Terça-feira, 25 de março de 2014 - 00h05
Monteiro representa o Norte
na Comissão de Gestores do MinC
O técnico da Superintendência Estadual de Cultura, Esporte e Lazer (Secel) responsável pela coordenação dos Pontos de Cultura em Rondônia, José Monteiro, foi indicado pelo Ministério da Cultura para integrar a Comissão Nacional de Gestores Estaduais da Rede dos Pontos de Cultura.
A comissão criada pela ministra da cultura, Marta Suplicy, é formada por cinco técnicos, um de cada região, para representar todas as redes junto ao MinC, traçando políticas públicas e discutindo a releitura do Programa Cultura Viva, que integra diversos projetos, entre eles, o Ponto de Cultura.
Os integrantes da comissão são: José Monteiro (Rondônia), representando a região norte, Catarina de Labouré (Alagoas), representando o nordeste, João Prestes (Goiás), representando o centro-oeste, Natália Cunha (São Paulo), representando o sudeste e João Pontes (Rio Grande do Sul), representando o sul.
Monteiro explica que os delegados que estarão presentes na Teia Nacional, foram eleitos durante as Teias Estaduais realizadas nos últimos meses. “Este será um momento muito importante para discutirmos a situação cultural do país, além de ser uma ótima oportunidade para fazermos intercâmbio, não só entre os Pontos do Brasil, mas também com representantes de outros países”, declarou.
Segundo Monteiro, essa participação mais efetiva de Rondônia no cenário nacional deve-se a repercussão da Teia Estadual realizada de 31 de janeiro a 2 de fevereiro. “Com o apoio do Governo por meio da Secel conseguimos realizar uma Teia que atendeu as expectativas e alcançou os objetivos propostos, conforme declararam os representantes do Minc, que estiveram presentes acompanhando todo o evento”, disse o técnico que ressaltou ainda o trabalho realizado pela equipe dos Pontos de Cultura em Rondônia.
Lenha na Fogueira
Superando todas as previsões, o Rio Madeira continua enchendo mais a cada dia. Já está beirando os 20 metros e os encarregados dos órgãos que fazem parte da Comissão que dá assistência às pessoas que tiveram suas casas e propriedades tomadas pelas águas, já não sabem mais aonde essa enchente vai chegar e até quando vai durar.
*********
Até alguns dias, a previsão era de que as chuvas parariam de cair nos Andes e na área de Rondônia que engloba a calha do Rio Madeira, seria o dia 27 deste mês de março.
********
Porém, essa previsão já não pode mais ser confirmada, já se teme que as chuvas cheguem ao mês de abril tão torrenciais como agora e se assim acontecer, salve-se quem puder.
********
Tá todo mundo sendo afetado pela cheia descomunal do Rio Madeira, os preços dos alimentos estão pelos olhos da cara, principalmente aqueles oriundos da produção das áreas alagadas, como o Médio e o Baixo Rio Madeira.
********
Outro produto importante na culinária amazônida já não se encontra, como é o caso da nossa Chicória, tempero super importante na preparação de pratos a base de peixe. Um molhe de Chicória quando é encontrado, está custando R$ 2 (Dois Reais) por quatro folinhas de tempero, assim acontece com o nosso Cheiro Verde.
********
Quando partimos pro lado cultural, os prejuízos também são grandes. Por exemplo:
*******
Os desfiles de Carnaval foram impedidos de acontecer na data tradicional, e com a perspectiva das águas não começaram a baixar até meados de abril, vai ser difícil a realização da festa no mês de maio, conforme ficou acertado em reunião dos carnavalescos com a Funcultural.
********
A outra data alternativa para a realização dos desfiles é no mês de julho, já que o mês de junho, está reservado para as festas folclóricas.
********
Na minha humilde opinião, não tem mais razão de ser, desfile de bloco de carnaval, no meio do ano. Vamos pensar melhor senhores responsáveis pelos blocos de trio.
*******
Ontem estivemos na Secel conversando com o Gerente de Cultural Joaquim Pedro e ficamos sabendo, que a Superintendencia de Cultura está trabalhando para realizar o Flor do Maracujá deste ano, entre os dias 27 de junho de 6 de julho.
*******
Uma ótima data! Porém, liguei pro Coronel Farias para saber até quando os ribeirinhos vítimas da enchente do Rio Madeira, vão ficar nos abrigos montados no Parque dos Tanques.
********
E ele acha, “pois não temos como afirmar com segurança”, que o acampamento só começara a ser desmontado. “Lá pro mês de junho”, se o rio parar de encher.
********
Apesar da Secel já ter reservado a data, junto ao Departamento de Patrimônio responsável pela administração do Parque dos Tanques, tudo vai depender da saída dos “abrigados” pela Defesa Civil.
********
Diante disso, o nosso Arraial Flor do Maracujá mais uma vez pode ser adiado. Esperamos que não!
********
Na Secel está tudo correndo dentro dos conformes, para que a festa aconteça, inclusive com repasse de recursos para os grupos folclóricos. Essa é a novidade!
*******
Apesar da falta de Financeiro, a Gerencia de Cultura aposta na colocação de emendas pelos deputados estaduais para a realização da Festa.
********
Existe a possibilidade do Flor do Maracujá ser patrocinado por uma grande empresa brasileira. Aí o Kim com a Eluane vai correr pro abraço.
********
Já sabemos que os grupos, apesar de não estarem tão empenhados nos ensaios, se forem convocados, prestigiarão nossa maior festa folclórica.
*******
É rezar pra chuva passar e o rio baixar!
Instalado Conselho Estadual de Cultua
Em solenidade realizada no salão do Rondon Palace Hotel, na quinta-feira (20), os membros do Conselho Estadual de Políticas Culturais (CEPC) foram empossados e o Conselho devidamente instalado. O evento contou com a presença do coordenador do Sistema de Cultura do Ministério da Cultura, Pedro Ortale, que anunciou recursos de seis milhões de reais para o Conselho rondoniense ainda em 2014.
O Conselho Estadual de Políticas Culturais é o órgão colegiado consultivo e deliberativo, integrante da estrutura básica da Superintendência de Esportes, Cultura e Lazer, com composição paritária entre o poder executivo e a sociedade civil organizada. E foi criado com o intuito de promover a participação social institucionalizada na estrutura do Sistema Estadual de Cultura. É formado por 32 membros titulares e respectivos suplentes. Dezesseis conselheiros são representantes de órgãos públicos e outros dezesseis de setores da sociedade civil.
O coordenador do Sistema Estadual de Cultura, Chicão Santos, destacou o momento como importante para a formação de uma política cultural voltada para todos os cidadãos, sem que se importe com classe social ou se mora em área rural ou urbana. “A posse desses conselheiros, é um marco para a cultura no Estado de Rondônia”, enfatizou.
Pedro Ortale, coordenador do Sistema Nacional, destacou que Rondônia está entre os cinco primeiros estados brasileiros a organizar-se com implantação e posse do Conselho e que vem fazendo bem o dever de casa, sendo por isso um dos poucos Estados a ter os recursos financeiros para o ano de 2014 autorizados. São seis milhões de reais para serem aplicados no Estado. De acordo com o representante do Ministério da Cultura, a Secretaria de Articulação Institucional do Ministério trabalha no projeto da construção do sistema de cultura há pelo menos dez anos. “O sistema tem ganhado musculatura institucional com participação de parlamentares em todo país” o que, segundo ele, fortalece o sistema, mas ao mesmo tempo, os desafios continuam crescendo, citando o desejo da indústria do entretenimento, que continua a querer determinar o tipo de cultura que deve ser consumida pela população. E, neste aspecto, ele destaca o papel dos conselheiros como estratégico em defesa da política cultural. Segundo ele, dos R$ 30 milhões de reais destinados ao sistema ao longo deste ano, seis milhões virão para Rondônia, para atuar nos eixos de fomento e democratização de equipamentos culturais.
Texto: Alice Thomaz / Fotos: Marcos Freire / Fonte: Decom
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando