Quinta-feira, 10 de abril de 2014 - 12h10
Agora o que tá pegando lá pras banda da Superintendência Estadual de Cultura – Secel, segundo fontes mais que fidedignas, é como será aplicado o repasse de R$ 6.5 Milhões, que deve ser liberado muito em breve, pelo Ministério da Cultura.
*********
A discussão (no bom sentido) está das melhores entre duas facções de dentro da Secel.
********
Uma quer porque quer que o dinheiro seja destinado a Projetos selecionados via Editais. Aí será aquele protocolo que todos conhecemos que é a aprovação pela cúpula do governo estadual, depois tem a publicação no Diário Oficial e mais tarde, as propostas apresentadas serão analisadas e só então, a grana será repassada a entidade vencedora da Licitação.
********
Depois disso tudo, a entidade vencedora vai contratar os artistas, ou grupos, que irão desenvolver o Projeto. Edital é a melhor forma, mas, dá um trabalho danado.
********
Isso quer dizer que, se a Secel seguir o ritual exigido pelas normas que regem os Editais, as ações, ou seja, a realização dos eventos que vão contar com os recursos vindos do MinC, só acontecerão no segundo semestre deste ano.
********
Outra ala da Secel quer que o dinheiro seja investido na realização de Projetos que foram elaborados pelos técnicos da Secel como é o caso do “Batelão Cultural”, que foi bolado pela equipe do Dinho Reis na época que o Chicão Leilson era o secretário.
*********
O Batelão Cultural contempla praticamente todos os segmentos culturais, Artes Visuais, Artes Plásticas, Artes Cênicas, Artesanato, Música (inclusive gravação de CD), Dança enfim é um Projeto ótimo. Só que para coloca-lo em prática é necessário se fazer Chamamento Público o que vai dar novamente nos Editais só que aí, o vencedor vai apenas executar os Projetos desenvolvidos pela equipe da Secel,
********
Outra forma pleiteada por uma das alas é simplesmente conveniar com entidades constituídas. Associações, Federações, Ocipe, Ongs etc., para a realização, por exemplo: Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá.
********
Realização do 14º Salão de Artes de Rondônia- SART. Festa do Divino Espírito Santa no Vale do Guaporé.
********
Festival Duelo na Fronteira em Guajará Mirim com as apresentações dos Bois Bumbás Malhadinho e Flor do Campo.
*******
Por falar nisso, o colunista Robson Oliveira um dos mais respeitados da imprensa rondoniense, em sua última “Resenha Política” pergunta quem vai administrar o Teatro Estadual que está prestes a ser inaugurado. Veja a publicação do Robson:
*********
Piada -O governo estadual promete inaugurar o teatro ainda este semestre. As instalações e a arquitetura são da melhor qualidade e podem propiciar à população bons espetáculos. O único problema está em quem vai ser indicado para administrar a casa, pois a área anda sendo ocupada por quem não tem intimidade com a cultura. Para a inauguração falam que estão programando um show sertanejo. Espero que seja apenas uma piada.
**********
OSEP - A Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSEP), uma das bem conceituadas do mundo, seria uma boa medida para a inauguração do teatro de Rondônia. Ou mesmo um belo concerto regido pelo maestro João Carlos Gandra Martins, maior intérprete de Bach. Uma inauguração de gala, apesar do gosto dos assessores palacianos apreciadores das músicas sertanejas de Luan Santana e Michel Teló.
Já pensou a turma fazendo a maior algazarra na noite da inauguração com a música: “Ai se eu te pego” e o Luan respondendo com “Meteoro”!
Festa para Lu na Seresta Cultural
A artista plástica, bonequeira, palhaça, estilista e arquiteta Lu Silva,será homenageada na noite desta quinta feira 10, durante a Seresta que acontece toda semana no Mercado Cultural em Porto Velho. Independente da homenagem à artista, o coordenador do Projeto percussionista Heitor Almeida, informa que o evento vai acontecer normalmente com as apresentações dos cantores e músicos que comparecerem. “Gostaria de lembrar que na Seresta Cultural o músico não precisa fazer inscrição antecipada, é só manifestar o desejo em participar que entra na programação”.
O evento começa as 20h00 com os músicos Telêmaco (bateria), Ronald Vasconcelos (guitarra), Beneamine (baixo) e Tonhão (Violão). “Em virtude da festa em homenagem a Lu Silva está aniversariando nesta data, vários cantores estarão se apresentando na noite de hoje, entre eles Priscila, Silvio Santos, Alciréia, Abílio além dos que se apresentam com maior assiduidade”, disse Heitor.
De acordo com o coordenador da Seresta é provável que os artistas bonequeiros e palhaços amigos da Lu queiram também prestar homenagem a aniversariante, afinal de contas a Lu transita com facilidade por todos os seguimentos culturais. “No carnaval ela é a Maria da Chave da Corte do Rei Momo; no Projeto Cultura Itinerante á a Palhacinha Curta Amazônia, nos colégios em parceria com o amigo Cláudio Vrena é bonequeira e também é a estilista da Corte do Rei Momo sem falar da artista plástica e da escultora de carrancas”, lembra Heitor.
A festa para Lu Silva está marcada para acontecer a partir das 22h00, na Seresta do Mercado Cultural desta quinta feira 10 de abril. Parabéns!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando