Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Dirigentes carnavalescos se reúnem com Chicão


CARNAVAL

A partir de segunda feira a Comissão Mista Carnaval 2012 passa a acompanhar o processo do Projeto Carnaval

Na manhã de ontem, 06, dirigentes da Federação das Escolas de Samba de Rondônia e da Uniblocos, Ariel Argobe, Cantarelli e Benjamin Mourão, se reuniram com o secretário da Secel Francisco Leilson Chicão e com a Gerente de Cultura Cândrica Madalena Bebel para deliberarem sobre a programação carnavalesca do estado de Rondônia como um todo – Fesec e blocos de trio elétrico de Porto Velho – Unibloco. A rGente de Opiniãoeunião girou em torno da formação de uma Comissão Permanente que vai começar a funcionar a partir de segunda feira, 9, integrada por representantes da Fesec, Unibloco e Secel com o objetivo de acompanhar o processo que trata dos subsídios que serão repassados pelo governo estadual às entidades carnavalescas de Porto Velho, Ariquemes, Guajará, Rolim de Moura, Cacoal e Costa Marques. “Essa Comissão terá a obrigação de explicar aos representantes dos órgãos governamentais como serão aplicados os recursos”, disse Chicão.

Como em virtude da burocracia, dificilmente o repasse será depositado na conta da Federação no mês de janeiro, a direção da Fesec ficou de convocar as entidades filiadas para uma reunião extraordinária, na qual será sugerida a mudança do dia do desfile que até então é o 11 de fevereiro. “Vamos colar na mesa de discussão, a data de 25 de fevereiro”, disse Ariel justificando, que além de estar dentro do calendário carnavalesco publicado pela prefeitura de Porto Velho, as escolas de samba terão mais tempo para preparar seus carnavais. Quanto as agremiações dos municípios de Rolim de Moura, Guajará Mirim e Costa Marques devem desfilar nos dias de carnaval, ou seja, 19, 20 e 21 de fevereiro, uma vez que essas agremiações também recebem subsídios das prefeituras locais.

Quanto ao valor que será disponibilizado às agremiações filiadas à Fesec, ainda não foi definido, em virtude de algumas emendas que estão sendo pleiteados por deputados estaduais. “Não podemos afirmar que receberemos o valor tal, porque ainda precisamos conversar com os deputados. Existe a possibilidade das emendas”, afirmou Ariel Argobe. Aliás, Ariel e seus diretores foram recebidos na Assembléia na tarde de ontem 06. “As ações estão nos encaminhando para um ótimo repasse” finalizou o presidente
.


Dirigentes carnavalescos se reúnem com Chicão - Gente de Opinião

Ontem fui acordado por um leitor que estava “fulo” da vida porque leu em uma publicidade, publicada em nosso jornal, a letra do hino “Céus de Rondônia” errada.

***********

Na realidade o cidadão ainda não estava tão “fulo” da vida assim, pois, me ligou para saber se eu sabia informar se a grafia na letra original do nosso Hino (o mais bonito hino dos estados brasileiros), os versos: “NESTAS FRONTEIRAS” de nossa pátria,,, e

**********

Braços e mentes “FORAM CANTANDO”. É assim mesmo!

**********

Não meu amigo está tudo errado.

**********

O correto é: NESTA FRONTEIRA de nossa pátria

***********

FORJAM CANTANDO e não “foram cantando”

**********

Ao chegar à redação fui consultar o responsável pela publicação da publicidade que tem como objetivo parabenizar o estado de Rondônia pela passagem de seus 30 anos de instalação.

*********

O jovem nos informou que copiou (Ctrl c Ctrl v) do site oficial do Governo do Estado.

*********

Fui lá conferir e realmente vi que a letra do Hino do Estado de Rondônia postada no site oficial está completamente errada.

*********Dirigentes carnavalescos se reúnem com Chicão - Gente de Opinião

Fomos fundo na investigação e contamos com a preocupação do jornalista e escritor Lúcio Albuquerque que até o final de dezembro era presidente da Academia de Letras de Rondônia e o Lúcio também já estava indignado com a situação. “Zé! Como que esses caras do governo deixam passar uma aberração dessas!”

**********

Com certeza em sua coluna Conta Gotas que é publicada num bocado de sites, inclusive no Gente de Opinião, Lucio vai publicar detalhadamente a história do Hino de Rondônia. Inclusive como foi que o então governador Jorge Teixeira ficou sabendo de sua letra e música.

*********

Para muitos, inclusive para este que escreve essa coluna, a sugestão foi dada ao Teixeirão pela professora Marize Castiel.

*********

Acontece que o Lúcio tem outra informação, que envolve inclusive o radialista Walter Santos.

*********

Bom! Na página 411 do livro Pioneiros seu autor Francisco Matias publica:

*********

O Hino de Rondônia foi composto pela música de autoria do juiz de direito José Vicente Mello e Silva, com os arranjos do maestro Francisco de Morais, mestre da Banda de Música da Guarda Territorial, com a colaboração do músico Antônio Pereira Dantas. A letra é do poema Céus de Rondônia, de autoria do engenheiro civil Joaquim de Araujo Lima, ex-governador do Território Federal do Guaporé. O título original do poema é Céus do Guaporé. Sua adaptação vocal é em Si Menor.

************

A verdadeira letra:

 

***********

 

Hino de Rondônia

 

************

Quando nosso céu se faz moldura/Para engalanar a natureza/Nós, os Bandeirantes de Rondônia/Nos orgulhamos/De tanta beleza.

 

**********
Como sentinelas avançadas/Somos destemidos pioneiros/Que nesta paragem do poente,/Gritam com força,/Somos Brasileiros!

 

**********


NESTA FRONTEIRA/De nossa Pátria/Rondônia trabalha febrilmente/Nas oficinas/E nas escolas/A orquestração? Empolga toda gente/

**********

Braços e mentes,/FORJAM CANTANDO/A apoteose
Deste rincão/Que com orgulho, exaltaremos/
Enquanto nos palpita o coração.

 

**********

 

Azul, nosso céu é sempre azul/Que Deus o mantenha sem rival/Cristalino muito puro/E o conserve sempre assim/Aqui toda vida se engalana/De beleza tropical/Nossos lagos,/nossos rios/ Nossas matas, tudo enfim.

***********

Espero que os amigos responsáveis pela atualização do site oficial do governo de Rondônia corrigiam os erros contidos na letra do nosso hino.

**********

Dirigentes carnavalescos se reúnem com Chicão - Gente de OpiniãoBom! Hoje o hino que vai ecoar pelos quatros cantos do bairro Caiari é o Hino do Galo da Meia Noite: “Alô! Seu Cabo Omar, o Galo da Meia Noite já vai se mandar...

*********

É o primeiro ensaio do bloco que domina os foliões de Porto Velho nas pré carnavalescas.

**********

A partir das 18h de hoje a Banda Carijó agora sob o comando do Jair Monteiro começa a animar os foliões que marcarem presença na rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado.

********

O Galo da Meia Noite vai desfilar no dia 16 de fevereiro.

*********Dirigentes carnavalescos se reúnem com Chicão - Gente de Opinião

O Bloco Até que a Noite Vire Dia começou sua programação carnavalesca na noite de ontem.

**********

Segundo a diretoria do Bloco, até o dia 10 de fevereiro, toda sexta feira vai acontecer na Praça São José do bairro Mocambo o evento:

*********

Esquenta que Aguenta sempre a partir das 19h.

**********

Enquanto isso as escolas de samba mesmo sem ter certeza de quando será depositado na conta da Fesec o subsídio municipal, continuam ensaiando e cobrando da direção da Fesec a abertura de crédito no comercio local.

**********

Ontem em reunião no gabinete do secretário da Secel Francisco Leilson – Chicão ficou definido o valor do repasse do governo estadual e segunda feira, caso a Fesec apresente a documentação atualizada inclusive com a regularização da conta no Banco do Brasil, será anunciada a data (provável) do repasse.

*********

Tem uma determinação que está deixando os dirigentes dos blocos de trio elétrico de orelha em pé.

*********

Acontece que a Eletrobras Rondônia está cobrando nada-mais-nada-menos do que R$ 1.800 por eletricista que vai levantar os fios durante os desfiles dos blocos.

*********

Como cada trio elétrico utiliza dois eletricistas e no caso do Galo da Meia Noite (exemplo) que desfila com 2 Trios, a despesa com esses profissionais não sai por menos de R$ 7.600. A Banda do Vai Quem Quer desfila com 4 trios e aí seu Mourão!
 


ENSAIO


Galo da Meia Noite reúne foliões no terreiro


Considerado o segundo maior bloco carnavalesco de Porto Velho, o Galo da Meia Noite abre a temporada de ensaios dos blocos de trio elétrico na tarde deste sábado, 07, em seu terreiro, localizado à rua Rogério Weber entre a Duque de Caxias e a Pinheiro Machado.

A Banda Carijó agora comanda pelo Jair Monteiro e pelo maestro Aragão promete tocar as marchinhas de autoria dos compositores do bloco, além das marchinhas tradicionais, samba enredo das escolas locais e do Rio de Janeiro.

A festa no terreiro do Galo está marcada para começar às 18h e terminar a meia noite. “Estamos com tudo pronto, esperamos que nossos foliões compareçam”, disse a diretora Consola.

O primeiro ensaio do Galo da Meia Noite não contará com a presença do presidente Edson Caula que está viajando. O comando será do Carlinhos Castro, Consola, Carlinhos Maracanã, Luiz Cavalcante e demais diretores.

O folião pode adquirir o abada do bloco durante o ensaio, para tanto, basta solicitar a um dos coordenadores do bloco.

O tema do bloco da família Caula/Corbim é, “Ernesto Melo o Poeta da Cidade”

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)