Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

DIA FELIZ !


DIA FELIZ ! - Gente de Opinião

160 anos da proclamação do Dogma da Imaculada Conceição

Ontem dia 08, várias cidades da Amazônia e do Brasil festejaram o dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição inclusive, com seus governantes decretando feriado religioso, como foi o caso de Belém (PA), Manaus e Humaitá (AM). Em Porto Velho a igreja católico celebrou o dia da Mãe de Jesus com uma missa realizada na Capela de São Francisco ao meio dia.

A igreja católica de todo mundo, celebrou também na data de ontem 08, os 160 Anos da Proclamação do Dogma da Imaculada Conceição.

Em razão desta memorável data e como singela homenagem a Nossa Senhora, transcrevemos abaixo trecho de um artigo de Plinio Corrêa de Oliveira, intitulado A santa intransigência, um aspecto da Imaculada Conceição, publicado na revista Catolicismo de setembro/1954, ano do centenário do magnífico Dogma.

Imagine-se uma criatura tendo todo o amor de São Francisco de Assis, todo o zelo de São Domingos de Gusmão, toda a piedade de São Bento, todo o recolhimento de Santa Teresa, toda a sabedoria de Santo Tomás, toda a intrepidez de Santo Inácio, toda a pureza de São Luiz de Gonzaga, a paciência de um São Lourenço, o espírito de mortificação de todos os anacoretas do deserto: ela não chegaria aos pés de Nossa Senhora.

Mais ainda. A glória dos Anjos é algo de incompreensível ao intelecto humano. E a glória de Nossa Senhora está incomensuravelmente acima de todos os coros angélicos.

A esta criatura dileta entre todas, superior a tudo quanto foi criado, e inferior somente à Humanidade Santíssima de Nosso Senhor Jesus Cristo, Deus conferiu um privilégio incomparável, que é a Imaculada Conceição.

“Imaculado” significa etimologicamente a ausência de mácula, e pois, de todo e qualquer erro por menor que seja, de todo e qualquer pecado por mais leve e insignificante que pareça. É a integridade absoluta na fé e na virtude. É portanto a intransigência absoluta, sistemática, irredutível, a aversão completa, profunda, diametral a toda a espécie de erro ou de mal. A santa intransigência na verdade e no bem é a ortodoxia, a pureza, enquanto em oposição à heterodoxia e ao mal. Por amar a Deus sem medida, Nossa Senhora correspondentemente amou de todo o coração tudo quanto era de Deus. E porque odiou sem medida o mal, odiou sem medida Satanás, suas pompas e suas obras, o demônio, o mundo e a carne.

Nossa Senhora da Conceição é Nossa Senhora da santa intransigência.


Lenha na Fogueira

Que me desculpem a falta de ética ou seja lá o que for, mas, não poderia deixar de usar este espaço, para falar do meu aniversário que foi ontem dia 8.

DIA FELIZ ! - Gente de Opinião

**********

Apesar de não ter programado nenhuma festa em comemoração aos 68 dezembros, bem vividos graças a Deus. O dia de ontem foi muito gratificante.

********

Pelo menos até fechar esta coluna por volta das quatro horas da tarde, mais de 200 amigos haviam postado mensagens de felicitações no face. Isso sem falar no outro tanto que apenas curtiu o que os demais escreveram.

*********

Posso dizer que foi um dia muito feliz! Não sabia que a turma me considerava tanto. Olha que veio mensagem até o exterior é mole? É mole mais se triscar sobe, como diz o Zé Simão!Gente de Opinião

********

A emoção mais forte foi na parte da tarde e foi proporcionada pelos colegas do jornal Diário da Amazônia.

*********

De repente, todo mundo cantando parabéns pra você e um bolo e outras guloseimas. Ainda bem que o coração está em forma. A emoção bateu forte. Afinal de contas 6.8 não é fácil agüentar esses momentos de surpresa. Obrigado colegas!

********

O aniversário também foi do meu irmão Francisco das Chagas Macedo dos Santos o Macedo dos Correios e juntos com nossos familiares fomos festejar na missa que aconteceu ao meio dia na Capela de São Francisco, rezada pelo Padre Fontinelli.

********

É que ontem também foi o dia de Nossa Senhora da Conceição a mãe de Jesus. Já pensou que privilégio, nascer no dia da festa da Mãe do Senhor!

********

Ainda mais quando a gente acorda com os carinhos da mulher amada que no meu caso, chama-se Ana Célia Santos!

********

No Decom foi a mesma coisa, tanto a turma mais jovem como os mais experientes, me parabenizaram ao vivo e a cores.

********

Quando a gente chega numa certa idade, qualquer manifestação de carinho nos emociona e eu, apesar de muitos pensarem que sou “ranzinza”, pela minha maneira de mostrar através desta coluna minha indignação quando a coisa não está correta, em se tratando de CULTURA, tenho um coração super vulnerável quando o assunto é emoção!

********

Fiquei feliz, to feliz e continuarei feliz pelo resto da vida, enquanto puder contar com o carinhos de todos vocês amados amigos, leitores, familiares e colegas de trabalho. Obrigado!

********

Para não ficar só puxando o meu próprio saco. Vamos para os finalmente:

*********

Boa tarde, Silvio! A Família Dalafini realizará no próximo domingo, dia 14 de dezembro, um evento para amantes de aviação em Rondônia, próximo ao município de Chupinguaia. A ação contará com a participação de parentes da família e amigos que moram nas cidades de São José do Rio Preto e Goiânia. Confira!

********

Encontro Reúne Amantes da Aviação na Fazenda Modelo

********

O comandante Dalafini, seus filhos e netos vão receber convidados, amantes da aviação, no próximo dia 14 de dezembro, na fazenda Modelo, no município de Chupinguaia, a 180 Km de Vilhena, em Rondônia. A pista de pouso da fazenda está preparada para a aterrissagem dos aviadores, com suas aeronaves, que deverão se deslocar de diferentes localidades do Brasil, não apenas de Rondônia, mas também de Goiânia (GO) e de São José do Rio Preto (SP), cidades onde integrantes da família Dalafini residem e mantém extenso círculo de amizades.  Na propriedade será montada toda a infra-estruturar de apoio, com viatura do corpo de bombeiros, ambulância e paramédicos. A confraternização, segundo os organizadores, será um encontro histórico. Quando mandou a notícia foi o Arthur Chaves Toledo.

********

Continua chegando mensagem. Briagadoooooooooooooooooo!

DIA FELIZ ! - Gente de Opinião


LIVRO

 Memórias do Vinho Gaucho registra cultura vinícola

DIA FELIZ ! - Gente de Opinião

O levantamento das memórias começa pelos primórdios da vitivinicultura gaúcha, entre 1600 e 1875, em que trata, por exemplo, dos jesuítas como os primeiros viticultores gaúchos, e se encerra com as grandes transformações do vinho brasileiro entre 1990 e 2000.

Entre os documentos, destacam-se fotos históricas, como o registro, em 1923, de comandantes da Revolução Federalista, entre eles Oswaldo Aranha, Gomercindo Saraiva e Flores da Cunha, embaixo de uma pérgola de videira em Dom Pedrito; e um anúncio da fazenda Quinta do Seival, de propriedade João Marimon e seus filhos, em Bagé, considerado o maior estabelecimento vitivinícola do Estado naquela época. Além disso, a obra traça um perfil do imigrante ítalo-vêneto e resgata informações como a quantidade de vinho que as colônias Dona Isabel e Conde d´Eu, respectivamente hoje Bento Gonçalves e Garibaldi, produziam em 1883. Como fatos mais recentes, o livro trata da criação do Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 1998, e a primeira Avaliação de Vinhos da Associação Brasileira de Enologia (ABE), em 1993.

O livro Memórias do Vinho Gaúcho, ultrapassa o papel de simples suporte de memórias do segmento e lança elementos para a compreensão da verdadeira  essência da atividade vitivinícola gaúcha, qualquer que seja o ponto de vista: técnico, social, político e cultural. A intenção foi trazer a público o vinho gaúcho enquanto um produto do esforço humano em suas comunidades e vinculado a seus modos de vida, que sempre é carregada de produções simbólicas e de sentidos.

Para Rinaldo Dal Pizzol, o livro pretende chamar a atenção das lideranças que conduzem a economia e a cultura estadual e nacional produzindo análises e reflexões, além de incentivar a comunidade vinícola gaúcha a vasculhar as evidências de seu passado para contribuir com essa história e estimular para que a obra possa ser ampliada, aprofundada e modificada, se for preciso. “Espero que a extensa busca realizada sobre o vinho gaúcho e sua cultura também possam estimular outros setores para que contem suas histórias, pois esse registro é uma forma de difundi-las”, ressalta.

Distribuído em três volumes, que totaliza 752 páginas, a obra é financiada pelo Ministério da Cultura, por meio da Lei Rouanet, PRONAC 128357. Tem apresentação do escritor Luis Fernando Veríssimo, conta com prefácio ex-ministro da Agricultura Francisco Turra e prólogo do empresário Raul Randon.


DIA FELIZ ! - Gente de Opinião

.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)