Segunda-feira, 30 de julho de 2018 - 20h02
Em tempo de Flor do Maracujá, é claro, que o que rola pelos quatro cantos da cidade, são fatos FOLCLÓRICOS.
**********
E não venha me dizer, que o que aconteceu sábado passado, na convenção do MDB não foi folclore. Folclore político é comum em praticamente toda campanha que se inicia. Na ânsia de conseguir uma vaga de “CABOCO MAMADOR” nas tetas do governo e do povo, os candidatos a candidatos fazem de tudo, para conseguir uma vaga na disputa. É aí que a ‘baixaria’ entre em cena e transforma o ato cívico em comédia.
********
Émerson Castro até bem pouco tempo, morria de amores pelo senador Raupp e na manhã de sábado, se declarou Confúcio desde criancinha.
*******
Tomas Correia enquanto deputado estadual, era conhecido pela alcunha de “CACARA”, aquele gavião que “Pega, Mata e Come”.
********
Só pra aguçar a mente dos mais antigos eleitores: Tomas Correia é considerado até hoje, o “Pior” prefeito que já administrou Porto Velho.
*********
Sua administração a frente da prefeitura foi tão ruim que o Jingle da Campanha do Chuiquilito Erse tinha uma parte da letra que dizia:
********
“Chega de viver nessa sujeira, entre lama e poeira, cada dia mais aflito… no dia 15 de novembro, vamos votar, vamos votar em Chiquilito...”. Ele pode até ter sido péssimo prefeito, mas, na ‘Porrada’, provou que é bom, diz aí Émerson!
********
O arroubo do presidente do MDB facilitou as coisas para Confúcio. Tenho quase certeza, que se não fosse aquele TAPA NA CARA, Confúcio não conseguiria homologar sua candidatura ao SENADO. Agora tá SELADO!
********
Enquanto o CABO ELEITORAL levava o safanão do presidente do MDB, a turba enfurecida quebrava o vidro da porta de entrada do Partido, que vai para a campanha, mais PARTIDO que licitação de obra de grande porte.
********
A tranquilidade que faltou na convenção do MDB, sobrou na convenção do PDT/PSB/Solidariedade/PTB/PP domingo na ELO, quando o nome do senador Acir Gurgacz foi homologado como (melhor) candidato ao governo de Rondônia.
*********
A convenção do PDT/PSB foi muito bacana. Precisava ver felicidade da minha amiga Luciana Oliveira por ter seu nome confirmado como candidata a deputada estadual (40440), muitos correligionário da blogueira marcaram presença e saiu da ELO com o título de mais animada entre todas as “caravanas”. “Bora Lá Mudar” é o slogan da campanha da Luciana. Então Bora lá!
*********
Ei “Cara de Paca”! Tua coluna não é cultural? Meu amigo, POLÍTICA em Rondônia é CULTURA pura já, que é recheada de fatos ‘pitorescos’ (folclóricos).
*********
Já que você cobrou Bora lá. A 37ª Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás – Arraial Flor do Maracujá está bombando. Desde sexta feira 27, o público tem lotado a Cidade da Cultura (Parque dos Tanques).
********
O Concurso Eliminatória realizado sexta feira, foi sucesso e terminou por classificar as juninas Matutos do Socialista e a Nova Junina do Orgulho para se apresentarem pelo Grupo Especial no Flor do Maracujá de 2019.
********
Sábado as duas quadrilhas Tradição e Unidos do Palheiral fizeram ótimas apresentações.
********
Já o Boi Bumbá Teimoso foi muito mal. Estava participando da transmissão da RedeTV-RO e os comentários que chegavam eram os piores, impublicáveis. Realmente o nome do bumbá reflete o que ele representa. É um grupo muito TEIMOSO e por isso deve ser castigado com seu rebaixamento para o Grupo de Acesso.
********
Domingo os grupos foram bem melhores. Forte Príncipe contando a história do Povo Cigano e a Nova Estação falando de Fé. Ambas se apresentaram muito bem. O mesmo aconteceu com mo Bumbá Vencedor que foi bem melhor que o grupo de Candeias e só não vai ficar no Grupo Especial porque se apresentou incompleto.
*********
Hoje a grande atração será além do Boi Marronzinho a quadrilha minha vizinha Flor da Primavera.
Primeiros vencedores 2018
Arraial For do Maracujá
As quadrilhas Matutos do Socialista e Nova Junina do Orgulho foram às vencedoras do Concurso Eliminatória ocorrido na última sexta feira 27, no Arraial Flor do Maracujá.
A Matutos do Socialista foi a campeã com 419,97 Pontos contra 419,72 da Nova Junina do Orgulho; 419,54 da Jucadiro; 414,60 da Buscapé de Ariquemes e 412,48 da Coração Dourado. Com esse resultado as duas primeiras ganharam o direito de dançar no festival de 2019, pelo grupo Especial da Federon.
Grupos de sábado
A noitada quadrilheira foi abeta com a apresentação da junina Mirim Rosa Vermelha, logo depois entrou a Quadrilha Adulta Tradição cuja sede fica no bairro Cidade Nova na Zona Sul e fez boa apresentação.
Unidos do Palheiral – Diretamente de Candeias do Jamary a quadrilha fez boa apresentação e deve permanecer entre as do Grupo Especial em 2019.
Boi Teimoso – Foi o primeiro grupo de bumbá a se apresentar na 37ª Mostra do Flor do Maracujá. Falta muito para o boi do município de Candeias do Jamari conseguir chegar no patamar dos chamados grupos de ponta. O prefeito de Candeias do Jamary deveria investir nos grupos folclóricos de sua cidade afinal de contas estão divulgando a cultura do Candeias. Deve cair para o Acesso.
Grupos de Domingo
As apresentações na noite de domingo começaram com a Junina Forte Príncipe que colocou na arena a História do Povo Cigano numa apresentação bastante colorida e com músicas ciganas, A quadrilha da Dona Laura foi bastante aplaudida pelo público que literalmente lotou as arquibancadas.
O segundo grupo da noite foi o Boi Vencedor – Apesar das boas toadas do Fábio Góis, do show do Pajé, Cunhã Poranga, Rainha da Marujada, Porta Estandarte e Sinhazinha da Fazenda o Vencedor dificilmente vai conseguir se classificar para continuar no Grupo Especial, Acontece que o presidente Bomba não cumpriu o que consta do Regulamento quanto a quantidade de integrantes do grupo que é de 88 brincantes na arena, além disso, só colocou um mascarado, além de faltar componentes na “Barreira” de Vaqueiro e Rapaz e o que foi mais grave foi a falta das tribos.
Nova Estação – A quadrilha dirigida pelo Allan Bergson dançou exaltando a Fé chamando atenção para o cenário formado por um Terço com a Imagem de Cristo Crucificado elevado por um guindaste a mais de seis metros de altura e com ótima coreografia. O único problema é que a quadrilha se apresentou apenas com 24 pares quando o correto é vinte cinco. Se os demais itens superarem a falta do casal, a quadrilha Nova Estação consegue boa classificação.
Os grupos desta terça feira
A programação desta terça feira 31, começa as 19h30 com a apresentação da Quadrilha Mirim Unidos do Palheiral; Boi Bumbá Mirim Veludinho seguida do Boi Marronzinho e da Quadrilha Adulta Flor da Primavera.
O Boi Marronzinho segundo seus dirigentes, está preparado para disputar de igual para igual com os chamados grandes grupos de Bois. “Investimos para levarmos o troféu de campeão para nossa sede da Vila Tupi”, confessa o presidente Estêvam apostando na parceria com integrantes do bumbá Flor do Campo de Guajará Mirim. O Marronzinho deve começar sua apresentação as 21h35.
O outro grupo que deve fazer boa apresentação é a junina Flor da Primavera dirigido pela folclorista dona Francisco que este ano venceu o Festival do Arraial Flor de Cacto. A Flor da Primavera entra as 22h15.
Galeria de Imagens
* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando