Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Duelo da Fronteira: Benfeitorias no bumbódromo


Duelo da Fronteira: Benfeitorias no bumbódromo - Gente de Opinião 
Com 17 anos de existência, o evento folclórico de boi-bumbá de Guajará-Mirim (RO), mais conhecido como “Duelo na Fronteira”, disputado entre os grupos, Flor do Campo e Malhadinho que estão realizando os ajustes finais desde o início do mês de Julho para as apresentações que ocorrerão nos dias 12, 13, 14 no bumbódromo da cidade, localizado na avenida 15 de Novembro com Duque de Caxias, centro da cidade.

De acordo com informações das diretorias dos grupos folclóricos, nove profissionais de Parintins (AM) do mais alto gabarito, desembarcaram em Guajará-Mirim na primeira quinzena do mês de Julho com o objetivo de desenvolverem os mais novos recursos relacionados às alegorias, coreografias e figurinos.

Estes profissionais foram convocados pelos presidentes das respectivas associações folclóricas do município. O Flor do Campo contratou quatro profissionais e o Malhadinho cinco. A idéia de trazer estes profissionais gabaritados para participarem do evento, segundo a comissão organizadora, é diversificar o parâmetro de conhecimento folclórico amazônico e multiplicar o conceito artístico e profissional de ambos os grupos culturais de Guajará-Mirim, proporcionando um intercâmbio com os profissionais da fronteira.

COMISSÃO ORGANIZADORA

A comissão organizadora do “Duelo na Fronteira” realizou na última sexta-feira (29), uma série de visitas pelas associações folclóricas e principalmente no bumbódromo de Guajará-Mirim, onde 10 homens trabalham na manutenção do espaço físico, tais como: reparos no sistema elétrico, hidráulico, limpeza básica da área e pintura. Uma camada asfáltica foi implantada ao meio da arena para facilitar o acesso das alegorias e dos participantes de cada grupo.

Na manhã do dia (29) uma carreta Bi-trem chegou ao bumbódromo e uma equipe de 12 homens retiram todos as ferramentas que farão parte da infra-estrutura dos camarotes da arena. Entretanto, a comissão organizadora fez reuniões com autoridades do município, presidentes e diretores dos grupos folclóricos durante toda a sexta-feira (29) para definirem os últimos reparos da pré-produção da festa e os seus regulamentos.

Em um dessas reuniões ficou definido o primeiro concurso de “casas enfeitadas”, ou seja, o morador que fizer a melhor decoração, pintura e enfeite em sua residência concorrera à R$ 1.000,00 (Um Mil Reais), isto vale para a melhor casa enfeitada do grupo Flor do Campo e do Malhadinho. “Portanto teremos um ganhador de cada grupo”, disse o Secretário de Cultura e Turismo de Guajará-Mirim, Daian Saldanha. De acordo com os organizadores, está previsto um público de 15 mil pessoas na arena do “Duelo da Fronteira” dos bois-bumbás Flor do Campo e Malhadinho.


Mês de agosto, o mês do Festival Folclórico de Guajará Mirim que também é chamado de Duelo na Fronteira.

 

***********

Os bois Flor do Campo atual campeão e Malhadinho iniciaram os preparativos finais para o grande duelo que começa no dia 12 e vai até o dia 14.

 

***********

Provando que o compromisso assumido com a população da Pérola o Mamoré, é pra valer.

 

***********

O governador Confúcio Moura mandou a SEOSP realizar alguns reparos no bumbódromo como instalação de banheiros, asfaltamento da arena de apresentação dos bumbas, instalações elétricas e muitas outras benfeitorias.

 

***********

Porém, o que mais ajudou os grupos Flor do Campo e Malhadinho foi o repasse do subsídio que pela primeira vez, foi depositado na conta dos bumbas quase três meses antes da realização do Festival.

 

**********

Com isso, os grupos puderam agilizar a contração de artista de ponta que trabalham nos bois de Parintins.

 

**********

O que se sabe, apesar dos grupos guardarem os segredos a sete chaves, é que, tanto o Malhadinho como o Flor do Campo vão colocar na arena do bumbódromo, cenários jamais vistos no Festival.

 

***********

Vai ser uma disputa particular entre os artesãos do Flor do Campo e Malhadinho.

 

**********

A equipe do Flor do Campo é comandada pelo Ednarte e pela Dayna e conta com o Falcão coreografo do Caprichoso, mais três artista de Parintins

 

**********

No Malhadinho quem está comandando a equipe do barracão de alegrias, é o Dorico que trouxe mais quatro de Parintins. Já o barracão da Galera do Malhadinho está sob a coordenação do Luiz Dok’as que veio de Belém especialmente para trabalhar no boi azul comandado pelo Peta.

 

**********

Por aí o amigo leitor, pode ver, que o termo Duelo na Fronteira é bem empregado na disputa entre os bois de Guajará Mirim.

 

**********

Se eu fosse você, reservaria logo estadia num hotel da Pérola do Mamoré.

 

**********

Antes disso, o Levy e a Golda colocam a disposição dos cinéfilos de Porto Velho, Candeias do Jamari e Cacoal a segunda edição do Festival Curta Amazônia.

 

***********

Será uma semana de exibição de filmes. Em Porto Velho a Mostra Competitiva vai acontecer na Praça da Estrada de Ferro Madeira Mamoré – Anfiteatro e no auditório da Emater.

 

***********

Curta metragem é ótimo e precisa de maior atenção para se entender o enredo da película.

 

***********

O Levy idealizador do Festival que andava meio descrente com a parceria do governo estadual, amanheceu sorrindo na quarta feira passada, quando foi chamado para assinar a parceria com o governo estadual via Secel. Agora o Chicão é “Deus”’.

 

***********

É assim mesmo! Às vezes o negócio sai rápido, às vezes emperra de uma maneira, que irrita o produtor cultural.

 

*******

Isto está acontecendo entre a entidade responsável pelo convênio que vai trazer de volta o Projeto Cinco Meia. Por falta de documentação a grana não entrou na conta até hoje e o Carimbó é quem está sofrendo junto com o Barcelar e o Telêmaco. Tranquilo mesmo, só o Bubu.

 

**********

Para encerrar! Lembramos que a festa está a pleno vapor nos arraiais que estão acontecendo em Porto Velho e Candeias do Jamari.

 

**********

Em Porto Velho temos o “Comunidade no Sertão” que está acontecendo ali na Associação dos Moradores do Bairro Esperança da Comunidade que fica na esquina das ruas Caula com Mamoré.

 

***********

Quem vai se apresentar no arraial do Fernandão na noite de hoje são os grupos de quadrilha mirim e adulto: Matutinhos e Matutos do Socialista.

 

**********

E tem o Arraial Flo de Candeias que está acontecendo no complexo Beira Rio no município de Candeias do Jamari. Infelizmente a assessoria de Candeias não enviou a programação.

 

**********

Sexta feira dia 5, começa o Arraial da AFA com disputa entre os Grupos de Quadrilhas de Porto Velho e Candeias.


JARU

Porto Velho e Ariquemes no Café com Leite
 

Duelo da Fronteira: Benfeitorias no bumbódromo - Gente de Opinião

Durante quatro dias a população da cidade de Jaru um dos mais produtivos municípios do estado de Rondônia, participou em ter os dias 28 e 31 de julho,do 2º Arraial Café Com Leite promovido pela prefeitura em parcerias com as secretarias de Ação Social, Educação e Cultura. De acordocom o coordenador Wellington o prefeito Jean desde quando assumiu vemdando omaior apoio aos eventos culturais no município. A festa que começou timidamente no ano passado, tomou ares de grande evento em 2011 passando a integrar a galeria dos grandes arraiais folclóricos de Rondônia que é compota pelo Flor do Maracujá em Porto Velho, Flor de Candeias em Cadeias do Jamari e o Delo na Fronteira em Guajará Mirim.

A abertura do Café com Leite na noite da última quinta feira 28, contou com a apresentação do grupo de quadrilha campeão do Flor do Maracujá em 2011 A Roça é Nossa, fexta feira as atrações foram os grupos de quadrilha de Ariquemes “Da Bagunça” integrante do grupo Ômega e a quadrilha “Busca Pé” da Comunidade Cristo Rei. O boi bumbá Core Campo de Porto Velo campeão 2011 do Flordo Maracujá foi a grande atração da noite de sexta feira encantando o público eu lotou as dependências da quadra onde o Arraial foi montado. O grupo da terceira idade de Jaru também fez apresentação na noite de sexta feira. Sábado quem se apresentou no Café om Leite a quadrilha 4ª colocada no Flor do Maracujá 2011 “Os Caipiras doa Rádio Farol.

A reportagem do Diário da Amazônia marcou presença com o Zekatraca que contou com a colaboração da fotógrafa Ana Célia Santos.

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com

Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)