Sexta-feira, 12 de abril de 2013 - 06h21
Pelo menos até o fechamento desta coluna, por volta das 16h00 de ontem, não havia saído nenhum fumaça da chaminé do prédio do relógio, dando conta se o novo ou nova titular da Secel havia sido eleito pelos “cardeais” da cultura.
***********
Porém, como nem tudo que reluz é ouro, ontem aconteceram mudanças no primeiro escalão da Secel.
**********
A jovem Eluane assumiu interinamente a Secretaria de Esportes da Cultura e do Lazer - Secel e segundo ela por ordem do governador Confúcio Moura, empossou a nova Gerente Administrativa e Financeira da entidade Carmélia da Silva Cordeiro.
*********
Na realidade, Carmélia assume em substituição a própria Eluane que assim que o governador nomear o novo titular da Secel, vai assumir um cargo relevante na Sefin.
**********
O problema que deixou os funcionários da Secel de orelha em pé, é que a nova Gerente do GAF é oriunda da prefeitura municipal de Porto Velho!
**********
Lá por detrás das paredes do prédio do relógio, se ouvia aquela exclamação característica de um comercial de supermercado.
**********
O QUUUUUUÊEEEEEEEEEEEEEEEÊ...?
**********
Porém, como gato escaldo tem medo de água fria! O pessoal leia-se, funcionários da Secel, ficou com um pé atrás e com a pulga atrás da orelha, ao ouvir que a nova “chefe”, é do quadro de funcionários da municipalidade...
*********
A fumaça não saiu da chaminé, até porque, fumaça só sai, quando o fogo está sendo aceso ou apagado. A nomeação da nova gerente do GAF prova que a brasa continua “vermelha”.
*********
Diante da vontade do governador em nomear a jovem Carmélia para a função que cuida das finanças da cultura, do esporte e do lazer, só temos a desejar muito sucesso a nova Gerente do GAF da Secel.
*********
Enquanto isso, a diretoria do Grupo de Quadrilha Rádio Farol, distribui nota dizendo que dar a maior força e apóia o nome da professora Nazaré Silva para assumir a Secretaria Estadual de Esporte, Cultura e Lazer - Secel.
********
Nazaré Silva atualmente é a responsável pelo Setor de Documentação e Patrimônio Histórico além de ser a representante da Biblioteca Nacional em Rondônia.
********
Se a Mara Alves permanecesse secretária, substituiria a Bebel na Gerencia de Cultura, agora não se sabe se ela vai assumir o posto da futura mamãe do Gabriel. Pela vontade do pessoal da “Quadrilha” ela assume a Secretaria como um todo!
*********
Pelos dentes das engrenagens do sexagésimo Relógio da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e pelos corredores do prédio da Secel, as “Matildes” dão conta que um dos nomes cotadíssimo para assumir a pasta, é o do Guilherme Erse.
*********
Se eu fosse o governador reuniria os segmentos culturais e esportivos e passaria a responsabilidade da escolha para seus membros.
********
É a salvação, ou melhor, sairia pela tangente e sem culpa, pois se a pessoa escolhida não desse certo, o problema seria de quem o “elegeu”, no caso, a classe dos desportistas e dos artistas!
*********
O multicultural Paulinho Rodrigues em carta endereça a este colunista (publicada nesta página), da a dica, do que a pessoa escolhida para assumir a Secel tem que ter de conhecimento. Se o governador ler e seguir o conselho do Amo de Tracoá com certeza, vai escolher um administrador capaz para gerir os destinos culturais e desportivos do estado de Rondônia!
*********
Olha pra cima da chaminé pra ver se tem fumaça saindo!
*********
Leia o próximo capítulo da novela Secel Amanhã!
Carta ao Zekatraca
Meu caro Escriba ZÉ
Saudações,
Você montou muito bem o seu "disco de Newton", quando nominou os agentes e produtores culturais de cada segmento artístico, formando, a seu juízo, um arco-íris. Todos são destacados criadores, produtores e mantenedores da Arte em Rondônia, na mais ampla acepção do termo. Necessário, todavia, porém, que seja administrador com experiência voltada a gerir a coisa pública, para que não tenhamos a repetição das duas mais constantes cenas, presentes e afetas à administração pública por aqui; incompetêcia e prisões por malversação do dinheiro público. Por conta das "indicações" dos chamados "integrantes da militância" que assumem cargos públicos, dando "carteiradas" na nossa cara, Rondônia, como de outras vezes, tem sido notícia (negativa) nacional. As locupletações e enriquecimentos sem causa em detrimento da sociedade, precisam parar... ter fim. As grandes, em tese, "piraíbas", também precisam enfrentar as barras dos tribunais, e, condenados, a exemplo de piabas, mandís e branquinhas, cumprirem penas restritivas de liberdade com a devolução aos cofres públicos da monta numerária subtraída, para eficaz e eficientemente, ser aplicada em favor do povo. Colhe boa messe e louvável é, a atuação do Ministério Público de Rondônia, guardião em defesa do cidadão e da cidadania. O poder inerente ao MP, não pode ser subtraído, pois aí sim, os desmandos, superfaturamentos, falcatruas e simulacros com apropriação do Erário Público (em prejuízo de muitos e enriquecimento ilícito de poucos), será como água em cachoeira. Zé, os representantes de cada cor, elencados em seu arco-íris, são inegáveis e irretocáveis criadores a partir da rigidez da matéria surda, com a materialização do pensamento. Entretanto, contudo, não basta ser desta ou daquela cor; é preciso ter qualificação e ser habilitado para gerenciar a coisa pública (não apenas na cultura, mas em todos os níveis de atuação), com sensibilidade, competêcia e honestidade...Abs.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando