Sábado, 28 de julho de 2018 - 07h55
A
disputa entre os grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás do Grupo Especial
da Federon, começa pra valer, na noite deste sábado 28, com as
apresentações das Juninas Tradição e Unidos do Palheiral e do Boi
Teimoso no Arraial Flor do Maracujá. Quem vai abrir a noitada de danças
folclóricas na noite de hoje, é a quadrilha mirim Rosa Vermelha.
O
Flor do Maracujá chega a sua 37ª edição com os folcloristas que brincam
Boi e Quadrilha festejando o Projeto Arquitetônico da Cidade da Cultura
cujo lançamento aconteceu na manhã de ontem sexta feira 27, no Palácio
Rio Madeira. “Creio que este ano, será o último das apresentações dos
nossos grupos, ainda se valendo de estrutura móvel”, disse o presidente
da Federon Fernando Rocha. Os grupos de quadrilhas junina que vão se
apresentar na noite de hoje, foram classificados no ano passado,
dançando pelo Grupo de Acesso. “Mesmo assim, não podemos dizer que são
fracos, pois, hoje em dia, todos os grupos de quadrilhas se preparam com
muito esmero para dançar no Flor do Maracujá, por isso, tanto a Junina
Tradição como a Palheiral tem condições de conquistar o título de melhor
do Flor na noite de hoje”, completou Fernando.
Colunária Regional
O
Arraial Flor do Maracujá é a principal vitrine dos nossos pratos
típicos regionais e tradicionais das festas juninas que em Porto Velho
vão até o final do mês de agosto. A diretoria da Federon tem a
preocupação de dentro do possível selecionar por especialidade em
comidas típicas os que atuam no segmento culinária típica regional ao
sugerir aos donos de barracas que ofereçam pelo menos dois pratos
típicos regionais, entre eles o Tacaca, Vatapá, Galinha Picante, Pato no
Tucupi, Caldeirada de Peixe etc. “Assim preservamos parte da tradição
culinária do nosso povo”, disse Fernando Rocha prosseguindo é claro que
não impedimos o barraqueiro de colocar a Picanha, Pizza, Churrasco
Gaúcho e outra iguarias, afinal de contas a população de Porto Velho é
formada por brasileiros de todas as regiões brasileiras”, finalizou.
Portões
Os
portões da Cidade da Cultura, serão abertos ao público as 18 horas e as
apresentações folclóricas, começam impreterivelmente as 19h30. “Caso o
grupo programado para começar a dança naquela hora não entre na arena, a
Comissão de Avaliação e Cronometragem aciona o cronometro e se em 15
minutos, o grupo não entrar na arena, será desclassificado, rebaixado
para o grupo de Acesso e ainda terá que devolver o recurso que recebeu”,
informa o diretor financeiro Severino Castro.
Lembrando que
apenas o acesso aos Camarotes e a Área Vip será cobrado. Para entrar nas
dependências da Cidade da Cultura ninguém vai pagar nada.
O Governador Daniel Pereira em reunião com o Superintendente Rodnei Paes (Sejucel), juntamente com as equipes da SEFIN e SEPOG determinou o pagamento dos Prêmios Jango de Teatro, SART, Zezinho Maranhão, Literatura, Fotografia, Música e Dança. Mais uma batalha foi vencida! Excelente notícia para a cultura de Rondônia. Juntos somos fortes.
*********
Valeu gente boa da Sejucel! Valeu mais ainda a turma que procurou o superintendente Rodnei e fez a cobrança. Ta vendo, de repente a coisa foi resolvida. Diz o dito popular: “Quem não chora não mama” . Tá todo mundo bem na foto!
*********
Outro ponto para a equipe comandada pelo Rodnei Paes, foi a apresentação na manhã de ontem 27, do Projeto Arquitetônico da Cidade da Cultura que vai ser construída no antigo “Parque dos Tanques”.
********
O auditório do 11ª andar do edifício Rio Pacaas Novo, ficou literalmente lotado com pessoas dos vários segmentos culturais que atuam principalmente em Porto Velho.
********
Com certeza quando a Cidade da Cultura for inaugurada será uma das mais bonitas da região Norte, quiçá do Brasil! Parabéns a equipe da Federon e da Fesec que foram até Ji Paraná dar palpite aos arquitetos de como os segmentos culturais Escola de Samba e Folclore gostariam que fosse o espaço destina as apresentações das Quadrilhas, Bois Bumbá, Escolas de Samba e Bloco Carnavalescos.
********
Como integrante da diretoria das duas federações, estamos felizes, pois, depois de quase um século lutando por um espaço adequado para a realização dos desfiles das escolas de samba e apresentações das Quadrilhas e Bois Bumbás, acompanhei na manhã de ontem parte do sonho ser realizado.
********
Falta pouco, o dinheiro está depositado na Caixa Econômica (R$ 14,4 Milhões) e se a burocracia deixar, a Cidade da Cultura começa a ser construída ainda este ano.
*********
Por falar em Cidade da Cultura, na noite deste sábado 28, continua as apresentações dos grupos folclóricos na XXXVII Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
*********
O duelo da noite de hoje será entre as Quadrilhas Juninas Tradição que está marcada para começar sua apresentação as 21h05 e a Junina Palheiral que vem do município de Candeias do Jamari e deve começar sua apresentação as 21h35.
*********
Salientando que o primeiro grupo a se apresentar no Flor do Maracujá hoje a noite, será a Quadrilha Mirim Rosa Vermelha marcada para começar sua dança as 19h30.
*********
O último grupo a se apresentar na noite de hoje será o Boi Bumbá Teimoso que vem do município de Candeias do Jamari. Entra na arena as 22h15.
*********
Vale lembrar que a entrada no Flor do Maracujá é franca. Ninguém paga nada para assistir os grupos folclóricos da arquibancada, porém, se quiser mais conforto, terá que contribuir com determinada quantia por uma vaga no Camarote ou então reservar MESA na ala Vip com direito a 4 lugares (cadeiras).
*********
Toda noite após as apresentações folclóricas a Federon coloca uma Banda de Forró para animar os dançarinos presentes, até as duas horas da madrugada.
*********
O Consorcio SIM vai colocar mais três ônibus fazendo a Linha Nacional para atender o Flor do Maracujá. A última viagem desses ônibus está marcada para UMA HORA da madrugada. Cuidado pra não perder a condução folclorista.
********
Segundo o folclorista Joãozinho Alves o cara que mais entende dos bastidores do Flor do Maracujá; o Bicho começa a pegar mesmo, é a partir de amanhã. Os grupos de hoje são os que subiram do Grupo de Acesso ano passado. Mesmo assim, Joãozinho chama atenção para a apresentação da Junina Tradição.
**********
A direção do Boi Teimoso manda recado aos bois contrários, que em 2019 vai dançar de novo pelo grupo Especial. Te cuida Vencedor.
Governo apresenta Projeto Arquitetônico
da Cidade da Cultura a comunidade
Com a presença de representantes das escolas de samba, blocos carnavalesco, dos grupos de quadrilhas e bois bumbás além de representantes dos artesãos, músicos, atores e atrizes, poetas e agitadores culturais, o governo do estado, por intermédio da Sejucel, apresentou na manhã de ontem 27, no auditório do 11ª andar do Palácio Rio Madeira, o Projeto Arquitetônico da Cidade da Cultura que contempla praticamente todos os segmentos culturais de Rondônia. “Apesar de aparentemente ser um espaço que vai abrigar apenas os desfiles das escolas de samba e as apresentações do Arraial Flor do Maracujá, o projeto contempla praticamente todos os segmentos culturais existentes no estado e em especial, na capital Porto Velho, já que na parte de baixo das arquibancadas vamos encontrar salas de cinema e teatro além de salas próprias para a aplicação de oficinas”, disse o superintendente da Sejucel Rodnei Paes na oportunidade representando o governador de Rondônia.
A solenidade começou com o artista poeta, músico e preformista Dom Lauro fazendo uma apresentação espetacular, com o seu “Berimbau Sauro” um Berimbau Gigante cujo som é reverberado através de duas latas, uma em cada extremidade da corda de aço. Dom Lauro lembrou a saga da construção da Madeira Mamoré acontecida ha 100 anos, contestada pelos índios que habitavam a região entre Porto Velho e Guajará Mirim, ao término foi aplaudido de pé.
Em seguida o superintendente Rodnei com a participação do secretário adjunto da SEDAM Osvaldo Pitaluga apresentou o Projeto Arquitetônico da Cidade da Cultura. Além dos representantes dos segmentos culturais, estavam no auditório o presidente da Funcultura de Porto Velho Antônio Ocampo Fernandes, o secretário da Semdestur Euzébio Novais, representante da Polícia Militar entre outras autoridades. “Se correr como imaginamos a construção da Cidade da Cultura começa logo após o período eleitoral”, finalizou Rodnei Paes.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando