investigar desde a nossa identidade própria (o local) para transcender e emocionar globalmente”.
Guillermo destacou ainda o trabalho das “atrizes vitais e comprometidas e enormemente sinceras”, acompanhado de um “extraordinário espaço sonoro a cargo de Bira Lourenço e um espaço cênico essencial/pequeno ou simples, porém plena de simbolismo” que proporcionam aos espectadores uma cerimônia cênica carregada de emotividade, violência e lirismo.
A questão do chamado “custo amazônico” foi levantada pelo diretor Chicão Santos, na mesa que discutia os Intercâmbios Ibero-americanos de artes cênicas. A maior dificuldade apontada foi a distância entre as cidades da região Norte, que estão fora dos grandes centros econômicos, e também os altos custos de transporte de pessoal e cenários. “O desafio é amenizar a distância geográfica e cultural que nos afasta dos outros”, comenta Chicão. Para o grupo e para o teatro de Rondônia, a importância da participação em um evento como esse é enorme. Dando visibilidade ao trabalho feito aqui na região Amazônica, buscamos diminuir essas distâncias.
AGENDA CULTURAL
Teatro e artesanato no final de semana
Uma das principais atividades culturais do próximo final de semana será a realização de um espetáculo teatral que vai acontecer no Teatro de Arena do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré. De acordo com a Fundação Cultural Iaripuna, as apresentações terão início a partir das 18 horas de domingo (6).
Elas fazem parte de uma parceria firmada entre a prefeitura de Porto Velho e o Sesc, com objetivo de fomentar a prática teatral e proporcionar um atrativo a mais ao público que frequenta o local. “O Município cede o espaço e o Sesc faz as apresentações”, afirmou a presidente em exercício da Fundação Iaripuna, Berenice Simão.
P r o g r a m a ç ã o
Sábado, dia 05/05 – Feira do Porto - Exposição e comércio de artesanatos e comidas típicas da região, das 18 às 22 horas, na Praça Aluisio Ferreira
Domingo, dia 06/05 – Missa e encontro da comunidade com objetivo de manter vivas as atividades tradicionais do Patrimônio Histórico tombado no Município, às 10 horas, na Igreja de Santo Antônio, local onde iniciou a cidade de Porto Velho
Domingo, dia 06/05 – Visita ao Museu – Visita Guiada ao Museu do complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, das 13 às 17 horas
Domingo, dia 06/05 – Atividade teatral – Apresentação de peças teatrais, a partir das 18 horas, no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Domingo, dia 06/05 – Exposição de artesanatos – a partir das 19 horas, no complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré
Domingo, dia 06/05 - Feira do Porto - Exposição e comércio de artesanatos e comidas típicas da região, das 18 às 22 horas, na Praça Aluisio Ferreira
Eita semaninha pra passar rápido. Será que essa ligeireza toda é para que o “Framengo” volte logo a decepcionar seus torcedores?
**********
Por falar nisso, hoje começa em Costa Marques, o 2º Festival de Inverno Amazônico sob a coordenação da Luzia e do Homero Escultor.
*********
Corrida de motor rabeta, motor, 15, 40 e outras potencias, estarão acontecendo de hoje até domingo no Rio Guaporé no trecho em frente a Costa Marques e Buena Vista.
********
Luzia Penha a pedido do secretário da Secel e da Bebel vai realizar em parceria com a Eva a dança folclórica “Revoada das Garças”.
*********
Essa dança está sendo resgatada pela equipe da Secel e conforme for seu desenvolvimento, vai ser apresentada também durante o Arraial Flor do Maracujá que vai acontecer em Porto Velho entre os dias 22 de junho e 1º de julho.
*********
Estaremos lá observando a coreografia da “Revoada das Garças” e é claro, degustando tambaqui frito no tacho, é uma delícia. Em Costa Marque o peixe é realmente de rio, quer dizer, pescado no rio Guaporé e o sabor é outra coisa.
*********
Na parte do lazer da balada, várias bandas estarão se apresentando nos três dias do Festival.
********
Aí desportista cultural, pega o ônibus da Eucatur e se manda pra Princesinha do Vale do Guaporé e participa do Festival de Inverno Amazônico.
********
Apesar da turma já estar se apresentando no Mercado Cultural, no caso Seresta Cultural e Roda de Samba do Beto Cezar e o Jam Bera que volta dia 8.
*******
Ernesto Melo e sua A Fina Flor do Samba, continua no Bar Pioneiros Pub que fica na Rogério Weber Baixa da União.
*********
O “Véi” ta gostando da bilheteria. No Pioneiros Pub não precisa ficar fazendo aquele apelo: “Quem quiser colaborar com o grupo compra um ficha de cerveja e deixa aqui em cima da mesa”. Isso durante as apresentações no Mercado Cultural.
*********
No Pioneiros o sambista paga o couvert e pronto, a grana vai toda para os músicos do A Fina Flor do Samba. É pouco, mas, dá pra colocar gasolina na condução que transporta os músicos. Já é alguma coisa.
