Quinta-feira, 10 de março de 2011 - 05h43
A escola de samba “Os Diplomatas” conquistou seu primeiro tetra campeonato consecutivo na era Fesec, ao sagrar-se campeã do carnaval 2011 com o enredo “Prazeres” cujo samba foi cantado na avenida pelo Jair Monteiro com o apoio do Edglay Queiroz, Hudson Mamede e Marcio Nascimento. Com um desfile que só não foi perfeito em virtude da quebra do último carro alegórico bem em frente aos setor de camarotes, o que prejudicou a harmonia e a evolução da escol mesmo assim os jurados conferiram boas notas nesses quesitos. A carnavalesca Dulcineide e equipe mostrou na passarela Edson Fróes, uma escola compacta, muita animada, com uma bateria super afinada, comandada pelo Mestre Silfarney auxiliado pelo Roberto Matias e Comissão de Frente muito bem coreografada. A escola mais antiga da Amazônia conseguiu nota máxima nos quesitos: Mestre Sala e Porta Bandeira; Comissão de Frente, Bateria, Samba Enredo e Harmonia. Ficando na soma de todos os quesitos com 179,3 pontos
Asfaltão vice campeã
A escola de samba Asfaltão foi classificada em segundo lugar desbancando a São João Batista e a Armário Grande, com o enredo “Arte, Poder, Paixão e Fantasia. Quem é Você Neste Carnaval?” do carnavalesco Oscar Knight. A escola do bairro Nossa Senhora das Graças fez um ótimo desfile e conseguiu dos julgadores 177,15 Pontos contra 173,6 da São João Batista e 170,2 do Armário Grande que no próximo ano vai se apresentar pelo Grupo de Acesso.
Acabou! Acabou o carnaval e o negócio agora começa pra valer.
***********
Aliás, oficialmente o carnaval de rua em Porto Velho só termina no próximo sábado 12, com o desfile do bloco “Tô de Folga”, que conta com a participação de parte dos PMs que trabalharam durante o carnaval.
*********
Nada mais justo. Esse bloco deveria ser todo patrocinado pelo poder público que deveria assumir as despesas com aluguel de trio, banda e segurança.
********
Por falar em segurança, temos que elogiar o trabalho desenvolvido pela Policia Militar, Corpo de Bombeiro, Samu, Cia de Trânsito, e os plantonistas dos hospitais.
********
O mesmo não podemos dizer da Eletrobrás que dificultou e prejudicou os desfiles de blocos como Galo da Meia Noite, Us Dy Phora, Pirarucu do Madeira entre outros.
*********
O Galo foi meia hora, Us Dy Phora 45 minutos e o Pirarucu nem saiu por falta da equipe da Eletrobrás responsável por levantar os fios para o trio poder passar.
*********
A exceção nesse caso vai para a equipe da Eletrobrás que atuou na Banda do Vai Quem Quer. Essa merece nora Dez!
*********
Já a Semtran foi a pior em se tratando de Banda do Vai Quem Quer, os caras provaram que são incapazes.
*********
Só não são incapazes quando se trata de aumentar a tarifa do passe de ônibus,
*********
A Semtran não tem estrutura nenhuma para atuar num evento como o carnaval de rua de Porto Velho.
********
A maior prova da incapacidade da equipe que tem a frente o secretário Itamar, foi levar o problema da incapacidade deles ao MP, isso sexta feira a tarde.
**********
E aí veio o pior, a autoridade Pública ameaçou a Banda. Caso não colocasse as grades de segurança, entraria com Agravo (não entendo o que quer dizer esse agravo) impedindo o desfile da Banda. O pior foi quando se lembrou que havia “Acabado” com a cavalgada da Expovel. “Também acabo com a Banda”. Tudo por causa do pessoal da Semtran.
**********
E os desfiles das escolas de samba.
********
Lembram o que escrevi na última coluna sobre uma Cronometrista que estava atuando na passarela do samba?
*********
Pois então, graças a falta de responsabilidade da jovem, o pau quebrou no final do desfile da escola Os Diplomatas do Samba.
*********
Tudo porque ela, talvez torcedora da escola do Eufrásio, com medo que a escola ultrapasse o horário estipulado para o seu desfile, segundo dirigentes das escolas São João Batista e Armário Grande desligou o cronometro antes da última alegoria passar pela lista de término do desfile.
*********
Se eu fosse dirigente de alguma dessas escolas, registraria queixa na polícia contra a cronometrista e não contra o Eufrásio.
*********
Eufrásio agrediu o representante da Armário Grande por culpa da dita cuja.
*********
A Diplomatas não precisava do favorecimento, porque estava dentro do tempo estipulado pelo Regulamento da Fesec.
********
Por falar em Diplomatas a escola mereceu o título, mesmo com o problema causado pela quebra do carro alegórico no meio da avenida.
*********
A vermelho e branco fez um desfile maravilhoso até o carro quebrar.
*********
Aí o correto seria a escola perder ponto em Harmonia, Evolução e Alegoria.
**********
Caso que não ocorreu, pois os jurados de Evolução atribuíram à escola:10 + 9,9 + 9,9 = 29,8.
*********
Os julgadores de harmonia pontuaram a escola com: três 10 = 30
********
E os de alegoria com: 9,5 + 9,6 +9,9 = 29,0 – até que nesse quesito as notas foram coerentes.
*********
De qualquer maneira, a escola mereceu o título.
*********
Queremos aqui elogiar o trabalho do artista artesão Ednart e sua companheira Dayna responsáveis pelas alegorias da Diplomatas.
*********
Carros muito bem acabado e decorados, nota Dez para o trabalho do casal.
*********
Aí o leitor questiona: Mas, o carro quebrou em plena avenida. Saibam os leitores que o Ednart avisou a diretoria da escola que aquele chassis deveria passar por reforma, principalmente no eixo dianteiro, coisa que não foi providenciada. Assim o artista artesão fica isento, no caso quebra da alegoria.
*********
Quem festejou muito o segundo lugar foi a escola de samba Asfaltão.
*********
Nunca vi um vice campeonato tão festejado como o da escola Asfaltão.
********
Assim que saiu o resultado no Mercado Cultural a festa começou na Tenda do Tigre na rua Jacy Paraná e continuou no desfile (parado) do bloco Pirarucu do Madeira.
*********
A pergunta no terreiro do Galo e no Lago do Pirarucu era a seguinte:
*********
Será que a turma do Asfaltão achava que iria perder para a São João Batista, por isso estavam festejando o segundo lugar?
*********
O Cabeleira conseguiu levar a Armário Grande para o Grupo de Acesso.
*********
Apesar de um bom enredo a Verde e Branco deixou muito a desejar. Faltaram muitas alas e em conseqüência a escola foi punida pelos julgadores.
**********
A crucificação foi corretíssima. Agora vamos ver se o Ariel tem “saco” para cumprir o Regulamento e fazer a Armário Grande desfilar no Segundo Grupo no próximo carnaval. Eu não tive!
ACESSO
Rádio Farol no Grupo Especial
Carlinhos Maracanã responsável pelo enredo, pelo samba enredo e pela harmonia da escola de samba Unidos da Rádio Farol era só felicidade na tarde da última terça feira, ao ver sua escola campeã do Grupo de Acesso, o que lhe confere o direito de desfilar entre as escolas do Grupo Especial no carnaval de 2012. “Literalmente estou alma lavada com essa vitória. Aliás, duplamente feliz porque minha escola do coração a Diplomatas foi campeã no Especial”, disse Maracanã.
Com o tema “Água” a escola dirigida pelo Cristóvão Bentes recebeu dos julgadores 161,44 pontos e desbancou a Império do Samba (154,4) que além de fazer um péssimo desfile, deve ser punida pela Fesec por não apresentar o número mínimo de brincantes. “Vou conversar com o Mirim no sentido de ele entregar a escola para quem tem condições de colocá-la condignamente na avenida”, disse o presidente da Fesec Ariel Argobe.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando