Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Dia nacional do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá


 Dia nacional do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá  - Gente de Opinião
Tira Teima substituiu o Tira Prosa é da Zona Leste

O Brasil comemorou no dia ontem 30 de junho, o Dia Nacional do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá.

o Bumba-Meu-Boi é uma dança folclórica brasileira que gira em torno de uma lenda que conta a história da morte e ressureição de um boi. “Catirina dizendo que estava grávida, desejou comer a língua do boi de estimação do patrão (Amo) do seu marido (Nego Chico ou Pai Francisco). Pai Francisco para atender o desejo de Catirina matou o boi” Essa é a versaçõa mais conhecida da existencia do Boi Bumbá.

Entre os personagens do espetáculo há o boi, o amo, os vaqueiros, os índios, e na Amazonia sinhazinha da fazenda, cunhã poranga, rainha do gfolclore, pajé e outros.

Ao espalhar-se pelo país, o bumba meu boi adquire nomes, ritmos, formas de apresentação, indumentárias, personagens, instrumentos, adereços e temas diferentes. Dessa forma, enquanto em Pernambuco é chamado Boi-Calemba ou Bumbá; no Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas e Piauí é chamado bumba meu boi; no Ceará, é boi de reis, boi-surubim e boi-zumbi; na Bahia, é boi-janeiro, boi-estrela-do-mar e mulinha-de-ouro; em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Cabo Frio e Macaé é bumba ou folguedo-do-boi; no Espírito Santo é boi de reis; em São Paulo é boi de jacá e dança-do-boi; no Pará, Rondônia e Amazonas, é boi-bumbá; no Paraná, em Santa Catarina, é boi-de-mourão ou boi-de-mamão; no Rio Grande do Sul é bumba, boizinho, ou boi-mamão.
 

 Dia nacional do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá  - Gente de Opinião
Aluízio Guedes presidente do Diamante Negro
 

História

O único fato conhecidamente certo sobre a história do surgimento dessa festa é o de um episódio ocorrido no período da dominação holandesa no estado de Pernambuco, mais precisamente em Recife. Esse acontecimento é denominado de episódio do Boi Voador, e que, a partir daí, teria evoluído para uma lenda com uma história mais elaborada tal como é hoje.

Seu primeiro registro ocorre num jornal do Recife, no ano de 1840.
 

Dia nacional do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá  - Gente de Opinião

A porta Estandarte Ana apresenta o pavilhão do Corre Campo
 

Boi Bumbá em Rondônia

O primeiro registro da existencia da brincadeira em terras que hoje formam o estado de Rondônia foi publicado no jornal Alto Madeira de junho de 1920, quando uma entidade, publicou nota, convidando a população, inclusive de Porto Velho, a prestigiar a apresentação do Boi Bumbá Sete Estrelas na noite de São João no municipio matodrosesse de Santo Antonio.

Em 1921 a brincadeira chega a Porto Velho com a apresentação do bumbá “Prata Fina”

Dia nacional do Bumba-Meu-Boi ou Boi Bumbá  - Gente de Opinião

O Marronzinho do Estevam é um dos mais antigos no Flor

Flor do Maracujá

A primeira Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Estado de Rondônia aconteceu nos dias: 24, 25 e 27 de junho de 1982, na quadra esportiva da Escola Rio Branco. Vale salientar que naquela mostra se apresentaram os seguintes grupos de bois bumbás:Brilhamante, Malhadinho, Caprichoso, Rei do Campo e Boi mirim Tira-Cisma. No final os bois Caprichoso e Malhadinho ficaram empatados em 1º lugar.

Apesar de ser o boi mais antigo de Porto Velho o Corre Campo, já que foi fundado no ano de 1954 na Baixa da União, somente no ano de 1990 passou a se apreentar no Arraial Flor do Maracujá.

Hoje apenas o Boi Corre Campo é mais antigo que a Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá. Os demais grupos de bumbás que vão se apreentar na XXXV Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbá – Arrial Flor do Maracujá cuja a bertura está marcada para o dia 27 de julho, surgiu na década de 1990 Tira Teima, Az de Ouro e Diamante Negro e Veludinho como boi adulto. Vencedor, Manhoso e Estrela de Fogo surgiram nos chamados anos 2 Mil.

Em Rondônia também existem os Bois Malhadinho e Flor do Campo que se apreseantam no Duelo na Fronteira no municipio de Guajará Mirim e o Flor do Campo do municipio de Costa Marques.

