Domingo, 10 de maio de 2020 - 08h33
Há alguns dias, o Ilmar Esteves postou no Grupo de Watts App Saudosismo Portovelhense, a gravação em CD do samba enredo da Escola de Samba “Os Pobres do Caiari” para o carnaval de 1985 “Ceará, Lendas, Rendas e Crenças – CEARÁ DE IRACEMA” de autoria de Silvio. M. Santos, Babá e Haroldo Dori interpretado, pelo Babá.
A publicação alcançou ótimo índice de visualização e comentários, aliás, comentários todos de elogio ao samba, que é considerado antológico e até hoje, é o mais cantado samba enredo de uma escola de samba de Porto Velho onde acontece um evento com grupos de samba e pagode.
Entre os comentários muitos querendo saber quem pesquisou a história e quem foi o autor de tão admirada obra musical.
Foi então que resolvemos contar a história de como surgiu o Enredo e o Samba que é conhecido como: Ceará de Iracema.
O ENREDO
O carnavalesco Flávio Daniel começou a pesquisar o que ele denominou de “Lendas e Costumes do Nordeste” desde meados do ano de 1983. Nordestino de Pernambuco Flávio fez contato com seu irmão que morava em Recife e solicitou que ele lhe enviasse, material literário sobre as Lendas e os Costumes do povo do Nordeste.
O interessante era que cada vez que ele recebia uma partida de material literário, me convidava para ir até sua casa onde eu ficava conhecendo as histórias relativas à sua pesquisa.
CAIARI PERDE O CARNAVAL DE 1984
No carnaval de 1984 dona Marise Castiel colocou na avenida, o enredo: “Céu, Terra e Mar – As Forças da Natureza” com o samba enredo de autoria do trio Sandro, Cascão e Carlinhos que derrotaram o samba da parceria Silvio M. Santos e Babá. Acontece que a escola não logrou êxito em seu desfile e um dos quesitos que foi acusado pelo fracasso, foi justamente o samba de enredo.
CHAGAS NETO ASSUME O CAIARI
Assim que terminou o carnaval de 1984, o empresário Chagas Neto foi convidado e aceitou, assumir como Patrono da Escola de Samba que até então, era registrada como “Império do Samba Os Pobres do Caiari”. Chagas foi apresentado a comunidade Pobres do Caiari, durante feijoada que foi servida, no sítio do Cezar Zoghbi que ficava ali onde hoje está o Tênis Clube.
Nessas alturas, o Flavio já havia me convencido que sua pesquisa sobre as Lendas e os Costumes do Nordeste seria o enredo da Caiari no carnaval de 1985. Durante a feijoada, peguei o microfone do carro de som que estava animando a nossa festa e anunciei que iria cantar, o que poderia ser o REFRÃO do samba enredo no carnaval de 1985 e cantei a seguinte estrofe: “E o violeiro que é poeta nato, tira mote fácil, sobre causos do sertão e conta histórias de vaquejada e vaqueiro de jangadeiro e do ‘pade’ Ciço Romão”...
CHAGAS NETO TROCA O NOME DA ESCOLA
Um dos primeiros atos do Chagas frente à escola de samba, foi trocar sua denominação, que passou a ser Grêmio Recreativo Escola de Samba Pobres do Caiari. As reuniões passaram a acontecer num galpão existente no Conjunto Santo Antônio que recebeu o nome de sede da Caiari.
Houve uma reunião na qual, foram nomeados para desenvolver o enredo para o carnaval de 1985 os carnavalescos Marise Castiel. J. Pinto e Flávio Daniel sob a direção da professora Marise Castiel. Como o Flávio quase não comparecia as reuniões dessa comissão, por sugestão da dona Marise e em homenagem ao Chagas Neto o nome do tema foi trocado para: “Ceará – Lendas, Rendas e Crenças”, o que não agradou muito ao Flávio, mas, foi aprovado pelo demais diretores.
Nesse interim o Hiran Brito Mendes sugeriu ao Chagas Neto que convidasse para compor o samba enredo, a dupla Silvio M. Santos e Babá o que foi aceito e feito o convite.
NASCE O SAMBA CEARÁ DE IRACEMA
Conhecedor de toda a história desde meados de 1983, passei a trabalhar na composição do samba, já era o mês de julho de 1984. Nessas alturas conheci o violinista (violão de 7 cordas) Haroldo Dori. Bom, certo dia, a boca da noite Haroldo chegou na minha casa que era no Areal da Floresta e eu havia terminado de compor o samba e então, pedi que pegasse o violão para me acompanhar e, na medida que eu cantava ele ia harmonizando a melodia por mim criada. Finalmente peguei meu gravador e acompanhado pelo Haroldo gravei o samba.
Logo depois fomos até a casa do Babá no bairro Liberdade e lá lhe expliquei o que queria e deixei a Fita Cassete para que ele “Lapidasse” o que eu havia feito. Isso foi numa sexta-feira.
BABA LEVANTA A MELODIA DO SAMBA
Segunda feira, voltamos a residência do Babá e ele nos entregou uma fita com sua versão melódica para o samba. Não mudou totalmente a melodia que eu havia criado, porém, levantou o samba logo em seu início, ficamos (Eu e o Haroldo) impressionados de como o Babá havia transformado a melodia inicial do samba, numa harmonia pra cima, nos abraçamos felizes e ficamos de apresentar o samba em primeira mão ao Hiran.
No outro dia pela manhã, nos dirigimos a Secretaria de Administração do Estado na Esplanada das Secretarias e mostramos o samba ao Hiran que era o Diretor de Carnaval da Escola. Hiran ouviu e para nossa decepção não aprovou, dizendo: “Está muito pequeno para ser samba enredo”. Saímos da sala cabisbaixo e fomos direto para o Chaveiro do Manelão e lá o Babá numa inspiração repentina virou pra mim e fez as seguintes perguntas: “Compadre, quem faz a renda é chamada de que? Eu, de Rendeira, e quem toca viola? Eu: quase sempre é um cantador. Então é só juntar com esses versos: Vaqueiro segura o laço, jangadeiro vai pro mar e o povo se prepara pra festejar Iemanjá (esses últimos versos já existiam na minha letra) e então convocamos o Haroldo e o Babá gravou o samba, agora com mais alguns versos o que agradou o Hiran.
A GRAVAÇÃO NO RIO DE JANEIRO
Mais uma vez o Hiran Brito entrou em ação e conseguiu a aprovação da diretoria da escola em especial do Chagas Neto e após contatar com o Laíla e com o Rivaldo Santos que eram os produtores do Disco com os sambas enredos das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro, que produzissem a gravação do samba enredo da Pobres do Caiari “Ceará – Lendas, Rendas e Crenças – Ceará de Iracema”.
Laíla contratou o cavaquinhista Alceu Maia e o Grupo “Samba 7”, o mesmo que gravava os sambas do Grupo Especial e as beck vocal “As Gatas” e o Baba juntamente com o Hiran viajaram para o Rio de Janeiro e o Babá gravou o samba “Ceará de Iracema”, era o mês de setembro de 1984.
No mesmo disco, foram gravadas: a marchinha “Hino da Banda” e o samba “Exaltação ao Caiari” de minha autoria, mais um agradecimento aos patrocinadores do Disco.
VEJA A LETRA DO SAMBA DA CAIARI PARA 1985
Ceará – Lendas, Rendas e Crenças – Ceará de Iracema
De: Silvio M. Santos, Babá e Haroldo Dori
Interprete: Babá
Eita!
Ceará de Iracema tua história é um poema
Parte agora iremos contar
Glórias a Soares Moreno
Ao Guerreiro Poti e José de Alencar
Ubirajara, índio de grande valor
Com Jandira e Araci dividia seu amor.
E o violeiro que é poeta nato
Tira mote fácil
Sobre causos do sertão
E conta histórias
De vaquejada e vaqueiro
De jangadeiro e do Pade Ciço Romão.
Com bilros a mulher faz suas rendas
E labirintos pra poder ganhar o pão
Segue o povo em sua fé
Em romaria pra chegar em Canindé
Quem faz a renda,
É chamada de rendeira
E o violeiro
Quase sempre é cantador
Vaqueiro segura o laço
Jangadeiro vai pro mar
E o povo se prepara
Pra festejar Iemanjá
E na praia...
Na praia tem caju
Mulher faceira
E água de coco
Pra beber
EITA Ê!
EITA Ê!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando