Sexta-feira, 9 de setembro de 2016 - 14h04
Lenha na Fogueira
O que será melhor pra comentar? O desfile de 7 de Setembro ou o Debate entre os candidatos que aconteceu na RedeTV/RO? Tudo quarta feira.
********
Vamos começar pela Parada Militar/Estudantil. Ha muito tempo não se via tanta gente prestigiando os desfiles de 7 de Setembro como este ano. Era gente que nem prestava, como diz o dito popular.
********
Cheguei um pouco tarde, ou melhor, por volta das 18 horas e só encontrei lugar para estacionar, após rodar quase meia hora, na rua Elias Gorayeb com a Tiradentes, muito longe do palanque oficial.
*********
Creiam da Tiradentes seguindo pela Jorge Teixeira, Imigrantes (local dos desfiles) até a Rio Madeira não tinha espaço para uma pessoa sequer. Por isso acho que tinha muito mais que 10 mil pessoas.
*******
Uma vendedora de Pastel e refrigerante agradecia a Deus por ter vendido todo o estoque, muito antes dos desfiles começarem. “Nuca aconteceu isso nos anos anteriores”, agradecia a pasteleira.
*******
Tá certo que alguns não conseguiram o sucesso que ela conseguiu. “Também pudera”, lamentava o vendedor de água: “Isso aqui tá parecendo o Flor do Maracujá com tanto ambulante vendendo lanche!”.
*********
Voltando ao desfile propriamente dito. A Bailarina da Praça sabe das coisas. Com suas frases que já estão se tornando motivo de estudos acadêmicos, ela vem se destacando. Literalmente foi quem abriu oficialmente a Parada Militar ao desfilar à frente da Banda Musical da 17ª Brigada, como se fosse a Baliza da Corporação.
********
Positiva também foi a participação dos colégios públicos, em especial do Instituto Carmela Dutra que se apresentou com fanfarra e mais de 400 alunos marchando. O Castelo Branco também colocou mais de 400 e sua fanfarra comandada pelo Cibalena e pelo Buzuka dos velhos tempos. Na Fanfarra do Lima e Silva instrutores antigos como o Silfarney Silva desfilaram tocando. Aliás, era praticamente a Marujada do bumbá Az de Ouro a fanfarra do Eduardo. Outro destaque foi o Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Aliás, foi show a apresentação de todos os integrantes do Tiradentes. Parabéns! A decepção ficou por conta da Escola Maria Carmosina que desfilou sem sua famosa Fanfarra além de poucos alunos.
********
Destaque mesmo foi a Fanfarra Candeias do Jamary que mesmo sem estar na programação oficial, fez ótima apresentação. Aliás a melhor entre as fanfarras que se apresentaram na noite de quarta feira.
********
O que não conseguiu sucesso durante a Parada Cívica, foram os Movimentos: “Gito da Terra”, “Fora Temer” e alguns outros. Reunindo todos os Movimentos de protestos que marcaram presença na avenida dos Imigrantes, não conseguimos contar 50 pessoas.
********
Pra quem estar acostumado com o Movimento Grito da Terra, em outros 7 de Setembro o da quarta feira passada, estava “Rouco” ninguém ouvia nada.
********
Alguns estão dizendo que o sucesso de público nos desfiles de 7 de Setembro em Porto Velho, tem a ver com o sucesso do Ouro Olímpico da nossa seleção de futebol e as vitórias do Tite nas eliminatórias. Uns insistem em dizer que o impeachment da Dilma também tem a ver com a felicidade do povo! Será?
********
Se fosse assim, o povo não teria vaiado o presidente Michel Temer na abertura da Paralimpíada no Maracanã também na noite do 7 de Setembro.
*********
Outra coisa que foi bastante comentada durante os desfiles na Imigrantes na noite de quarta feira, foi a ausência de praticamente todos os secretários do governo. Se não fosse os militares, Daniel teria ficado “sozinho” no palanque.
**********
E o Debate? O positivo foi o mínimo o que predominou foram as besteiras. É melhor deixar pra lá!
Mais de 10 mil na Parada
Cívica de 7 de Setembro
O desfile de 7 de Setembro em Porto Velho, reuniu mais de 10 mil pessoas na noite de quarta feira, na avenida dos Imigrantes e ruas em seu entorno.
Na realidade, o público tomou conta do espaço reservado para a concentração e desfiles, desde as três horas da tarde, quando a tropa das forças armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) e as forças auxiliares (PM e Corpo de Bombeiros) começou a formação na pista da direita (sentido aeroporto) da avenida Jorge Teixeira entre a Tiradentes e a Imigrantes. “Faz muito tempo que não vejo tanta gente no desfile de 7 de Setembro”, comentava dona Nazaré Rodrigues acompanhada dos netos Nícolas (7) e Marcos Júnior (4 anos).
Marcado para começar as 18h30 o desfile só iniciou às 19 h, após o governador em Exercício Daniel Pereira e o Comandante da Brigada Príncipe da Beira General de Brigada Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves passar em revista à tropa. A Bailarina da Praça puxou a formação militar que foi recebida com calorosos aplausos. O desfile Militar terminou com a passagem pelo palanque oficial, da tropa motorizada de todas as unidades militares e auxiliares de Porto Velho mais integrantes do o Jeep Clube de Rondônia; Núcleo de Ação Paramaçônica Juvenil; Núcleo Alfa José Bonifácio e Silva n° 90; União dos Movimentos dos Escoteiros do Estado de Rondônia e Defesa Civil do Município de Porto Velho, Ordem Demolay e As Filhas de Jó.
Desfile Estudantil
O Colégio Tiradentes da Polícia Militar foi o encarregado de abrir o desfile estudantil, seguido pelo Instituto de Estadual de Educação Carmela Dutra; Escola Estadual Maria Carmosina; Castelo Branco; Eduardo Lima e Silva; Daniel Nery; Ulisses Guimarães; Flora Calheiros; Juscelino Kubitschek; Araújo Lima; Roberto Pires e as Fanfarras Carlos Drummond de Andrade e Fanfarra de Candeias do Jamary. Destacamos as apresentações das fanfarras do Carmela Dutra, Castelão, Juscelino, Daniel Nery, Eduardo Lima e Silva e em especial a do Município de Candeias do Jamary.
De acordo com a coordenação do evento, mais de Duas Mil (2 Mil) pessoas entre militares, estudantes e entidades de classe como a Maçonaria passaram pelo palanque armado na avenida dos Imigrantes. “Podemos considerar como um dos mais disputados dos últimos anos, o desfile de 7 de setembro deste ano”, disse o cerimonialista Lenilson Guedes.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando