Sexta-feira, 19 de dezembro de 2014 - 07h11
O grupo D´Palma faz um resgate das raízes beradeiras neste final de semana com a estréia de “Reconstruindo a Identidade Ribeirinha”, espetáculo de dança contemporânea contemplando com o Prêmio Funarte de Dança Klauss Vianna 2013. O projeto foi desenvolvido em comemoração ao centenário de Porto Velho e convida os espectadores a uma reflexão sobre a sua identidade cultural.
Em cena dez bailarinos traduzem a vivência e o cotidiano dos ribeirinhos através da dança, com a utilização de trilha sonora de artistas locais que refletem a realidade desse ambiente em meio a natureza. A pesquisa para este trabalho foi feita através de visitas a comunidades e entrevistas com moradores de localidades como Nazaré e São Carlos com o apoio de material bibliográfico. “Queremos mostrar ao público como é bonita a sua história e ajudar nesse resgate. Quando iniciamos a pesquisa foi com o objetivo de comemorar o centenário de Porto Velho, mas veio a cheia do rio Madeira e esse trabalho ganhou um significado novo”, informa Janderson Cabral, coreógrafo e bailarino do espetáculo.
Criado em 2011, o grupo D´Palma é formado por bailarinos convidados e ex-alunos do maitre de ballet Adair de Castro Palma precursor da dança em Rondônia. O objetivo do grupo é manter acesa a essência ensinada pelo artista que fortaleceu e incentivou através da sua dedicação a Escola Municipal de Ballet e a formação de alunos do Ballet Municipal. Edicléia Jucá, ex-aluna diz que esta foi a forma encontrada de homenagear o artista. “Ele lutou muito para fortalecer a dança em Rondônia e nós que convivemos com ele vimos o quanto ele se dedicava. Seu trabalho merece reconhecimento e não pode ser esquecido”, enfatiza a bailarina.
Serviço
Espetáculo "Reconstruindo a Identidade Ribeirinha"
Prêmio Funarte em Dança Klauss Vianna 2013
Data: 20 e 21 de dezembro de 2014
Horário: 20h
Classificação livre
Duração: 60 minutos
Entrada gratuita
Informações: https://www.facebook.com/dpalmadanca
Local: Teatro Estadual Palácio das Artes Rondônia
Lenha na Fogueira
Hoje a festa é no auditório do Mistério Público (MP) e por incrível que possa parecer, não será para anunciar mais uma “Operação” de busca e apreensão, contra corruptos que fazem de tudo para subtrair o erário público através de ações nebulosas.
*********
A reunião de hoje, é para premiar os grupos folclóricos e seus brincantes que foram considerados os melhores em suas apresentações no Arraial Flor do Maracujá 2014.
********
Assim, a partir das 19h30, a Rádio Farol adulta e mirim, e o bumbá Diamante Negro estarão recebendo os troféus de campeão da nossa maior festa folclórica.
*********
Durante a cerimônia, os brincantes que se destacaram em seus itens, também receberão suas medalhas. No naipe quadrilha quem leva a comenda são os personagens, Noiva e Noivo, Marcador, Guarda, Lampião e Maria Bonita, Casal de Velha e Velho, Padre e Sacristão, Juiz e Escrivão entre outros.
********
Dos Bois Bumbás quem vai ganhar troféu é: Amo, Miolo ou Tripa, Levantador de Toadas, Melhor Toada, Rainha da Batucada ou Marujada, ‘° Vaqueiro e ‘° Rapaz, Diretor de Barreira de Índio, Rainha do Folclore, Cunhã Poranga, Sinhazinha da Fazenda, Pajé, Apresentador, entre outros.
*********
O destaque da solenidade vai para a homenagem que a Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon irá prestar ao Procurador de Justiça do Estado de Rondônia Dr. Heverton Aguiar.
********
Graças à intervenção do Dr. Heverton o Flor dó Maracujá pode acontecer e alcançar o sucesso que alcançou neste anos de 2014.
********
Por falar nisso, ontem pela manhã o governador Confúcio Moura anunciou em coletiva a imprensa os nomes dos secretários que comporão o novo governo.
********
Ainda não disse quem vai assumir a superintendência de Esporte, Cultura e Lazer, mas respondeu a esse colunista que em janeiro “Quem sabe já com a Secel voltando a atuar como secretaria, vamos anunciar o nome da pessoa que vai comandar a Cultura”.
********
O governador inclusive solicitou (e todo mundo que estava participando da coletiva ouviu), que espera que os segmentos culturais (todos), o auxilie na escolha da pessoa para assumir a Secel. “Espero que os integrantes dos movimentos culturais me ajudem a escolher o nome para Secel enviando sugestões. Quero a cultura e o esporte sendo administrada por quem entende do assunto”, disse o governador.
********
Isso quer dizer que a tal LISTA TRÍPLICE que disseram que foi protocolada na chefia de gabinete do governador, não chegou a suas mãos.
********
A lista com os nomes da Eluane, do Jovino e do Jefferson foi pro brejo, ou será que não foi levada em conta porque dela consta o nome da Eluane? (ô Língua...).
********
Na realidade, achei que a escolha realizada pelos membros do Conselho de Cultura não foi democrática de jeito nenhum, primeiro porque nem todos os Conselheiros marcaram presença e segundo que o Conselho, parece, mas, não representa realmente a classe artística de um modo geral.
*********
Se o governador quer que o novo dirigente da Secel seja indicado por quem faz cultura, vamos nos mobilizar e eleger um nome a altura, que além de artista seja técnico administrativamente falando.
********
O Departamento de Artes (DArtes) da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR) promove a exposição Papelando como resultado da oficina de mesmo nome, realizada nos meses de novembro e dezembro de 2014. A exposição é aberta ao público e pode ser conferida no Espaço Visage, localizado na Rua Rui Barbosa, 1697, Panair, em Porto Velho, até o dia 24 de dezembro, das 14h às 18h.
Ana Maria Machado e
Ruth Rocha falam sobre o Natal
O ano está quase acabando e com isso uma das datas mais aguardadas por todos, o Natal, está chegando. Cercada de magia, a ocasião é sinônimo de decorações especiais espalhadas pela cidade, família reunida, presentes, entre tantas outras coisas boas.
O Natal serve também como pano de fundo para diversos livros. Seja para falar sobre a origem da data, o que ela representa ou mesmo sobre situações que só podem ocorrer em dezembro, a celebração marca presença em obras da Editora Salamandra assinadas por autoras para lá de conhecidas do público, como Ana Maria Machado e Ruth Rocha. As indicações contemplam crianças de todas as idades e prometem divertir e emocionar!
Em Um natal que não termina, Ana Maria Machado convida o leitor a uma profunda reflexão ao abordar, por meio de versos, o nascimento de Cristo com o terrível episódio do tirano Heródes. A abordagem desses dois acontecimentos tem por objetivo suscitar no leitor questões relacionadas à injustiça e impunidade.
Já Ruth Rocha traz para debate uma importante questão no livro Alvinho e os presentes de Natal: o consumismo na infância. Alvinho andava com uma mania consumista. Exagerando em seus intermináveis pedidos, o cenário piorou quando chegou a época do Natal, já que sua lista de presentes era interminável. Mas um pesadelo daqueles faz Alvinho mudar de idéia...
A porquinha que mais fez sucesso em 2014, Peppa, também curte o Natal com sua família em Peppa e o desejo de Natal. Os irmãos Peppa e George aguardam ansiosamente a chegada do bom velhinho e, com ele, seus presentes de Natal! Neste ano Peppa faz um pedido um pouco diferente ao Papai Noel. Será que ela será atendida?
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando