Quarta-feira, 27 de maio de 2015 - 07h29
A SENA - Semana Nós Ambiente é a Semana do Meio Ambiente do município de Porto Velho, evento alusivo às celebrações do Dia Mundial do Meio Ambiente (5 de junho).
Em Porto Velho a SENA - Semana Nós Ambiente 2015, está chegando em sua terceira edição, oferecendo um conjunto de ações focadas nas soluções comuns de problemáticas e conflitos socioambientais, possibilitando o diálogo e a parceria entre o poder público e a população portovelhense, promovendo atividades que fomentem discussões, debates, ações de formação livre, mobilização, conscientização e educação ambiental em âmbito local e regional, visando o incentivo ao desenvolvimento sustentável de nossa cidade e a valorização da cultura local.
Neste ano de 2015, a 3ª SENA - Semana Nós Ambiente, propõe o tema/slogan “Como construir uma cidade sustentável?”, objetivando refletir o passado, entender o presente e projetar o futuro que queremos para o nosso município.
O evento será realizado nos dias 05 a 12 de junho de 2015, com atividades que promovem debate, a reflexão e a construção de políticas públicas socioambientais, simultaneamente com atividades de lazer e entretenimento. Durante a semana programação contará com seminários, palestras, oficinas/minicursos, audiências públicas sobre as Políticas Públicas de Serviços Ambientais e Mudanças Climáticas, Povos e Comunidades Tradicionais e outras em andamento pela prefeitura, assim como também, atividades de lazer, entretenimento e shows alusivos ao tema ambiental.
Lenha na Fogueira
O secretário municipal de Meio Ambiente Edjales Benício de Brito acuado, por alguém que deve não gostar de sua maneira de dirigir a Secretária, distribuiu nota esclarecendo alguns fatos sobre sua viagem a Reserva Extrativista do Cuniã. Leia:
********
A respeito do que vem sendo divulgado nas redes sociais sobre suposta viagem de equipe da Sema à Reserva Extrativista do Cuniã para participar de festejo religioso com diárias pagas pelo Município, a prefeitura de Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Sema), presta os seguintes esclarecimentos:
**********
1 – Nenhuma equipe da Sema foi designada para cumprir missão na Reserva Extrativista Cuniã e, por tanto, não houve pagamento de diárias.
*********
2 – Consequentemente, também nenhum barco foi alugado para transportar os servidores, como vem sendo falsa e maldosamente divulgado.
**********
3 – O secretário municipal de meio ambiente, Edjales Benicio de Brito, informa que ele participou dos festejos como cidadão, a convite da Associação de Moradores da Reserva Extrativista do Cuniã (Asmocun), e que pagou todas as despesas com recursos próprios, sem qualquer ônus para a administração municipal.
********
Prefeitura de Porto Velho - Edjales Benicio de Brito - Secretário municipal de meio ambiente.
*********
E eu fico aqui me perguntando, que mal seria se o Edjales fosse por conta da prefeitura? Afinal de contas, a Reserva Extrativista do Cuniã tem tudo a ver com a secretária que ele dirige.
********
Tinha que ir e ainda levar uma equipe de comunicação para registrar o festejo, que é patrimônio imaterial. Vai ver que as pessoas que criticaram a ida do Edjales ao Cuniã, tão alegando que falta dinheiro pra saúde, educação e muitas outras coisas que nessas horas são alegadas, por que não sabe nada sobre gestão.
********
Não sou muito de entrar nessa praia não, mas, por conhecer a luta do Edjales pela preservação do meio ambiente e da nossa cultura de muitas datas to dando o meu pitaco a seu favor!
********
Ontem o governo de Rondônia publicou no Diário Oficial a nomeação do Presidente da Fundação Palácio das Artes Rondônia – FUNPAR.
********
Depois da luta do Luiz Carlos pelo cargo quem foi nomeado foi o Severino Costa um especialista em teatro.
*******
Ontem à noite o Superintendente da Secel Rodnei Paes e a equipe da Gerencia de Cultura reuniram os segmentos culturais no Teatro Palácio das Artes Rondônia para apresentar o SEVERINO (cara-cracha?).
********
A festa da posse ainda será marcada. “Ontem foi só a apresentação”, disse Fabiano Barros.
********
Agora, para o Teatro funcionar em sua plenitude, só falta mesmo à prefeitura Expedir o ALVARÁ de funcionamento. Esse alvará já está se transformando em novela. O governo já ateneu todas as exigências da prefeitura e ninguém sabe explicar, porque eles não expedem o Alvará. Será que tão querendo alguma coisa extra?
*******
Segunda à tarde, os Artistas Plásticos comandados pela Rita Queiroz encalacraram o Rodnei Paes numa reunião na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
*******
Rita começou a reunião com gosto de sangue, e foi pra cima da equipe da Secel com a faca nos dentes. Acontece que o superintendente tem um poder de persuasão como poucos e com aquele sorriso no canto da boca, característica dele, passou a mão no ombro da Rita foi conversando e conversando e no final, saiu aplaudido pelos artistas presentes.
*******
E mais, com a Rita grudada em seu braço. Cabra Bom!
*******
Agora a Rita Queiroz embarca para Anápolis (onde mora há algum tempo) mais tranqüila, porém, quando voltar com certeza vai provocar outra reunião com a equipe da Secel!
Governo promove
Colóquio Museu de Rondônia
O auditório do palácio Presidente Vargas recebeu na manhã desta terça feira 26, o “I Colóquio Museu – Sociedade e Cultura” provocado pela Superintendência de Cultura – Secel e coordenado pela sua Gerencia de Cultura.
A solenidade de abertura contou com a presença de autoridades governamentais, representantes da UNIR e da Fundação Getúlio Vargas e do público geral. Rodnei Paes abriu a rodada de palestras dizendo da importância da participação das pessoas e das entidades que marcaram presença no recinto. Após a fala do superintendente, os técnicos especialistas, cada um defendendo o tema de sua especialidade, fizeram as seguintes explanações: “A Importância do Museu para a Sociedade” museologa Evânia Lima Barros (UNIR); “Como surge um museu: Plano Museológico e Regimento” museóloga e professora Marcelle Pereira (UNIR); “MERO uma história” paleontóloga Ednair Rodrigues (Secel); “Coleções e a experiência da curadoria do MERO” arqueóloga e professora Silvana Zuse (UNIR); “Museu e Gestão Cultural” Arquiteta Silvia Finguenut (FGV); “Plano de Cultura da Unir” professor Alexandre Falcão (UNIR) e “Uma proposta Palácio da Memória” historiador Lucas Veronese Varanda (SECEL).
Em virtude do avançado da hora os debates programados foram suspensos. “Esse é apenas o Primeiro Colóquio logo estaremos convocando vocês para o segundo” disse Ednair.
O governador Confúcio Moura há alguns meses, provocou a sociedade, perguntando via redes sociais, o que fazer com o palácio Presidente Vargas, quando o gabinete do governador e assessorias passar para o CPA. As respostas foram praticamente unânimes, sugerindo que o patrimônio fosse transformado no “Museu da Cultura”. Diante disso foi realizada uma audiência pública na ALE e a unanimidade foi confirmada.
Para surpresa do governador a equipe da Secel comanda pela paleontóloga Ednair Rodrigues já tinha um projeto em andamento com o Nome de “Palácio da Memória” que apresentado ao governador foi aprovado. Ontem (26), as parcerias governo estadual (SECEL), UNIR e FGV foram confirmadas e o Grupo de Trabalho a partir de agora, passa a a coordenara instalação do Museu do Estado de Rondônia – MERO, no palácio Presidente Vargas.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando