Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Curtas amazonenses no festival de Rondônia


Sete curtas-metragens amazonenses dos gêneros ficção, documentário e experimental foram selecionados para a programação do 5º Curta Amazônia, festival de Porto Velho (RO) que oferece uma janela alternativa para a circulação das obras audiovisuais produzidas nessa região do País.Curtas amazonenses no festival de Rondônia - Gente de Opinião

De 11 a 15 de agosto, serão exibidos na mostra não competitiva do evento os curtas “Caminhos da videorreportagem no Amazonas” e “FotografAMdo – Edição especial”, de Rômulo Araújo, “Artistas – um espetáculo urbano”, de Ari Santos, Adson Queiroz, Abelly Cristine e Daniel Soares, “Graduação”, de Marcio Nascimento, “H20”, de Moacyr Massulo, “Lady Murphy”, de Elisa Bessa, e “Sonho e pesadelo”, dirigido por Moacy Freitas – este último também será o único a concorrer a prêmio na categoria nacional.

No caso de “FotografAMdo”, Rômulo Araújo explica que o curta é resultado de um projeto pessoal que ele vem desenvolvendo desde 2012 no site de cultura e comunicação O Segundo Registro (http://www.osegundoregistro.com.br). “São micro documentários sobre fotografia, onde eu convido profissionais amazonenses para falarem das suas trajetórias e trabalhos”. Para o festival de Rondônia, ele fez uma edição especial de quatro minutos com trechos dos nove vídeos postados até então. “Eu nem pensava em participar do festival, foi mais por insistência de alguns amigos, tanto que mandei a inscrição de última hora”, conta o jornalista por profissão e fotógrafo por hobby.

Por sua vez, “Caminhos da Videorreportagem no Amazonas” é um experimento que envolve técnicas tanto do jornalismo quanto do documentário. O curta de 20 minutos é um subproduto do TCC que Araújo apresentou no ano passado, no curso de pós-graduação em Design, Comunicação e Multimídia. “Pretendo continuar experimentando nesse formato, porque ele dá uma margem para contar a história de uma forma mais aberta”, comenta.

Com a seleção para o 5º Curta Amazônia, o realizador Moacy Freitas também começa a colher os primeiro resultados do seu “Sonho e pesadelo”, vencedor do primeiro concurso de roteiros promovido pelo Amazon Sat. Lançado no fim de 2013, o curta de ficção conta a história de um inventor (interpretado pelo próprio Freitas) que dá novas utilidades a materiais que seriam considerados lixo. Em uma das cenas, o personagem constrói um barco feito de garrafas PET para cruzar o igarapé do Mindu. “Ele já rodou na televisão e como tem um apelo ecológico forte e atual, estamos colocando para ganhar prêmios por aí”, conta o diretor, de 72 anos, que fará sua estréia em um festival fora de Manaus.


Gente de Opinião

Comunicamos à imprensa e ao público em geral que o proprietário da Taba do Cacique, Carmênio Barroso, passou mal, com suspeita de principio de enfarto. O lançamento do seu livro, marcado para ontem dia 31 de julho, foi cancelado. Agradecemos a cobertura e o apoio cultural da mídia local. Assim que o autor recuperar o estado de saúde, o livro será oportunamente lançado. Abraço a todos! Serpa do Amaral (Basinho) - do grupo de organização do evento.

*******

Que Deus ilumine o caminho do Carmênio para que em poucos dias ele tenha condições de participar do lançamento do seu livro, que com certeza muitas histórias serão colocadas em seus devidos lugares. Volta logo amigo!

********

Enquanto isso, a secretária da Federon manda dizer: “Agora sob nossa responsabilidade o maior Arraial da Região Norte, o Flor do Maracujá vai acontecer entre os dias 22 e 31 de agosto. Temos que nos unir para que aconteça da melhor maneira possível. A hora não é de critica, vamos mostrar que temos capacidade para realizar uma festa como o Flor do Maracujá. Se alguém não concorda pelo menos não atrapalhe nosso esforço”, postou Maryciane.

Curtas amazonenses no festival de Rondônia - Gente de Opinião
 

*******

Não temos dúvida de que o Flor do Maracujá irá acontecer inclusive, o presidente da Federon Fernando Rocha convidou o Denis Carvalho para produzir o evento. Denis é um dos nosso melhores produtores. O Flor do Maracujá está em boas mãos.

*******

Tudo indica que o Arraial será montada mesmo no espaço da Associação dos Moradores do Bairro Esperança da Comunidade e vai contar com o apoio da prefeitura de Porto Velho que segundo o Fernandão vai entrar além da liberação da área, com o asfaltamento do que chamamos de curral de dança.

*******

Estivemos no local e vimos que a área pretendida pela Federon para a montagem do Flor do Maracujá é muito boa e até maior que a do Parque dos Tanques.

*******

A comercialização dos espaços para montagem de barrcas deve começar na próxima semana. Fiquem espertos barraqueiros, pois muita gente já está solicitando espaço.

********

O local aonde a Federon pretende montar o Flor do Maracujá é de ótimo acesso e conta com amplo espaço para estacionamento.

********

Haverá uma área exclusiva para os grupos folclóricos armarem suas alegorias e cenários, totalmente independente do estacionamento geral.

********

O acesso é dos melhores, pode ser pela rua José Vieira Caula, ou pela Amazonas no sentido centro bairro ou pela rua Mamoré para quem vem das Zonas Norte e Leste. Nas proximidades já existe uma praça com brinquedos para a criançada independente do Parque de Diversão que será montado no Flor do Maracujá. A área é toda iluminada e conta com dois ginásios de esportes.

********

Não tem problema de não poder fazer barulho porque não existe nenhum hospital ou clinica por perto e mais, é uma área pública onde não tem residência.

********

Em suma, é o local ideal para receber uma festa como a 33ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás e o Arraial Flor do Maracujá. Aliás, é pensamento da direção da Federon modificar o nome do evento para Festival Folclórico do Arraial Flor do Maracujá.

*******

O termo Mostra não condiz há muito tempo com o objetivo das apresentações que na realidade, é a maior competição entre os grupos folclóricos. Festival é bem mais correto.

*******

O Flor do Maracujá vai acontecer sim e nós estaremos dando todo o apoio a Federon para sua realização!



 

O Flor do Maracujá será realizado pela Federon

Curtas amazonenses no festival de Rondônia - Gente de Opinião

Por José Monteiro (*)

Entre muitas tentativas, ao que parece, a dúvida que pairava sobre realização do tradicional Arraial Flor do Maracujá já começa a ser esclarecida, após a reunião que ocorreu segunda feira 28, pela manhã, entre os representantes dos grupos, dos diretores da Federon (Federação dos Grupos Folclóricos de Rondônia) com o Procurador do Ministério Público, Dr. Héverton Aguiar.

A questão que se colocou como obstáculo para a realização do evento foi a notificação recomendatória nº 03/2014 que impede a investida de patrocínio, por meio do Governo do Estado, aos eventos culturais, como festas, festivais e outros do gênero.

Com o impasse estabelecido o produtor cultural Sílvio Santos (Zekatraca) assumiu o comando das negociações, fazendo a interlocução entre os grupos folclóricos e o Ministério Público. Tudo isso resultou numaCurtas amazonenses no festival de Rondônia - Gente de Opinião conversa mais abrangente entre o poder público e os produtores, ficando acertado que a Federon assumiria a administração e o comando da realização do evento. O Governo do Estado não entraria com o patrocínio direto aos grupos podendo, conforme acordado, proporcionar a estrutura física necessária que os grupos se apresentem.

Conforme o professor Aluízio Guedes, folclorista e amo do boi bumbá Diamante Negro, “não poderíamos deixar de buscar o diálogo quando se trata de produzir um evento como o Flor do Maracujá, dada a sua importância para a cultura de Porto Velho”, asseverou. Para Sílvio Santos, produtor cultural e folclorista, “valeu muito o esforço e a busca de alternativas para os grupos. Agora, cabe a Federon cumprir sua parte em realizar o evento e manter viva as nossas tradições”, destacou.

No mesmo dia, ou seja, segunda feira 28, os envolvidos com a realização do evento estiveram reunidos com o Gerente de Cultura da Secel, Joaquim Pedro, expondo os detalhes da reunião com o Ministério Público. Segundo Fernando Rocha, representante da Federon, dentre em breve será provocada uma reunião entre a instituição cultural, o Ministério Público e o Governo do Estado, para tratar dos detalhes da realização do arraial.

(*) José Monteiro: Professor, Escritor e Jornalista.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)