Sexta-feira, 12 de agosto de 2011 - 06h10
Começa nesta sexta feira 12, na cidade de Guajará Mirim o 17ª Festival Folclórico – Duelo na Fronteira, que reúne a disputa entre os bois Flor do Campo (Vermelho) X Malhadinho (Azul).
A solenidade de abertura está marcada para acontecer às 20h, com a inauguração dos banheiros recém construídos no bumbódromo. Os secretários de Obras Abelardo Castro Neto e de Cultura Francisco Leilson Chicão representam o governador Confùcio Moura na solenidade, que vai contar com a presença do prefeito de Guajará Atalíbio, do secretário Dayan Saldanha e autoridades convidadas. As apresentações folclóricas começam a partir das 20h30, com a apresentação da quadrilha de Porto Velho “Os Caipiras do Rádio Farol”.
O Duelo na Fronteira começa pra valer, a partir das 21h com a entrada na arena do Boi Bumbá Flor do Campo.
Amazônia Terra Mãe
O Flor do Campo vai defender nas suas duas apresentações no 17º Festival Folclórico de Guajará Mirim o tema “Amazônia: Terra Mãe” – Um tributo à biodiversidade do ecossistema do Estado de Rondônia, objetivando assim despertar no homem moderno a importância da preservação de nossa mata verde: Floresta Exuberante, de inúmeras vidas que futuramente dependerão exclusivamente da consciência humana.
O artesão Ednart Gomes responsável por mais de cinqüenta por cento da criatividade do Flor do Campo, em conversa com a nossa reportagem disse o seguinte: “Nesta sexta feira, o público vermelho e branco e o público contrário, pode esperar um dos melhores espetáculos de Boi Bumbá já acontecido em Guajará. Entre todos esses anos, a melhor organização está acontecendo agora, basta lembrar que até o ano passado nossos brincantes trocavam de roupa embaixo de uma palhoça de chão com muita poeira, este ano, a organização disponibilizou uma tenda muito bacana e vejam, climatizada, quer dizer, no maior conforto. O Flor do Campo vai colocar alegorias que com certeza irão deslumbrar as pessoas presentes e as que estiverem assistindo pela televisão”. Ednart falou do que ele acha que vai ser o grade momento do Boi Vermelho na noite de hoje. “Em minha opinião de criador de alegorias e criador de praticamente 50% do Boi Flor do Campo, posso dizer, que um dos maiores impactos vai ser à entrada do boi na alegoria “Mãe Natureza” e a entrada da Rainha do Folclore que vem numa das maiores alegorias do Flor do Campo (Aranha). Agora, nossa maior aposta em se falando de impacto, será durante o “Ritual do Mariri” quando o Pajé Reginaldo vai surgir flutuando num trabalho jamais visto em Guajará, que envolve artesanato e ilusionismo. Em suma, seja no bumbodromo ou pela televisão, os expectadores vão assistir um super espetáculo do Boi Flor do Campo na Noite desta sexta feira” finalizou Ednart Gomes.
A presidente Estelina deixa a seguinte mensagem à galera vermelha e branca: “Nesta sexta feira iremos abrir o festival e daremos o melhor de nós.Todos os nossos brincantes sabem e conhecem o nosso sacrifício, a nossa proposta e tenho certeza, que eles entenderam a mensagem e vão representar na arena na noite de hoje e na noite de domingo, tudo que projetamos e planejamos durante este ano com o objetivo de levar o título de campeão para o Tamandaré”, disse Estelina.
Atenção minha galera, vamos levantar bandeira e balançar no ar, vamos fazer a contagem que a festa vai começar. UM, DOIS TRÊS e JÁAAAAAAA!
***********
É isso aí! Chegou o grande dia, começa na noite desta sexta feira12, o 17º Festival Folclórico de Guajará Mirim atualmente conhecido como “O Duelo na Fronteira” ou “Da Fronteira”.
***********
O Boi Flor do Campo que foi campeão no ano passado, é o encarregado de abrir a festa na noite de hoje e para isso, de acordo com o artesão Ednart Gomes, preparou uma série de surpresas.
**********
Em matéria nesta página, Ednart faz algumas declarações sobre o que vai acontecer na noite de hoje, porém, Não entrega todo o ouro, o especial mesmo, só quem vai ver, é quem estiver no Bumbódromo ou assistindo pela RedeTV-RO
***********
Apesar de na madrugada de ontem 11, pegar fogo na tenda do Flor do Campo que já esta armada no Bumbódromo. Felizmente o fogo não causou muitos danos ao bumbá vermelho.
**********
Estão dizendo que o incêndio foi criminoso e que o objetivo eram as alegorias, já que os seguranças, viram quando um motoqueiro lançou alguma coisa no rumo das alegorias e logo em seguida, a explosão na Tenda do Flor do Campo.
**********
Segundo Ednart Gomes responsável pelas alegorias do vermelho, os danos causados pelo fogo, não vão comprometer a apresentação do boi. Ainda bem!
**********
Positivamente falando: Nesses dezessete anos que cobrimos o Festival de Guajará Mirim jamais vimos uma organização tão boa como a deste ano.
**********
O Bumbodromo recebeu tratamento especial por parte do governo estadual e municipal que inclusive, mandou asfaltar toda a área da praça de alimentação, construiu banheiros embaixo das arquibancadas, asfaltou e pintou a arena de apresentação e as arquibancadas das galeras, vermelha azul. Contratou os melhores camarotes e arquibancadas tubulares do estado de Rondônia e a iluminação está das melhores, tanto a iluminação artística (na arena) como a iluminação de toda área interna e externa do Bumbódromo, agora vem o melhor.
***********
A sonorização está sendo elogiada pelos dois grupos folclóricos. É realmente uma super sonorização que pôde ser comprovada pela nossa reportagem na noite de quarta feira durante o ensaio geral do Boi Flor do Campo.
**********
Escrevi quarta feira, três dias antes do inicio do festival. Tá tudo praticamente montado e testado. Quem está comandando esse setor: Natanael Silva, Dayan Saldanha e a equipe da secretaria de Turismo e Cultura, Sueli Rodrigues e a Bebel com a equipe da Secel que a partir de hoje vai contar também com o secretário Chicão e a assessora de comunicação Emili.
************
Como nem tudo são flores, falhas como a que deixou alguém tocar fogo num dos barracões do Flor do Campo apesar da segurança permanecer no Bumbódromo durante as 24 horas do dia, ainda acontecem. O pior foi que os seguranças viram o motoqueiro rondando a tenda do boi vermelho e não foram saber o que ele queria naquela hora da madrugada, dentro do Bumbódromo.
***********
A própria diretoria do boi prejudicado, deveria manter seus seguranças, já que montou o barracão de alegorias no seu espaço dentro do Bumbódromo. Nessas horas não podem acontecer displicências.
***********
Vale salientar que nada consta de denuncia contra o Boi Malhadinho no episodia do incêndio. Dizem as Matildes que o negócio é “Mais embaixo”.
************
Independente de qualquer coisa, a presidente executiva do Boi Flor do Campo bacharel em direito Estelina, conclama os “Vermelhões” para fazerem ecoar por todos os cantos, que a Amazônia é a nossa “Terra Mãe”
Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando