Terça-feira, 2 de dezembro de 2014 - 05h57
Hoje se comemora em todo o Brasil o Dia Nacional de Samba. A data surgiu por iniciativa de um vereador baiano Luis Monteiro da Costa para homenagear o compositor Ary Barroso que apesar de já ter composto o samba “Na Baixa do Sapateiro”, nunca tinha ido à Bahia e justamente num dia 2 de dezembro do inicio da década de 1950, Ary foi a Salvador e o vereador aprovou seu Projeto criando o dia do Samba que em 1962 passou a ser oficialmente como Dia Nacional do Samba.
Em Porto Velho as comemorações pela passagem do Dia do Samba aconteceram no final de semana, precisamente na sexta feira 28, durante a apresentação do Projeto “Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba” no Mercado Cultural e no sábado 29, na “Roda de Samba do Beto Cezar” também no Mercado Cultural ambos com show do compositor de samba carioca Adalto Magalha.
O sambista Marquinho do Cavaco também realizou um evento sexta feira, 28, com a presença do cantor carioca Jorginho China na sede da AEC em comemoração à data, assim como a Escola de Samba Os Diplomatas apoio o Projeto “Gigantes do Samba” que aconteceu na tarde de sábado 29, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
Fardão da Fina Flor
Os compositores e baluartes do samba em Rondônia, Silvio M. Santos e Waldemir Pinheiro da Silva o Bainha, foram homenageados por suas contribuições a divulgação e pelas obras musicais compostas no ritmo do samba sexta feira 28, durante o show do Adalto Magalha, foram agraciados com o “Fardão” da Fina Flor do Samba na categoria “Mestre do Samba de Rondônia”. A homenagem que contou com o apoio da Funcultural de Porto Velho reconhece em Bainha e Silvio Santos os dois maiores compositores e criadores de escolas de samba de Rondônia. Bainha é um dos fundadores das escolas de samba: Os Diplomatas, Mocidade Independente do KM-1, Unidos da Castanheira, Unidos da Nova Porto Velho e Unidos do Guaporé de Ji Paraná. Enquanto Silvio Santos contribuiu com a fundação da Escola de Samba Pobres do Caiari; Mocidade Independente de KM-1, Unidos da Nova Porto Velho e Banda do Vai Quem Quer. Os dois também são os maiores compositores de samba enredos das Escolas de Samba de Porto Velho. “Nada mais justo do que fazermos essa homenagem aos verdadeiros baluartes do samba em Rondônia”, disse Ernesto Melo.
Sábado na Roda de Samba do Beto Cezar além do show do Adalto Magalha o público aplaudiu o especial com o Grupo Kizomba.
Para fechar as comemorações pelo Dia Nacional do Samba, o compositor sambista Beto Cezar realiza a partir do meio dia desta terça feira 02, em sua residência, uma roda de samba regada a muita cerveja e churrasco. “Quem não gosta de samba, bom sujeito não é. É ruim da cabeça, ou doente do pé...”.
Lenha na Fogueira
Que Deus nos livre de tamanha hipocrisia. Foi distribuída e publicada em alguns sites, uma matéria do Ministério Público através da Promotoria de Justiça e Urbanismo sobre a utilização do Teatro Palácio das Artes Rondônia, que em determinado parágrafo diz o seguinte:
*********
‘... Quanto aos eventos sem fins lucrativos, por ora, poderão ser realizados desde que atendam às exigências da Semfaz, só sendo permitidos espetáculos com público inferior a mil pessoas’.
********
Vejam bem, o acordo entre a Promotoria de Justiça e Urbanismo do MP e os órgãos do governo estadual responsáveis pela manutenção e realização de eventos no Teatro Palácio das Artes Rondônia. Proíbe a realização de eventos com fins lucrativos, ou seja, aqueles que o ingresso é cobrado do público,
********
Se fosse o Zé Simão escreveria, mais uma piada pronta.
********
A nota dar a entender, que quem não paga ingresso pode ser “vítima”, caso alguma coisa aconteça durante a apresentação de um espetáculo no Teatro Palácio das Artes Rondônia, que fica por isso mesmo. Afinal de Contas não pagaram ingresso!
********
“... A Secel se comprometeu a não realizar eventos com fins lucrativos até que o prédio e seu funcionamento estejam devidamente regularizados”.
*********
Inventaram o meio de escapar da morte. Quem paga não pode morrer. Quem não paga que se dane.
********
Assinaram a ATA da reunião que foi realizada nas dependências do Ministério Público:
********
Representantes das Secretarias Municipais de Fazenda (Semfaz), de Meio Ambiente (Sema), de Trânsito (Semtran), da Superintendência de Estado de Esportes, Cultura e Lazer (Secel), Corpo de Bombeiros e Procuradoria-Geral do Estado.
*********
Só tinha “catedrático”. Acho que foram apenas defender o público considerado Elite. “Quem é da elite não pode se expor, freqüentando um ambiente que está funcionando irregularmente”.
*********
Apesar de entender a posição da Doutora da Promotoria de Justiça e Urbanismo Durante a reunião, que com certeza, foi não prejudicar a programação de entidades como a Funcultural que apoio o Balé Quebra Nozes e da programação do Sesi que apresentou n o final de semana o Balé Lago Dos Cines.
********
Pela programação distribuída pela Fundação do Teatro Palácio das Artes Rondônia, até o final de dezembro vários outros espetáculos sem fins lucrativos estarão acontecendo.
*******
O negócio foi o espetáculo Frosen que estava programa há mais de mês, inclusive com divulgação na mídia, que em virtude da falta de Alvará não pode ser realizado no Teatro e terminou indo para o auditório da UNOPAR.
*******
Antes já havia acontecido a suspensão do Show da Patrulha do Humor, também pelo mesmo motivo.
********
O Cochinha ta anunciando que vai realizar o espetáculo dentro em breve em Porto Velho é claro que em outro ambiente.
********
E assim caminha a situação da utilização do Teatro Palácio das Artes Rondônia.
********
“Com capacidade para mil pessoas, o Teatro será gerido pela Fundação Palácio das Artes de Rondônia (Funpar), porém, as exigências quanto à regularização serão providenciadas pela Secel e Deosp (Departamento de Obras do Estado)”, diz a nota do MP.
*********
E saiu a lista tríplice que será encaminhada ao governador Confúcio Moura para entre os nomes escolhidos pelos integrantes do Conselho Estadual de Cultura. Pela ordem dos mais votados, Eluane Martins (PVH). Jovino (Vilhena) e Jerfferson (Vilhena).
********
Dê sua opinião sobre os nomes indicados pelos Conselheiros.
********
Pra não morrer, tem que pagar! Sempre foi assim e no fim ninguém escapa!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando