Terça-feira, 17 de agosto de 2010 - 04h52
O boi bumbá Flor do Campo conquistou o título de campeão do 16º Festival Folclórico de Guajará Mirim ao obter dos jurados, 1.164,9 Pontos contra 1.155 dados ao boi Malhadinho.
Com o tema Guajará, Santuário de Cultura e Arte o bumbá do bairro Almirante Tamandaré comandado pela folclorista Estelina, conquistou em sua primeira apresentação que aconteceu na noite de sábado, 536,7 pontos e na noite de domingo, 628,5 Pontos, superando nas duas apresentações, as notas do boi contrário. Página C3.
Na próxima quinta feira 19, o fotografo do Diario da Amazônia Roni Carvalho abre exposição de fotografia sobre o folclore em Rondônia na Casa da Cultura Ivan Marrocos
********
Roni Carvalho há alguns anos vem colecionando fotografias das apresentações dos grupos folclóricos de Porto Velho no Arraial Flor do Maracujá
********
E dos Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim
O trabalho do Roni é dos melhores e merece ser visto pela população de Porto Velho e do destado de Rondônia.
*******
De carona na exposição do Roni este amigo de vocês que também assina como Silvio Santos
********
Vai mostrar seu trabalho como Amo de Boi.
*********
Expondo seus mantos e toda parafernália que faz parte da indumentária de um Amo de Boi.
********
Os troféus de melhor Amo e de Melhor compositor de Toadas do Flor do Maracujá vão estar a partir de quinta feira na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
********
A abertura da exposição vai contar com show da trupe do bumbá Corre Campo que conta também com a apresentação dos personagens Cunhã Poranga, Rainha do Folclore, Porta Estandarte, Morena Bela e Rainha da Batucada.
*******
Silvio Santos acompanhado pela banda Nação Corre Campo vai cantar as melhores toadas de sua autoria aquelas que lhe deram mais de 10 troféus do Flor do Maracujá,
********
Não deixe de prestigiar a exposição do fotografo Roni Carvalho e do Amo de boi Silvio Santos nesta quinta feira dia 19, na Casa da Cultura Ivan Marrocos.
********
O nome da exposição do Roni é “Viagem pelo Mundo Encantado da Produção Folclórica em Rondônia”.
********
O apoio total e irestrito é da Secel.
********
Aproveitamos a oportunidade para agradecer o secretário Jucélis Freitas e a Bebel.
********
Agora, os maiores agradecimentos vão para o artista plástico João Zoghbi
*******
Zoghbi é o produtor da nossa exposição. Obrigado Zoghbi,
********
E o Festival de Guajará!
*********
Terminou mas, não acabou.
*********
Deve acabar hoje com a divulgação das notas dos jurados.
********
O Malhadinho deve ganhar na noite de domingo e o Flor do Campo na noite de sábado.
*******
A expectativa é se as notas do Malhadinho dadas na noite de sexta feira vão superar as do Flor do Campo na noite de domingo.
********
A apresentação do Malhadinho na noite de sexta foi péssima
********
Mas, na noite de domingo foi super ótima.
********
Já o Flor do Campo foi muito bom nas duas noites.
*********
Na minha opinião, no geral o Flor do Campo já deve estar festejando o bi campeonato.
********
Aqui escrevemos na coluna de ontem que enquanto as picuinhas continuarem no seio da diretoria do boi azul, o bumbá do Cleiton não ganha o festival;
********
Acontece que essa superação veio na noite dedomingo e o boi fez uma super apresentação,
********
Todos unidos em torno de um só objetivo, que era superar a péssima apresentação de sexta feira.
********
Conseguiram e estão de parabéns.
*********
O Malhadinho virou o jogo e póde até ganhar a pelejas ou o Duelo
********
O que fica do XVI Festival de Guajará;
********
Fica a lição de que os grupos podem ficar sem a dependência do governo estadual e municipal
********
Provaram que têm potencial para isso.
********
Descobrimos que o negócio é terceirizar os eventos.
********
A BIA mostrou que com responsabilidade e organização pode se realizar uma grande festa e ainda usufruir algum lucro.
********
Ficou provado que o Argentino não é nenhum bicho de sete cabeças, muito pelo contrário, é uma pessoa, um técnico de primeira qualidade, orgazinado e responsável. Essas palavras vão também para o Moura sócio do Argentino.
********
Eles não ficaram satisfeitos com as ofensas sofridas. Pricipalmente pelos improprérios ditos pelo levantador de toadas do boi azul na noite de sexta feira;
********
Na realidade, a culpa do problema de sonorização não foi da BIA e sim da equipe do Maçlhadinho.
*******
Tanto que na noite de domingo a aparelhagem foi a mesma e o boi fez uma ótima apreentação.
********
Apesar do contrato, o Argentino em conversa com esse articulista, disse que não sabe se vai cuntinuar administrando o Festival no próximo ano.
********
Isso é ruim para o festival e para os Bois,
*********
Essa coluna foi feita às preesas ainda em Guajará Mirim entre 8 e 9 horas da manhã de ontem dia 16, por isso pedimos compreensão pela pressa. Amanhã será bem melhor.
********
Já em porto Velho
*******
A Bebel nos ligou dizendo que o Boi Flor do Campo foi o Grande campeão do 16º Festival Folclórico de Guajará Mirim. Parabéns familia vermelha e branca!
DUELO DA FRONTEIRA
Malhadinho é show
na segunda noite
O Bumbá Malhadinho entrou na arena do bumbódromo de Guajará Mirim na noite de domingo, com a garra de quem precisa virar o jogo, sob pena de ficar fora do campeonato. Foi o que podemos dizer a noite da superação, do animador ao pajé tudo funcionou dentro do programado, sem nenhuma falha, inclusive a sonorização, Tany Melhem foi o levantador de toadas que estamos acostumados a aplaudir, enquanto que o Cleiton Lopes esqueceu o problema de sexta feira quando sua alegoria quebrou e fez uma brilhante apresentação levantando não só a galera azul, mas, todos os presentes. Na coluna de ontem dissemos que a diretoria do Malhadinho precisa se unir em torno da apresentação do bumbá e deixar as “picuinhas” internas de lado, acho que eles captaram nossa mensagem e entraram na arena com força total, todos se dedicando a apresentação do boi. Aliás, essa união foi sentida logo após a frustrante apresentação da primeira noite, pois no inicio da tarde de domingo a Banda e o levantador de toadas acompanhados do Amo Beto do Cavaco e do apresentador chegaram à arena para passar o som por volta das 15h00 e só saiu depois das 17h00, o resultado foi a brilhante apresentação. Devemos lembrar que a aparelhagem de som foi a mesma utilizada na noite de sexta feira, isso prova que a sonorização que a BIA contratou era das melhores, fato que comprovamos desde o primeiro dia do festival. Dentro da apresentação do Malhadinho na noite de domingo, destacamos o espetáculo da Sinhazinha da Fazenda Naiara, da Cunhã Poranga Jennifer (essa foi um show a parte) e do Pajé Cleiton Lopes além da Porta Estandarte Tainara Argolo. As alegorias do K-Bral, Dorico e Ismael funcionaram muito bem, enfim o Malhadinho proporcionou ao público presente no bumbódromo um super espetáculo e com isso deve ganhar do boi contrário na noite de domingo.
Flor do Campo confiante na vitória
O Boi vermelho do bairro Tamandaré, repetiu sua apresentação da noite de sábado, apenas colocando mais uma alegoria na arena. Talvez acreditando no ditado “Time que está ganhando não se mexe”, a diretoria do bumbá da dona Georgina não se preocupou muito com a apresentação de domingo. Não estamos dizendo que o boi foi mal, nada disso, muito pelo contrário, sua apresentação na noite de domingo em alguns momentos até superou a da noite de sábado, podemos destacar a apresentação do “Auto do Boi” que é o quadro que conta com a apresentação do Amo, Sinhazinha da Fazenda e Evolução do Boi (Tripa) muito melhor. Destaque maior para a Batucada comandada pelo mestre Fredson Martins e o levantador Sandro Menacho, é claro que as Alegorias confeccionadas pela equipe do Edinart e Dayna também fazem parte desse destaque.
Agora, quem foi o grande campeão do Festival Folclórico de Guajará Mirim 2010?
Não temos dúvida nenhuma que fomos todos nós envolvidos de uma maneira ou de outra com a festa. A BIA por acreditar no potencial do evento e assumir a festa, com uma organização muito boa, de parabéns o Argentino o Moura e toda a equipe que soube até certo ponto, assimilar as reclamações dos bois, principalmente do boi azul.
A prefeitura de Guajará Mirim que apesar dos pesares, marcou presença com a Secretaria de Cultura dando o apoio logístico em especial a Comissão Coordenadora, as felicitações vão para o Prefeito Atalíbio e para o Dayan Saldanha e a equipe da Secretaria de Cultura;
Ao governo do estado que patrocinou a vinda dos jurados do Rio de Janeiro e deu todo suporte através da Secel na pessoa do secretário Jucélis e da Gerente de Cultura Bebel Silva (a incansável), que também foi de grande valia na Comissão Coordenadora.
Ao Lúcio Jorge pela boa performance como apresentador,
A equipe da empresa Casa Grande Rodeios responsável pela magnífica estrutura de camarotes e arquibancadas. Podemos até dizer a melhor e a maior do estado de Rondônia.
A Rede TV/RO-SGC pelo espetáculo de transmissão.
A população de Guajará Mirim e aos turistas que super lotaram o bumbódromo nas três noites do evento e em especial na noite de domingo.
Parabéns Guajará Mirim pela brilhante festa. Valeu BIA.
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV
Energia & Meio Ambiente / Siga o Gentedeopinião noTwitter / YouTube
Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando