Sábado, 26 de maio de 2012 - 07h42
ESPIRITO SANTO
Logo após a celebração litúrgica a equipe da Rádio Caiari, comanda as apresentações culturais
A igreja católica de Porto Velho realiza neste domingo 27, a celebração de Pentecostes.
A festa religiosa vai acontecer no campo da 17ª Brigada que fica atrás da Catedral Metropolitana Sagrado Coração de Jesus pela Carlos Gomes entre as ruas Gonçalves Dias e José Bonifácio. O Arcebispo Dom Esmeraldo Barreto de Farias presidirá a celebração, marcada para iniciar as 16h00.
Logo após a celebração litúrgica, a equipe da Sociedade de Cultura Rádio Caiari, passa a comandar as apresentações culturais com a participação da Banda “Diocesana”, dupla Kalico & Blanco, Valdemir e Banda, Banda Dom Bosco, finalizando com o show do Grupo Minhas Raízes do distrito de Nazaré. Os responsáveis pela animação e apresentação das atrações musicais serão os locutores Sérgio Gomes e Jair Bruxel.
Pentecostes é uma das celebraçőes importantes do calendário cristão, e comemora a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos de Jesus Cristo. O Pentecostes é celebrado 50 dias depois do domingo de Páscoa. O dia de Pentecostes ocorre no décimo dia depois do dia da Ascensão de Jesus
Pentecostes é histórica e simbolicamente ligado ao festival judaico da colheita, que comemora a entrega dos Dez Mandamentos no Monte Sinai cinquenta dias depois do Êxodo. Para os cristāos, o Pentecostes celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos e seguidores de Cristo, através do dom de línguas, como descrito no Novo Testamento, durante aquela celebração judaica do quinquagésimo dia em Jerusalém. Por esta razão o dia de Pentecostes é às vezes considerado o dia do nascimento da igreja. O movimento pentecostal tem seu nome derivado desse evento.
O Arraial Flor de Cacto apresenta na noite de hoje, a dança dos grupos: Rodopio do Nacional (mirim) e a quadrilha adulta Mocidade Junina. A atração forrozeira é a Banda Anacondas
*********
Domingo acontece o 1º Concurso Rainha Junina de Rondônia com candidatas de todos os grupos de quadrilhas, que fazem parte da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon.
*********
Depois que sair o resultado quem vai comandar a brincadeira é a Banda Lua.
********
O arraial Flor de Cacto está acontecendo no campo 1º de Maio do birro Caladinho com entrada pela rua Geraldo Siqueira. As atrações folclóricas começam a se apresentar a partir das 21h00.
*********
Por falar em festa:
*********
Em Guajará Mirim o “pau” tá comendo (no bom sentido), entre os bois Malhadinho e Flor do Campo.
********
Segundo o blogueiro Ariel Argobe:
*********
Aconteceu mais uma baixa nas trincheiras do Flor Do Campo
*********
“Quarta-feira, 23, por volta das 19h30min recebi uma mensagem via celular, assinada pelo Coreografo Breno Costa Tavares, artista de Parintins contratado pelo bumbá do Bairro Tamandaré. (Flor do Campo).
*********
Para minha surpresa, a mensagem trazia o seguinte texto: “amigo me desculpe, mas estou indo trabalhar no Malhadinho’.
**********
A notícia caiu como uma bomba na quadra esportiva da EEEFM Almirante Tamandaré, onde se encontravam vários dançarinos e tribos que vinham sendo ensaiados por Breno, há aproximadamente dois meses.
***********
Em menos de uma semana, esta é a segunda grande baixa no quadro de artista do Boi-Bumbá Flor do Campo.
**********
No último sábado, 19, durante a realização do II Feijão e Toada, Regis Lopes, artista-figurinista e interprete do personagem PAJÉ, depois de sua apresentação naquele evento, pediu o microfone e, pegando todos de surpresa, anunciou sua saída do boi.
**********
Resta-nos saber, se no pacote que tirou Breno Costa da equipe de arte da Nação Vermelha e Branca, também foram juntos seus auxiliares Rafaela Rodrigues de Lima e Nadson Ramos Souza.
*********
Ao amigo Breno, fica o agradecimento pelo período em que convivemos jutos, partilhando projetos e sonhos. A Diretoria do Boi Flor do Campo, brincantes, amigos e amores desejam-lhe boa sorte na nova caminha”. Quem postou isso tudo foi o Ariel.
**********
É muita frescura prum grupo só!
**********
Diante disso, o boi do Léo ta com tudo e não está prosa. Com certeza essa saída do Breno tem o dedo do Silvio e da Rosana é o poder de fogo do boi azul.
*********
Enquanto isso em Porto Velho, o artesão conhecido como Zé Comichão ameaçou deixar as hostes do boi Corre Campo, caso a diretoria não atenda seus pedidos de material.
**********
Quem está bastante adiantado em se falando de confecção de fantasias de personagens é o bumba Marronzinho dirigido pelo Estêvam.
**********
O bumbá da Vila Tupi avisa aos contrários que este ano vai para o Flor do Maracujá com vontade de levantar o troféu de campeão. Estevam conseguiu uma boa grana através de uma emenda parlamentar e saiu na frente dos bois contrários.
*********
Já a Quadrilha campeã do Flor do Maracujá de 2011, convida para o lançamento de sua Camisa e Indumentárias – 2012, na noite de hoje a partir das 20h00 no Clube das Mães. Vai ter comida típica junina e o ingresso é apenas R$ 2.
**********
O primeiro ensaio do Corre Campo surpreendeu a diretoria pela presença de brincantes, principalmente de batuqueiros. Aí a Branca feliz com o nascimento da Neta Antonella saiu festejando: “Lá vem o Gigante Sagrado outra vez com pinta de campeão”
*********
Já a Leda do Diamante diz que não tem dúvida de que o boi comandado pelo seu pai Aluizio Guedes vai arrasar no Flor do Maracujá deste ano e se a turma do vermelho e branco e abestalhar o título para a sede do Preto e Amarelo.
**********
Porém a aposta maior está na praça Osvaldo Piana da rua Campos Sales, local dos ensaios do boi bumbá Az de Ouro. O presidente Silfarney Silva diz que tem até pena da arroingancia do Diamante aposta que seu boi ganhara do boi do Aluizio.
*********
Diz o dirigentes do azul e branco da Zona Sul que vencer o Diamante Negro no Flor do Maracujá deste ano é uma questão de honra. “[Afinal de contas tiramos de lá as melhores dançarinas de toada de boi Aga, Alba e Priscila”, disse Silfarney que também é vice presidente da Federon.
*********
Quem já teve a oportunidade de ouvir elogiou as toadas inéditas do Boi Corre Campo para este ano.
********
O bumbá do Júnior de Castro Alves vai cantar no Flor do Maracujá deste ano o Centenário da Madeira Mamoré.
*********
A letra da toada da Porta Estandarte começa assim: O objetivo do meu boi bumbá/É te fazer feliz, feliz/É contar a história desse povo/É juntar o velho com o novo/É ser moderno sem esquecer a raiz...
*********
Antes de qualquer conversa folclórica: Primeiro vamos para a Roda de Samba do Beto Cezar que começa as 16h00 no Mercado Cultural.
*********
Vamos cantar o refrão do samba da escola Acadêmicos do Tucuruvi para o carnaval de 2013. Vai lá Thiago!
Aí morena faceira vamos nos encontrar no Flor de Cacto hoje à noite!
HISTÓRIA
Museu da Imagem e do Som de Porto Velho
No prédio também serão ambientados outros espaços como a Sala de Projeção e o Salão Café,
Dentro de 30 dias os projetos complementares para a revitalização do prédio onde funcionava a antiga Câmara Municipal de Porto Velho estarão concluídos. A previsão é do arquiteto Carlos Roberto, da Associação Cultural Rio Madeira. Na última quarta-feira, 23, o presidente da Fundação Cultural Iaripuna, Altair dos Santos Lopes, o “Tatá” e o chefe da Divisão do Patrimônio Histórico da fundação, Carlos Macedo, “Mado”, estiveram no local para tratar com o arquiteto sobre o projeto de revitalização.
Na ocasião, Carlos Roberto apresentou ao presidente da Fundação Iaripuna a planta que foi doada à associação. O projeto foi elaborado pelo próprio arquiteto. “Temos uma ligação especial com este prédio por ter vivido minha infância por aqui. E por esse sentimento e também por ser rondoniense, resolvemos fazer e doar o projeto para a Associação Rio Madeira”, disse.
Após a conclusão dos projetos complementares, como os das redes elétricas e hidráulicas, o presidente da Fundação Iaripuna disse que será marcada uma reunião com o prefeito Roberto Sobrinho quando será apresentado a ele o projeto. “O prefeito tem interesse especial nessa obra, por isso que esse prédio histórico será revitalizado e devolvido à sociedade portovelhense”, explicou Tatá.
O presidente da Fundação Iaripuna adiantou que a intenção é instalar no local o Museu da Imagem e do Som. Um dos ambientes do prédio será projetado para funcionar como a Sala da Memória Fotográfica de Porto Velho com o acervo todo digitalizado. No prédio também serão ambientados outros espaços como a Sala de Projeção e o Salão Café, entre outros. “O que se pretende com esse projeto, é transformar esse local histórico como uma referência da memória política e cultural da cidade, pois ele representa muito para a cultura e a história da cidade, por ter sido uma das primeiras construções erguidas na capital, daí a sua grande importância para a sociedade portovelhense”, frisou.
O prédio da ladeira do Comendador, no início do século XX, era no estilo sobrado para ser a residência da família do comerciante português João Soares Braga. No dia 13 de maio de 1924, o prédio foi comprado pelo então superintendente do município (cargo equivalente a prefeito), Joaquim Augusto Tanajura, para ser a sede do poder executivo. Com juros e reformas, o sobrado custou cerca de 15 milhões de réis, que era a moeda da época, segundo relata a historiadora Yedda Borzacov informa no livro “Porto Velho 100 anos de História”, lançado em 2007.
Seis meses após o fechamento do negócio, no dia 15 de novembro do mesmo ano, o prédio tornou-se oficialmente a sede da superintendência de Porto Velho, conforme o livro assinado por Yedda. Abnael Machado também afirma que durante quatro décadas a prefeitura funcionou no local. Em 1964, mudou-se para o prédio atual, na Rua Dom Pedro II. Além da Câmara de Vereadores, o edifício também foi sede do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Corpo de Bombeiros, Batalhão Feminino da Polícia Militar, estação termoelétrica da Prefeitura e várias associações.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando