Sexta-feira, 25 de julho de 2014 - 05h03
O Curso de Roteiro, ministrado por Daniel Tavares, terá 40 horas-aula e tem como objetivo apresentar aos participantes uma breve perspectiva histórica da dramaturgia clássica e moderna, aprofundar nos elementos fundamentais da escritura cinematográfica (ideia, tema, conflito, personagens, cenas e sequências, gêneros e modelos estruturais), assim como estudar uma metodologia de análise a partir de um conjunto de ferramentas úteis aos mecanismos discursivos (premissa, ponto de vista, eixos dramáticos e temáticos).
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 11 a 27 de julho. Não sendo aceitas inscrições efetuadas fora do período indicado. Os interessados deverão preencher a ficha de inscrição disponível no site http://www.fundaj.gov.br/canne e enviá-la para cursos.canne@gmail.com.
Na ficha de inscrição, constam os campos Carta de Intenção e Currículo que deverão obrigatoriamente ser preenchidos na própria ficha. A inscrição só será validada após o recebimento da ficha de inscrição devidamente preenchida.
Confira no site o Edital de Seleção de Alunos ao curso de Roteiro, com Daniel Tavares vindo de Pernambuco, curso inteiramente gratuito, faça a sua inscrição via email, vagas limitadas. O curso é válido para todo o Estado de Rondônia.
Programa
Período: 11 a 15 de agosto
Inscrições: 11 a 27 de julho
Comissão de seleção: 28/7 a 01/8
Resultado dos selecionados: 04 de agosto
Número de vagas: 25.
Site http://www.fundaj.gov.br/canne
Email: cursos.canne@gmail.com
Onde: em Porto Velho/RO. - Casa de Cultura Ivan Marrocos - Av. Carlos Gomes, 561 - Bairro Caiari.
Diversas parcerias e apoio local, a Imprensa Rondoniense, a ABD seção Rondônia, o 5º Festival de Cinema Curta Amazônia, a Casa de Cultura Ivan Marrocos do Governo de Rondônia, o Iphan Rondônia além dos promotores e realizadores da oficina nacional: Canne, Fundação Joaquim Nabuco, Secretaria do Audiovisual, Ministério da Cultura, Ministério da Educação do Governo Federal.
Lenha na Fogueira
Vamos começar a coluna de hoje divulgando os eventos culturais que vão acontecer em Porto Velho de hoje 25 de julho até o dia 3 de agosto.
********
Dois grandes arraiais estão programados. A Mostra de Cultura Popular da Associação São Tiago Maior
*******
E o arraial da AFA que reúne os grupos folclóricos no campo de futebol da rua Princesa Isabel com a Tenreiro Aranha no bairro Areal.
*******
Todos os grupos folclóricos filiados a Federon vão se apresentar na Mostra de Cultura Popular da São Tiago. Quando digo todos to falando de Bois Bumbás e Quadrilhas,
********
Já no arraial da AFA acontece a disputa entre os grupos de quadrilhas que se inscreveram para participar do concurso. Esse concurso da AFA é bastante concorrido. Dizem que o negócio é tão acirrado que a Rádio Farol com medo de perder não se inscreveu, aliás, há alguns anos apenas se apresenta especialmente sem concorrer.
********
Por falar em Rádio Farol mirim se apresenta hoje no Arraial do Flor do Nacional local aonde também vai se apresentar a Rodopio do Nacional.
*******
Voltando aos arraiais da AFA e São Tiago. Além dos grupos folclóricos, vai acontecer no São Tiago o Concurso de Dança de Forró. Esse concurso reúne os melhores grupos de dança de Porto Velho. Apesar do nome “De Forró” os grupos se preparam com alegorias e uma super produção durante as apresentações. Muitos incrementam outros ritmos no meio do forró e o negócio fica muito bonito.
*******
Outra grande atração na festa de São Tiago é a Pizza preparada pelo Padre Enzo Mangano em forno de lenha. É a Pizza tradicional da região italiana da Sicilia terra de Enzo. É uma delícia é a verdadeira Pizza Italiana. Vamos lá hoje a noite morena!
*******
Já na AFA a Presidente da Federon Marycianny até ontem a tarde estava negociando com um grupo de dança a participação na abertura. Independente disso está programadas para dançar nesta sexta feira os grupos de quadrilha mirim Rádio Farol e Rosa Divina.
********
Já que estamos falando em Federon hoje tem reunião e vai ser no prédio do Teatro Banzeiros. Vamos saber se os dirigentes de grupos folclóricos concordam que a Federon coordene o Flor do Maracujá ou não!
*******
A respeito disso, segunda feira as 10h00 os dirigentes da Federon serão recebidos pelo Procurador Héverton Aguiar que vai orientar sobre os procedimentos que devem ser observados, caso a Federon assuma a coordenação do Flor.
********
Atenção representante de grupos folclóricos, todos hoje as 19h00 na reunião da Federon no Teatro Banzeiros.
*******
Amanhã dia 26, a representante da Federon Sara Jéssica participa em Boa Vista (RR), do Concurso Nacional de Rainhas da CONFEBRAQ. Daqui ficamos na torcida para que a Jéssica traga a Coroa para Rondônia!
*********
Quem dança na noite de hoje na Mostra de Cultura Popular da Associação São Tiago são os grupos: Arrasta pé de Candeias, Forte Príncipe e Girassol das Três Marias.
********
Na programação do arraial da AFA os únicos bumbas que vão se apresentar são o Boi Vencedor e o supercampeão Corre Campo.
*******
Os bois se apresentam no dias finais do evento, ou seja, sábado dia 02 e domingo 3 de agosto!
*******
A jovem da foto é a Sara Jéssica representante de Rondônia no concurso de Rainhas da Confederação Brasileira de Grupos de Quadrilhas. Sucesso Jéssica!
O Artífice chega às livrarias
Em Londres, um serial killer, apelidado pela imprensa de “artífice”, usa armadilhas letais e inusitadas para matar cruelmente suas vítimas. Na busca pelo transgressor, o detetive Haryel Kitten usará todas as suas habilidades para unir as peças desse quebra-cabeça, mesmo que para isso ele tenha que colocar a sua própria vida em perigo.
No romance O Artífice, escrito pelo brasileiro Tony Ferraz, lançamento da Editora Universo dos Livros, os leitores conhecerão os bastidores de uma investigação intrigante, com muitas surpresas e uma reviravolta inesperada. Um livro dedicado aos aficionados pela literatura policial, recheado de suspense e mistério, além de evidências que aparentam ter um elo entre a razão e o sobrenatural.
Numa noite de tempestade, ao abrir a porta de seu escritório, J.M. Arnold é atingido por 37 pequenas flechas envenenadas; a altura estava calculada para não atingir nenhum ponto fatal. O assassino, ao que parece, queria que a vítima sofresse. Onze delas acertaram a perna esquerda amputando-a no nível do joelho. O veneno demorou a fazer efeito e o homem morreu de hemorragia. J.M. Arnold era a primeira vítima.
Em pouco tempo, uma sequência de assassinatos inusitados começa a acontecer, deixando a polícia londrina atormentada. Haryel Kitten, um detetive da Scotland Yard, é colocado à frente do caso, mas as pistas remetem a mistérios hindus, que o levam a procurar um ex-monge especialista nesses assuntos, Cheung Chizu, para ajudá-lo a descobrir mais sobre a mente e a identidade do criminoso.
Quem é esse psicopata? O que levou a cometer tais atos? Qual a relação dos crimes? Quem será a próxima vítima? Existem forças sobrenaturais agindo? Será que o detive Kitten conseguirá compreender as pistas e por fim aos homicídios?
O Artífice desvendará os labirintos de uma mente doentia na busca por respostas. E os detalhes obscuros dessa investigação farão com que Haryel Kitten trilhe um caminho sem volta. Uma história com revelações surpreendentes.
Ficha Técnica
Título: O Artífice
Autora: Tony Ferraz
Editora: Universo dos Livros
Número de Páginas: 228
Preço: R$ 34,90
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando