Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Dia Nacional da Consciência Negra


Dia Nacional da Consciência Negra - Gente de Opinião
Hoje é o dia de Zumbi ou da Consciencia Negra no Brasil 
 

Na data de hoje 20 de novembro, é comemorado o “Dia Nacional da Consciência Negra”. Em Rondônia e Porto Velho em especial, nenhuma programação foi divulgada a respeito dessa data, que marca a luta de Zumbi pela liberdade.

Até bem pouco tempo, as entidades que congregam os Afro-decendentes que residem em Porto Velho, promoviam no 20 de novembro, a chamada “Marcha para Zumbi”, porém, como Porto Velho é considerada a terra do “já teve’, esse é mais um evento que passa a fazer parte dessa “cultura”, apesar da comunidade dos Terreiros estar divulgando um evento “”Marcha Zumbi”, para o dia 2 de dezembro, data totalmente fora de propósito e que com certeza, não logrará êxito pois no 2 de dezembro se comemora o Dia do Samba e segundo a direção da Federação das Escolas de Samba - Fesec a data será comemorada com o lançamento dos sambas enredos das escolas de samba para o carnaval de 2013 e apresentações de mulatas e outras atrações. Isso quer dizer, que a “Marcha Zumbi” está fadada ao fracasso, ou contará apenas com os integrantes dos “Terreiros”. Vale salientar que a cultura trazida pelos negros para o Brasil não se resume apenas nas Religiões de Raízes, o samba, a capoeira, maculelê, e muitos outros ritmos e danças, também são de origem africana. Em Porto Velho temos vários grupos de capoeira além de várias escolas de samba, e essas entidades, nada programaram para, pelo menos lembrar o Dia da Consciência Negra em Porto Velho.

O governo estadual através da Secel e o governo municipal via Fundação Iaripuna nada programaram, nem mesmo a publicação de uma Nota Oficial se referindo ao assunto.

Sabemos que Porto Velho não contou em sua formação, com o negro escrevo, pois os negros que vieram para a construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré eram considerados como mão de obra especializada. Por incrível que possa parecer, na construção da ferrovia, os trabalhadores braçais que à época eram chamados de “cassacos”, eram o brancos que foram recrutados na Europa em sua maioria na Alemanha, que aqui recebiam ordens dos negros que vieram de Barbados, Granada e outras ilhas de concessão inglesa.

Mesmo assim, isso não é motivo para o município e o estado deixar passar em branco o dia 20 de novembro, Dia da Consciência Negra - Salve Zumbí!

Dia Nacional da Consciência Negra - Gente de Opinião
A Unidos do Viradouro cantou Tereza de Benguela em 94



HISTÓRIA-II

A Rainha Tereza de Benguela

A comunidade negra do Vale do Guaporé principalmente a que reside nos distritos de Santo Antônio e Pedras Negras em Costa Marques, não reverenciam como os demais negros brasileiros, a figura de Zumbi, para eles os heróis são José Piolho e a “Rainha” Tereza de Benguela, que apesar de hoje serem motivos de vários artigos acadêmicos e publicações, não são reverenciados como deveriam pelo governo rondoniense e mato-grossense. Nesse dia consagrado a Consciência Negra bem que o governo estadual deveria ter programado algum evento para aquelas comunidades remanescentes quilombolas. E quem foi Tereza de Benguela?

Teresa de Benguela foi a mulher de José Piolho, que chefiava o Quilombo do Quariterê, na região do Vale Guaporé, que ficava próximo à fronteira de Mato Grosso com a Bolívia. Sob a liderança da Rainha Teresa, a comunidade negra e indígena resistiu à escravidão por duas décadas, sobrevivendo até 1770. (Zumbi morreu em 20 de novembro de1695)

A Rainha Teresa comandou a estrutura política, econômica e administrativa do Quilombo, mantendo um sistema de defesa com armas trocadas com os brancos ou resgatadas das vilas próximas.
Os objetos de ferro utilizados contra a comunidade negra que lá se refugiava eram transformados em instrumento de trabalho, visto que dominavam o uso da forja. O Quilombo do Quariterê, além do parlamento e de um conselheiro para a rainha, desenvolvia agricultura de algodão e possuía teares onde se fabricavam tecidos que eram comercializados fora dos quilombos, como também os alimentos. Tereza de Benguela foi enredo da escola de samba Unidos do Viradouro (RJ) em 1994 e Falcões do Planalto de Rolim de Moura RO (em 2012). Precisamos reverenciar nosso heróis!


 




Com o objetivo de implantar o Sistema de Cultura em Rondônia, o Governo do Estado, através da Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (Secel), realizou no último sábado, o encontro preparatório para a Conferência Estadual de Cultura com os representantes do Território Madeira Mamoré que é formado pelos municípios de Porto Velho, Candeias, Itapuã, Nova Mamoré e Guajará Mirim.

********
O evento aconteceu no auditório do palácio Presidente Vargas em Porto Velho. Inicialmente programado para acontecer durante a manhã e a tarde o encontro terminou por volta das 13h00 com o auditório parcialmente lotado.

*********
Lotado principalmente pelos representantes dos segmentos culturais de Porto Velho e Candeias do Jamari. De Guajará Mirim apenas uma pessoa compareceu e de Nova Mamoré e Itapuã nenhuma se identificou como tal.

********
De qualquer maneira, segundo a coordenação, o objetivo foi alcançado e agora é esperar até a próxima sexta feria a relação com os nomes das pessoas que farão parte das várias setoriais que fazem parte das diretrizes do Sistema Estadual de Cultura.

*********
A discussão girou em torno dos assuntos voltados ao teatro, dança, artes visuais músicas, redes sociais culturais, arquitetura e urbanismo, artesanato, culturas populares, culturas indígenas, patrimônio, cultura digital, moda e culturas afro-brasileiras.

*********

Como escrevemos acima, os que participaram do encontro, terão até sexta feira para indicar sete membros titulares e sete membros suplentes para representarem a sociedade civil nas setoriais e entre esses, dois serão escolhidos para fazer parte como membro do Conselho Estadual de Cultura. Dois de cada setorial.

*********

Dia Nacional da Consciência Negra - Gente de OpiniãoEm breve a Secel vai marcar a Conferencia final quando então será implantado oficialmente o Sistema Estadual de Cultura em Rondônia.

*********
Aí meu amigo, é só o governador concordar em repassar pelo menos 0,5 por cento da arrecadação estadual para o Fundo de Cultura e o “Batelão Cultural” deve zarpar rumo a libertação dos movimentos culturais do estado de Rondônia.

*********
Antes disso, é preciso regulamentar a Lei de Incentivo a Cultura que foi aprovada e sacionada faz tempo, mas não foi regulamentada.

 Dia Nacional da Consciência Negra - Gente de Opinião

**********
O Sistema Municipal já foi aprovado e está implantado. Na realidade no Sistema Municipal de Cultura faltou apenas o prefeito Roberto Sobrinho aprovar o percentual que será repassado pelo município ao Fundo de Cultura Municipal. Deixou o “pepino” para o Dr. Mauro Nazif.

*********
Chamo a atenção dos colegas que estão à frente dos órgãos de cultura e entidades culturais para tomarem tento, quanto ao Orçamento que está em discussão, tanto na Assembléia Legislativa quanto na Câmara Municipal.

**********
A hora é agora de procurar os parlamentares no sentido de defender maior Orçamento para a Cultura no Estado e no nosso caso no Município de Porto Velho.

*********
Ta na hora de procurar os deputado e vereadores para colocarem emendas voltadas para as entidades culturais. Não é só o orçamento da Secel ou da Iariopuna, sua entidade pode ser diretamente agraciada com uma emenda parlamentar. Vai lá e “aperreia” o deputado ou o vereador em prol da tua entidade, promotor cultural.

 Dia Nacional da Consciência Negra - Gente de Opinião

*********
No caso, chamo a atenção da Federação das Escolas de Samba - FESEC para correr atrás de emendas parlamentar e engordar o subsídios das escolas de samba. Assim como a Uniblocos que deve se virar em prol dos blocos de trio Elétrico.

*********
É agora que se projeta o Flor do Maracujá e não no mês de maio. É agora que se projeta todos os eventos que devem contar com a cooperação do governo estadual em 2013, para depois não ficar se justificando que a secretaria não tem recursos.

*********
Por falar em recurso. A premiada Cia Boto-Vermelho, radicada na cidade do Rio de Janeiro, está realizando desde de ontem 19 e termina hoje dia 20, a etapa de Rondônia do inédito Projeto de Mapeamento do Setor das Artes Cênicas para a Infância e Juventude no Brasil.

*********
As reuniões estão acontecendo no O Imaginário - Rua Franklin Tavares, 1349, Bairro Pedrinhas, Porto Velho.

***********
O projeto de mapeamento é bastante abrangente, e alcança todas as áreas de atuação de um grupo ou Cia que trabalha profissionalmente ou amadoristicamente com artes cênicas para a infância e juventude. Vai lá no O Imaginário do Chicão Santos com a Zaine Diniz.

***********
Festejo BeradeRO - 20 anos da Kanindé começa hoje no Mercado Cultural com uma mostra de vídeos beradeiros e uma JAM BÉRA com as bandas Malcriados, DHC e Sweet RO a partir das 18 horas. Tô nessa!

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)