Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Doações de livros à Biblioteca Francisco Meirelles + Lenha na Fogueira e o Itaú Cultural


Doações de livros à Biblioteca Francisco Meirelles + Lenha na Fogueira e o Itaú Cultural - Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

 

O Covid – 19 a cada dia invade a vida de quem promove arte e cultura em nosso estado, em especial a capital Porto Velho.

*********

O superintendente da Sejucel Jobson Bandeira divulgou em suas redes sociais que testou positivo para o coronavírus.

**********

Outro amigo que também postou nas redes sociais que testou positivo para o Covid – 19 foi o Produtor Cultural Alexandre Potência.

*********

A amiga Ivaneide Bandeira mais conhecida como Neidinha da Kaniné também informou através das redes sociais que recebeu resultado positivo para o exame de coronavírus.

**********

Por isso meus amigos, não podemos deixar de nos prevenir lavando as mãos com água e sabão, utilizando álcool em gel e se for sair não esquecer, de usar máscara.

**********

Vamos nos concentrar em orações pedindo pela recuperação o mais breve possível, dos amigos afetados por esse vírus.

**********

Por falar em cultura o Itaú Cultural adiou anúncio dos selecionados do edital de Artes Visuais.

***********

Devido ao grande número de inscritos e visando a preservação da qualidade do processo de seleção, o Itaú Cultural adiou do dia 18 para 20 de maio (quarta-feira), o anúncio dos contemplados no edital de Artes Visuais da série Arte como respiro: múltiplos editais de emergência.

********** 

O edital foi direcionado a projetos de artes visuais nas categorias Produção Artes Visuais e Série Fotográfica, focos de atuação contemporânea. 

***********

Os nomes dos selecionados serão divulgados na manhã da quarta-feira, dia 20, no site www.itaucultural.org.br.

**********

Rondônia conta com vários projetos inscritos no Edital de Artes Visuais. Vamos ficar na torcida para o maior número de produtores daqui sejam classificados no Itaú Cultural.

**********

Vamos divulgar o texto produzido pelo amigo Jardesson Araújo sobre seu amor pelo Arraial Flor do Maracujá.

*************

Tenho uma paixão enorme pelo Arraial Flor do Maracujá, ali todos os anos apresentamos nossa cultura popular, nossos talentos de bairro, se mostram para o povo de uma forma entusiasmada e perfeita.

************

Apresentações de bois bumba, quadrilhas juninas e até participações especiais vinda de outros estados Brasileiros, aquela arena que todos esperam todos os anos.

***********

Este ano, quase 40 anos depois, ficará sem acontecer, pois, o momento é de não aglomerações de pessoas, e como nos mostrar na arena sem o nosso querido público, nossas torcidas, os bairros todos preparados para assistir aquela Cunha Poranga ou aquele Guardinha, que arrebenta, não existe emoção sem público, que o diga os jogadores de futebol, que jogam sem torcida, eles mesmos dizem: -Sem Graça, falta tudo....

***********

2020, é um ano não para ser menosprezado por nós, mas, um ano de grande aprendizado, e de certa forma entender os planos de Deus!

***********

Esse ano guardamos os saiotes, aquele figurino "Babadeira"....

************

E que em 2021 possamos fazer tudo em dobro, melhorado, original, como sempre fizemos, a atitude da Sejucel juntamente com a Federon Porto Velho e a Unajup, tem o apoio de todos os grupos folclóricos do nosso querido estado de Rondônia, pois neste momento, precisamos nos condicionar ao zelo pela vida, mantendo o distanciamento social, saindo apenas se for necessário, usando máscaras, que tudo passe logo, para  voltarmos a nos reunir para escolher o melhor boi bumbá e a melhor junina da competição mais caipira do Norte do Brasil, do Maior Arraial ....

************

Nosso querido Flor do Maracujá. Jardesson Araújo... Locutor.

************

Muito bom Jardeson Araújo.

************

Nota triste para a cultura: BOLSONARO VETA O AUXÍLIO EMERGENCIAL AO SETOR DA CULTURA.

***********

O governo Bolsonaro VETOU o § 2º-A do art. 2º da Lei nº 13.982, de 2 de abril de 2020, alterado pelo art. 2º do Projeto de Lei 873/2020, aprovado pelo Congresso Nacional que beneficiava diversos segmentos sociais e profissionais, incluindo os trabalhadores das artes e da cultura, entre eles autores e artistas, de qualquer área, setor ou linguagem artística, incluídos os intérpretes, executantes e os técnicos em espetáculos de diversões; pontos de cultura, baianas de acarajé, artesãos, expositores em feira de artesanato, entre outros, com o auxílio emergencial 600 reais.

***********

Sempre sobra para o segmento cultural.



Doações de livros à Biblioteca Francisco Meirelles + Lenha na Fogueira e o Itaú Cultural - Gente de Opinião

Doações de livros à Biblioteca Francisco Meirelles

somente na volta do atendimento

 

A Prefeitura de Porto Velho, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) e da direção da Biblioteca Municipal Francisco Meirelles, emitiu comunicado pedindo às pessoas não façam doações de livros nesse período de pandemia do novo coronavírus, pelo fato de que não está havendo atendimento presencial.

Conforme informações da diretora da biblioteca, Karen Rak, frenquentemente pessoas estão deixando caixas e embalagens contendo livros diversos na calçada, junto a porta ou até mesmo na escada que dá acesso ao prédio, como forma de doação.

“A gente agradece pelas doações, pois sempre as recebemos e vamos continuar recebendo, mas gostaríamos de enfatizar que esse não é o momento de fazer as doações, por mais que elas sejam benéficas. Solicitamos carinhosamente que as pessoas aguardem um pouquinho, o momento adequado para doar esses materiais para a biblioteca e assim a gente poder disponibilizá-los à população”, disse Rak.

Ela explica que toda equipe de profissionais que atende na Francisco Meireles está trabalhando em domicílio (home office), atendendo as determinações do decreto de calamidade pública assinado pelo prefeito Hildon Chaves, e não tem condições de higienizar o material doado para evitar possíveis contaminações. “Não podemos simplesmente jogar álcool em cima porque pode danificar os livros”, completa.

Ainda segundo Rak, “quem passa por lá pode pensar que nós estamos jogando livros fora. Na verdade, são pessoas que deixam os livros lá, mas isso está se tornando uma situação difícil. Alguém pode pensar que estamos descartando livros indevidamente e não é verdade”.

Os leitores estão sendo atendidos por meio de conteúdos disponibilizados nas redes sociais da biblioteca.

Outras informações nesse período de distanciamento social podem ser obtidas pelo e-mail bibliotecafranciscomeirelles@gmail.com ou através das redes sociais mencionadas.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)