Além dos bois adultos, em Porto Velho existe os chamados Bois Mirins Veludinho, Estrelinha, Brilhantinho e Mancha Negra. Em Manaus o nome utilizado para os boi mirins é “Garrote”.

Apesar de só ter começado a se apresentar no Arraial Flor do Maracujá em 1990, o bumbá Corre Campo é o maior vencedor do festival com 16 títulos de campeão.

Salve 30 de junho dia nacional do Bumbá Meu Boi e dia Nacional do BOI BUMBÁ!
 


Lenha na Fogueira

Quinta feira 29, a turma da redação se empanturrou de cachorro quente e refrigerante. Tudo por conta do aniversário do Rei dos Cornos o amigo do Marcelo Reis Pedro Soares presidente da Ascron.

*********

Na realidade sempre o Pedro Soares surpreende os emopregados dos jirnais imopressos de Porto Velho com miguarias típicas. É mingau de milho (chá do burro), bolo de macaxeira, suco diversos. Dessa vez ele trouxe cachorro quente. Parabéns Pedro Soares!

********

O pessoal da Federação de grupos folclóricos de Rondônia – Federon, está contando os dias, para cada um colocar seu grupo nop curral de dança que vai ser montado na “Cidade da Cultura” também conhecido como Parque dos Tanques.

*********

Por falar nisso, hoje começa o Arrial do Moisés Rocha que ele colocou o nome de Flor de Lírio. O Arraial do Moisés está montado no Residencial Orgulho do Madeira nos canfundó da rua Plácido de Castro na Zona na Leste de Porto Velho.

********

O bom no Arrial Flor de Lírio é que os grupos de quadrilhas que se inscreveram, vao concorrer a premios em dinheiro. Isso quer dizer, que o bicho vai pegar. Porém, apenas as quadrilhas da Zona Leste poderão participar, pelo menos foi isso que a coordenação divulgou. Além dos grupos da Zona Leste algumas quadrilhas de outros bairros da cidade foram convidadas como a Rosa Divina por ser a quadrilha mais antiga do Flor do Maracujá e a Unidos do Palheiral por ser do município de Candeias do Jamari.

********

Só sei que depoois que o Moisés divulgou que teria premiação em dinheiro, todos os grupos estavam querendo participar, até a Rádio Farol. Não tá fácil meu irmão, qualquer valor serve para ajudar na montagem de qualquer grupo. É a crise, é a crise comentavam as bibas!

********

Conversando com um quadrilheiro, famoso e dirigentes de grupo famoso também ouvi: “Bem que a Federon poderia premiar com dinheiro os melhores do Flor do Maracujá”. Concordo em gênero número e grau.

*******

Em todos os estados brasileiros onde acontecem festivais de quadrilhas, a premiação é em dinheiro. Só aqui em Porto Velho que dão apenas um troféu de acrílico “probreee”.

*******

O certo é que o curral de dança do Flor do Maracujá já foi demarcado pelo Frank o cara que está fazendo a diferença este ano na Federon. O cara bate o corner e corre pra cabecear. Ele está substituindo a Mary e olha que eu pensei, que fosse dificil alguém superar a Mary na organanização do Flor.

********

Nenenzão presidente da quadrilha Matutos do Socialista que vai homenagear a cidade onde nasci São Carlos do Jamari no Flor do Maracujá, disse que no Arraial Flor de Lírio não vai ter pra ninguém, aliás, o comentário é que vai embarcar um grupo no rumo do Vale do Guaporé (Forte Principe), A outra tem que voltar pra sua “Rocinha”, Enquanto umazinha tem que fazer pomessa pro santo casamenteiro (Santo Antônio) e não adianta vir com esse negócio de Divina que não vai ter pra nenhuma Nova Estação.

*******

Pois é, Nenezãpo tá com tudo e não está proza. Isso pode ser coisa de beradero pávulo, metido a besta, só porque vai homenagear o Zekatraca no Flor do Maracujá. Vamos nessa Matutos do Socialista.

*******

As barracas do Flor do Maracujá já estão acabando. Quer vender comida típica lá. Corre pra não ficar de fora!

********

Falta só a coordenação do Arraial Flor de Lírio enviar a ordem de apresentação dos grupos de quadrilhas que estarão concorrendo ao grende prêmio, do 1° Arraial do Residencial Orgulho do Madeira, a menina dos olhos do governador Confúcio Moura depois do Abaitará!

********

Leia a matéria especial sobre o Dia Nacional do Boi Bumbá aí ao lado. Poucos sabem que o dia 30 de junho é o dia do Boi Bumbá. Parabéns pra nós boibumbazeiros!

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)