********
E assim vai vivendo o samba em Porto Velho Rondônia. O pires está com o “esmalte” todo “caraquento” de tanto passar de mão em mão.
********
Ainda esta repercutindo nos bastidores do samba a apresentação oficial da mais nova escola de samba de Porto Velho Acadêmicos da Zona Leste.
*********
Apesar de o Eufrásio contestar nossa coluna e do Sandro Sarará presidente da nova agremiação, dizer que não se trata de dissidência da escola vermelha.
*********
O Silfarney Silva coloca lenha na fogueira, ao me procurar para reclamar, da falta de consideração do presidente de sua ex escola de samba, que não quis beijar a bandeira Verde e Rosa da sua atual escola, quando o Mestre Sala Chagas Perez e a Porta Bandeira Terezinha lhe apresentaram o pavilhão. “Ele não deveria ter recusado pegar na nossa bandeira”, desabafa o açougueiro mestre bateria.
*********
Por falar nisso, outra escola prejudicada com a criação da Verde e Rosa da Zona Leste, foi a Unidos da Rádio Farol, pois o carnavalesco João Carlos Alves popularmente conhecido como Carlinhos Maracanã, se mudou de “mala e cuia” para a nova agremiação deixando o Cristóvão olhando para o Farol da Panair.
*********
Maracanã já está trabalhando o regulamento do evento “Apito de Ouro” que vai premiar os melhores mestres baterias de Porto Velho.
*********
A festa deve acontecer até o final deste mês. Por outro lado o Carlinhos Maracanã foi convidado e aceitou, ser um dos compositores de toada do Boi Bumbá “Az de Ouro” cujo presidente é nada mais, nada menos, que o Silfarney o mesmo que exige que seus ex dirigentes beijem a Bandeira da sua escola de samba.
*********
Na atualidade, pode até ter, mas, é difícil encontrar alguém mais feliz que o diretor e produtor de teatro Chicão Santos.
*********
Acontece que seu grupo O Imaginário foi bastante elogiado pelos críticos internacionais, que estiveram cobrindo o Festival de Teatro de Rua que aconteceu em São Paulo
*********
O Imaginário foi destaque ao apresentar a peça “Filhas da Mata”. Sabe o nome que eles levaram para a mídia latino americana? RONDÔNIA!
*********
Agora ta na hora de divulgar os ensaios dos grupos folclóricos que vão se apresentar no Arraial Flor do Maracujá em junho.
********
Arrasta Pé de Matutos ensaia no Campo Abrobão no Conjunto Cohab Floresta.
*********
A Roça é Nossa campeã do Maracujá passado ensaia na quadra do Esperança da Comunidade.
********
A Rosa de Ouro ensaia na quadra do colégio Padre Mário na rua Campos Sales Vila Tupi.
*********
A Arrasta Pé de Candeias ensaia no complexo turístico no município de Candeias do Jamari.
**********
E a Caipiras do Rádio Farol ensaia na quadra do colégio Castelo Branco no bairro Arigolândia.
**********
Vale lembrar, que os grupos de quadrilhas citados, começam os ensaios sempre a partir das 23h00 de segunda a sexta feira.
*********
Boi Bumbá Diamante Negro ensaia no Cedel do Cohab sábado a tarde.
*********
Os demais grupos de Bois Bumbás ainda não iniciaram seus ensaios.
*********
Quem está ensaiando a todo vapor é o Grupo Êxodo que vai apresentar a peça “O Homem de Nazaré” entre os dias 7, 8 e 9 de junho.
*********
E assim vamos chegando ao final de mais uma semana. Devo acompanhar a “Revoada das Garças” em Costa Marques neste sábado e domingo!
INTERCÂMBIO
Rondônia participa de exposição em Belfast
Rondônia está participando desde ontem dia 3, do 15° Intercâmbio Internacional de Miniarte Belfast 2012. As artistas que representam Rondônia são:Adelina Jacob, Ângela Schilling e Fátima Montanari. Cada uma com uma técnica: aquarela, desenho e pintura, respectivamente elas pelo trabalho que vêm desenvolvendo em prol das artes plásticas foram às artistas selecionadas para representar o estado de Rondônia
As artistas mostram o tema com domínio de sua técnica, mantendo sua linha de trabalho; sua pesquisa e busca pessoal.
Esta exposição mostra obras de artistas de todo o mundo no Waterfront Hall de Belfast, Irlanda do Norte (Reino Unido). A mostra foi aberta ontem dia 3 e se estenderá até o dia 30 de maio.
Este é um Projeto idealizado pela artista plástica brasileira Clara Pechansky.
O tema desta mostra é Esporte, devido ao fato do Reino Unido estar sediando os Jogos Olímpicos neste ano.
“Este intercâmbio oportuniza artistas de diferentes países além de uma diversidade de influências mostrarem suas obras num espaço internacional de arte”, disse Angela.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando