Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Do Repente encerra Amazônia das Artes


Do Repente encerra Amazônia das Artes - Gente de Opinião

11ª Semana de Museus começa segunda

Instituições museais de todo o país estão se preparando para a 11ª Semana de Museus, que começa na próxima segunda-feira (13) e segue até o dia 19 de maio com 3.910 eventos inscritos em 535 municípios brasileiros.

Serão realizadas exposições, seminários, oficinas, visitas mediadas, espetáculos teatrais e de dança, shows musicais e muito mais para comemorar o Dia Internacional de Museus (18 de maio). As atividades consideram o tema deste ano: Museus (memória + criatividade) = mudança social. O guia completo com a programação separada por estado e por instituição está disponível na página do Ibram.

Exemplos  – Entre as atividades inscritas está a exposição Sim, pode tocar!, do Museu Nacional dos Correios, em Brasília (DF), que apresenta o caráter inclusivo da arte aos deficientes visuais. Já na Casa de Cultura Roberto Carlos, em Cachoeira de Itapemirim (ES), acontecerá, dia 15 de maio, uma mesa redonda com o tema A importância da arte para promover a mudança social.

O Memorial do Rio Grande do Sul, de Porto Alegre, permanecerá aberto durante 24 horas, do dia 18 a 19 de maio. Em Goiás, o Museu do Divino, de Pirenópolis, fará visita guiada, de 13 a 19 de maio, com os relatos dos rituais culturais da festa do Divino Espírito Santo, registrada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como “Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”.

Em Minas Gerais, a Casa da Cultura e Museu, de Cruzília, fará o encontro Café com Arte, dia 19, com exposições de fotos, leituras de poemas, poesias e causos de autores da região. Já o Instituto Memorial de Parintins (AM) realizará o III Encontro de Mestres e Griôs de Parintins no dia 15 de maio.


 

Do Repente encerra Amazônia das Artes - Gente de Opinião

Temos falado muito em Manifesto - Revolução Cultural mas, até hoje, não divulgamos o teor das reivindicações que constam do documento entregue ao governador Confúcio Moura no dia 7 deste mês.

*********

Por isso resolvemos publicá-las na íntegra:

********

Os militantes e amigos da cultura no estado de Rondônia, reunidos em 18 de abril de 2013, na casa de cultura Ivan Marrocos nesta capital, após manifestações sobre o atual momento administrativo pelo qual passa a Secel, com auxílio do senhor Ouvidor do Governador Confúcio Moura, decidiram elencar os assuntos mais prementes (eixos estruturantes) a serem desenvolvidos em parceria e realizados a partir de atos do executivo estadual, a saber:

**********

Realização do Arraial Flor do Maracujá, a) com assinatura de convênio (Federon); b) repasse antecipado de recursos financeiros para chancelar a produção; c) imediata definição das datas; d) imediata discussão para a escolha do local;


**********

Sobre o Maracujá, definição urgente (Federon juntamente com o governo de Rondônia), de estratégias e todos as necessidades estruturais de logística e outros a partir da escolha do local, bem como a comunicação institucional, ampla publicidade e demais procedimentos legais de praxe.

 

**********

Pagamento e final quitação das dívidas pendentes assumidas pelo governo de Rondônia, na edição/2012 dos eventos relacionados com o ciclo junino e a produção do referido arraial.

 

**********

Cumprimento do calendário cultural de Rondônia, fomentando a cultura em todos os níveis de atuação e manifestações populares, em todos os quandrantes do estado.

 

**********

Revitalização do SART (Salão de Artes do Estado de Rondônia) para a edição 2013.

 

**********

Tendo em vista o prazo exíguo (set.2013), necessária é, a criação pelo governo de comissão de estudos para realizar a Conferência Estadual de Cultura, conforme orientação do Ministério da Cultura, visando a legal e necessária implantação do Conselho e Fundo Estadual de Cultura.  Sem a conferência e sem o Conselho, Rondônia não participará dos projetos editados pelo Ministério.

 

**********

Há um rol de outros assuntos (eixos estruturantes) relacionados à produção cultural no estado de Rondônia, que a partir das discussões nascidas do âmbito do movimento “Revolução Cultural”, reflete os anseios da classe artística, sugerindo à sua excelência, uma eficaz e eficiente administração da pasta com reflexos diretos e altamente positivos, no meio produtor do nosso rico e poético imaginário demológico.

 

**********

Superados os itens acima elencados, que são de extrema urgência, em segundo momento, a critério de vossa excelência, sugerimos novo encontro para as discussões pertinentes, o que será de bom alvitre tendo em vista o atual realinhamento dos “trilhos”.

 

**********

Porto Velho (RO), 07 de maio de 2013.atenciosamente, é o que se espera - Manifesto - Revolução Cultural

 

 

*********

Enquanto isso lá pras bandas do Rio das Garças:

 

*********Do Repente encerra Amazônia das Artes - Gente de Opinião

Houve eleições no Grupo Êxodo.

 

***********

Presidente- André Luis D'andréa Mendes; Vice - Waldemar Nazareno Ralha de Souza; tesoureiro - Rony Peterson Rudek; Secretário - Joel Limoeiro Martins; 2º tesoureiro - Ediwirley Borges Guillen; 2º secretário - Aroldo Lima dos Santos

 

**********

Conselho Fiscal- Ademir Natal Rover; José Martins de Oliveira; Carlos Alberto Lima de Souza; Maria do Carmo Mendoza Ikenohuchi

 

*********

Sucesso a nova diretoria do Êxodo!

 


 
 

 Do Repente encerra Amazônia das Artes - Gente de Opinião

SESC

Do Repente encerra Amazônia das Artes

Porto Velho é a primeira capital a receber, no próximo domingo, 12, o espetáculo “Do Repente”, da Lamira Companhia de Artes Cênicas. A apresentação, é parte da programação do projeto Sesc Amazônia das Artes.

"Do Repente" ganhou o Prêmio Funarte Petrobrás de Dança Klauss Vianna 2012e é um espetáculo que destaca a singularidade das criações artísticas do sertanejo, fazendo uma homenagem ao Romanceiro Popular e suas obras como os cordéis, o teatro de mamulengo, os repentes, as cantorias, as obras criadas pelo poeta cantador, pelo coquista, pelo aboiador, pelo glosador, pelo cordelista e outros. Com o Prêmio da FUNARTE o espetáculo “Do Repente” circulará também por mais 04 estados: Goiás, Rio Grande do Norte, Tocantins e São Paulo, ou seja, em 2013, o Do Repente representará o Tocantins em 13 Estados brasileiros

Extraída a distância entre o palco e o público, em “Do Repente” a proposta é obter mais interação com os expectadores e apresentar a arte de uma maneira mais democrática. “Queríamos levar a dança e o teatro para uma experiência de maior aproximação com o povo e, para isso, o ‘Do Repente’ saiu de espaços considerados mais elitizados, como o teatro, e foi para a rua”, explica a coordenadora geral do espetáculo, Carolina Galgane.

A Lamira Companhia de Artes Cênicas, além de manter uma extensa rotina de ensaios e preparação física, tem embasado suas obras em um amplo trabalho de pesquisa para referenciar seus espetáculos. Para montar “Do Repente”, a Cia pesquisou as diversas manifestações artísticas do nordeste, observando suas características para construir personagens, preparar figurinos, cenário, trilha sonora e até mesmo a movimentação corporal dos artistas em cena. Boa parte do trabalho se apropria da commedia dell’arte e faz uma convergência entre o universo urbano e globalizado da atualidade e o universo do Romanceiro Popular do Nordeste. O espetáculo faz uso de máscaras e, no movimento, das possibilidades articulares existentes na manipulação de títeres (marionetes). Um destaque especial fica para as músicas, na qual a maioria foi adquirida das mãos dos próprios artistas/cantores da cidade do Recife.


FICHA TÉCNICA

Coordenação Geral- Carolina Galgane.

Concepção, Direção e Coreografia– João Vicente.

Iluminação - Lúcio de Miranda.

Cenotécnica- Renata Oliveira, Cleiton Monteiro e Lúcio de

Miranda.
Figurino– Patrícia Fregonesi.

Fotografia– Flaviana OX e Ciranda Visual.

Músicas– Lindalva e Terezinha; Os Nonatos; Mossinha de Passira e Valdir Teles; Galego Aboiador; Bem-Te-Vi e Estrela da Poesia; Dona Militana; Dedé Laurentino e Fenelor; Antônio Nóbrega.

Causo – adaptação de “Matuto Incrementado”, deAmazan.

     

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)