Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Diogo Nogueira canta na III Festa do Madeira


Diogo Nogueira canta na III Festa do Madeira - Gente de Opinião
 
O sambista cantor Diogo Nogueira será a grande atração da III Festa do Madeira que vai acontecer em Porto Velho no próximo dia 2 de dezembro, Dia Nacional do Samba na casa de show Talismã 21. A festa que já faz parte do calendário de eventos da capital de Rondônia, além do sambista carioca,  contará com as apresentações dos artistas regionais Jonas e Jairo (sertanejo) e do cantor Gabriel Parada e banda, especializados em axé.

Segundo a coordenação do espetáculo musical, a dupla Jonas e Jairo será a responsável pela abertura do show, seguida do sambista Diogo Nogueira que vem direto do Rio de Janeiro e o encerramento será com o cantor Gabriel Parada e sua banda de axé.

A entrada será mediante a doação de um quilo de alimento não perecível, que será trocado pelo ingresso. Os alimentos arrecadados serão doados para uma instituição beneficente de Porto Velho.

INGRESSOS

Os convites são trocados por um quilo de alimentos não perecíveis, como arroz, macarrão, feijão, fubá, leite em pó, entre outros. Os organizadores pedem que não levem farinha de mandioca ou sal. Os alimentos arrecadados neste evento serão entregues a duas instituições beneficentes de Porto Velho. A troca deve ser feita na portaria da SIC TV, na avenida Rio Madeira, 2964 (próximo ao Porto Velho Shopping), das 7h às 22 horas.

O evento é realizado pela IDEM – Identidade de Marcas, e apoiado pela SIC TV, com patrocínio da Hidrelétrica Santo Antônio e Santo Antônio Energia.


 

SERVIÇO

O que: III Festa do Madeira

Quando:  02 de dezembro 2016 – sexta-feira - a partir das 19 horas

Onde: Talismã 21 – Avenida Mamoré, 300 – Cascalheira


 



 

Lenha na Fogueira

Dica de Saúde - Falar sobre sexo ainda é um grande tabu mesmo entre os homens. Poucos são aqueles que se submetem ao exame de toque retal (machismo exacerbado) - Saibam que CÂNCER DE PRÓSTATA MATA! Porém, detectado antes, tem jeito. Por favor, pelo amor de Deus façam o exame e salvem suas vidas.

********
Bom! No último domingo os sambistas comemoraram o Centenário do Samba. Veja bem o centenário do samba não tem nada a ver com o dia 2 de dezembro que é oficialmente O Dia Nacional do Samba.

********
O primeiro registro de uma música cujo ritmo foi registrado como SAMBA aconteceu no dia 27 de novembro de 1916 quando o compositor Ernesto dos Santos, popularmente conhecido como Donga o registrou na Biblioteca Nacional o Samba “Pelo Telefone”

*******
Na época Donga foi muito criticado pelos fequentadores do Terreiro de Umbanda da Tia Ciata local onde os “sambistas” se reuniam para batucar e beber. Alguns compositores se diziam autores da obra junto com o Donga por isso não ficaram satisfeitos quando descobriram que o samba havia sido Registrado apenas com o nome do Donga.

*******
O único dos reclamantes que depois foi reconhecido e passou a dividir a parceria com Donga foi o jornalista Mauro de Almeida. Apesar do chororô, não teve jeito: “O chefe de polícia pelo telefone mandou me avisar...” ficou mesmo registrado como sendo de Donga e Mauro de Almeida.

*******
E olha que estavam nessa briga, compositores como Pixinguinha, João da Baiana, Caninha, Hilário Jovino Ferreira e o também já famoso Sinhô.

********
Segundo os pesquisadores, a letra original dizia: “O chefe de polícia/pelo telefone/Mandou me avisar/Que com alegria/Não se questione/Para se brincar”. E foi alterada para a versão mais conhecida até hoje:

********
“O Chefe de Polícia/Pelo telefone/Manda me avisar/Que na Carioca/Tem uma roleta/Para se jogar...”Diogo Nogueira canta na III Festa do Madeira - Gente de Opinião

********
Sábado dia 26 festejamos o Centenário do Samba na roda de samba do Mário Nilson e Beto Cezar no Mercado Cultural. Também com a participação do sambista carioca Carlinhos Moreno – Kaka.

*******
Já na próxima sexta feira será comemorado o Dia Nacional do Samba.

*********
Essa comemoração conta com a seguinte programação: A partir das 17 horas no Bar do Calixto “Samba Autoral” com a participação da maioria dos compositores de samba de Porto Velho numa promoção e coordenação da escola de samba Asfaltão.

********

Diogo Nogueira canta na III Festa do Madeira - Gente de Opinião
Às 20 horas começa o Projeto Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba no Mercado Cultural. Também com a participação de vários sambistas.

********
E para finalizar a noite, aliás, no inicio da noite acontece a III Festa do Madeira com a participação do sambista carioca Diogo Nogueira.

********
Levando-se em consideração que a III Festa do Madeira está marcada para começar às 19 horas e que a primeira atração será a dupla Jonas e Jairo e logo em seguida teremos o show do Diogo Nogueira, o que deve começar no máximo às 21 horas. Se eu fosse o Ernesto Melo não realizaria A Fina Flor sexta feira. Vamos todos festejar o Dia Nacional do Samba no show do Diogo Nogueira.

*******
E tem um detalhe muito importante: a Festa do Madeira é praticamente 0800, pois o ingresso é um quilo de alimento não perecível.

********
Só não pode ser Farinha D’água, Farinha Seca e nem Sal. O que vai ter de nego levando Fubá para trocar pelo ingresso não estará escrito.

*******
A troca já pode ser feita na portaria da SIC TV que fica à rua Rio Madeira.

Diogo Nogueira canta na III Festa do Madeira - Gente de Opinião

*********
Bem que o Zé Carlos Banzeiro deveria levar o Diogo Nogueira para assistir nosso Samba Autoral! Seria uma ótima oportunidade para nossos compositores de samba, quem sabe, ter um samba gravado pelo filho do João Nogueira! Ta aí a dica Zé!
 

 



 

...a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão acreditou, aceitou e abraçou o desafio de materializar este Projeto mês a mês, respondendo pela estrutura, arcando e se responsabilizando pela sua realização...
 

Centenário do samba
no Samba Autoral


A 21ª edição do Projeto Samba Autoral, que desta vez acontecerá na próxima sexta feira, dia 02 de dezembro, DIA DO SAMBA, junto com o Projeto Pagode dos Amigos coordenado pelo amigo Nilson do Cavaco, encerrará a temporada do Projeto em 2016. “Na oportunidade festejaremos o Centenário do Samba”.Gente de Opinião

Registra-se que sua origem se deu em dezembro de 2014, quando da realização da 2ª edição do Samba pro Seu Zé, uma iniciativa de Walber do Cavaco, realizado pela Escola de Samba Asfaltão. Um grupo de sambistas começou a pensar em fazer algo que valorizasse os trabalhos de compositores e compositoras de Porto Velho.

O que já era sonho de alguns abnegados virou um embrião que tomou conta de mentes e corações de vários sambistas. A idéia tomou corpo em uma reunião que aconteceu ainda no mês de dezembro de 2014, onde estavam presentes Chystóvão Nascimento, Makumbinha, Walber do Cavaco, Oscar Knightz,Thobá do Cavaco, dentre outros sambistas. Daí em diante, para se tornar realidade a Escola do Tigre abraçou e começou a mobilização e articulação para que o mesmo se concretizasse, o que somente foi possível devido o envolvimento dos (as) inspirados (as) compositores, compositoras, músicos e ritmistas de samba em Porto Velho.

A partir daí, apesar das dificuldades e limitações estruturais, vendo como uma forma de manter acesa a História do Samba, ajudar a evidenciar o talento dos Compositores(as) da cidade, a Diretoria da Escola de Samba Asfaltão acreditou, aceitou e abraçou o desafio de materializar este Projeto mês a mês, respondendo pela estrutura e se responsabilizando pela sua realização...”

Ultima edição do ano.

Fazendo justiça aos guerreiros e guerreiras que estiveram conosco, aproveitamos para registrar nossos mais sinceros agradecimentos a todos, os compositores e compositoras, aos músicos, foram muitos, na harmonia e percussão, que no peito e na raça se dispuseram em estar conosco nesta caminhada. Agradecemos os parceiros Francinei Barreto e Elisangela Alves da Graffporto, o Bar do Calixto e família, a vocês amigos e amigas que nos acompanharam nesta temporada e acreditam neste Projeto que é da cidade e de todas as bandeiras.

Agradecemos de forma muito especial, a nossa comunidade, que acolhe com carinho todas estas pessoas de bem, que cantam e encantam com suas poesias.

Já dizia João Nogueira: “Ninguém faz Samba só Porque Prefere...”, esta opção tem apenas um motivo, Amor ao Samba!

Texto: Silvia Ferreira de Oliveira Pinheiro

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)