Domingo, 28 de maio de 2017 - 05h06
Se você gosta de música, dança e comidas típicas de qualidade, então a Prefeitura Municipal de Porto Velho convida você para o “É São João no Mercado Cultural” que acontecerá neste domingo (28) a partir das 19 horas, na travessa Manelão, na região central da cidade. A iniciativa visa fomentar o comércio e a cultura regional.
As atrações folclóricas ficam por conta dos grupos de boi bumbá mirim Mancha Negra e adulto com os artistas do Diamante Negro, quadrilha junina da Rosa Divina e do Bairro Socialista, apresentação da rainha junina campeã de 2016 da Federação de Quadrilhas de Rondônia e corpo de dança Aimée. A música fica por conta do cantor sertanejo Elly Lima.
O Circuito Junino 2017 começou no último domingo (21) e prossegue com a programação até 22 de agosto, data em que se comemora o dia do folclore brasileiro. Segundo Júlio César Siqueira, titular da Subsecretaria Municipal da Indústria, Comércio, Trabalho e Turismo (Semdestur), a intenção do evento é promover o turismo atraindo cada vez mais pessoas para frequentar o Mercado Cultural.
Outro ponto positivo é para o comércio local, com venda de comidas típicas e artigos produzidos pelos grupos folclóricos. Toda renda adquirida será destinada para compra de alegorias e fantasias que são utilizadas nas apresentações.
Lenha na Fogueira
O Arraial For de Cacto começou na última sexta feira 26, e como até já está se tornando tradição, uma torrencial chuva caiu sobre a cidade até minutos antes da solenidade de abertura oficial do evento.
********
O nervosismo estava visível no semblante dos coordenadores do Arraial. A preocupação maior, era se, apesar da quantidade de areia que havia sido espalhada no espaço do Arraial, não se transformaria em lama, o que, com certeza, inviabilizaria o desenvolvimento das coreografias dos grupos folclóricos. Quando a chuvarada passou, a turma comandada pelo Clodoaldo Negaça pulou de satisfação, pois o terreno ficou praticamente sem nenhuma poça d'água e então, foi realizada a solenidade de abertura do 20º Arraial Flor de Cacto, com discursos inflamados, criticando a prefeitura e em especial, a direção da Funcultural por não terem colaborado com a contratação da estrutura de arquibancada. Depois o grupo Waitiku Mayakan se apresentou e tudo voltou ao normal e a festa foi até o amanhecer de sábado.
*******
Ontem começou o concurso que vai eleger o melhor grupo de quadrilha junina do Arraial Flor de Cacto 2017, a premiação ao primeiro colocado é de R$ 2 MIL Na realidade a direção do Flor de Cacto vai premiar até o sétimo colocado.
*******
Ontem quem dançou, foram os grupos Matutos do Guaporé e Matutos do Socialista, três jurados estão avaliando as apresentações nos seguintes quesitos:
*******
Animação e Evolução do Grupo; Coreografia e Evolução dos Passos; Casal de Noivos; Padre e Sacristão; Juiz e Escrivão; Guarda; Lampião e Maria Bonita; Marcador; Caçador; Seringueiro; Casal de Velho e Rainha Junina. A pontuação é de 8 a 10. O Regulamento não fala se a nota poderá ser fracionada.
*******
Neste domingo dia 28, quem vai se apresentar para o público e os jurados, é a Junina Girassol das Três Marias. O início da apresentação da Quadrilha do Bené, está marcado para as 22h30 – (dez e meia da noite). Depois o forró come no centro até a madrugada.
*******
Lembrando que o Arraial Flor de Cacto, está montado no Campo 1º de Maio no bairro Caladinho e a entrada é franca. Tem um detalhe, o espaço está muito bem compactado com areia, o que pode se dizer, não tem lama
*******
Hoje tem apresentações folclóricas no Calçadão Manelão pelo Projeto “É São João no Mercado Cultural”. As danças começam as 19 horas. Quatro grupos folclóricos estarão se apresentando: Boi Bumbá Diamante Negro, Boi Mirim Mancha Negra; Quadrilha Rosa Divina e Quadrilha Matutos do Socialista.
********
Com certeza a festa de hoje no Mercado Cultural vai ser muito boa, até porque, as Juninas Matutos do Socialista e Rosa Divina são consideradas como destaque entre os grupos que se apresentam no Flor do Maracujá.
*******
Por falar em “É São João no Mercado Cultural”! O bumbá Corre Campo atual campeão do Flor do Maracujá, mandou avisar, que em breve vai se apresentar no projeto da Semdestur. Dona Branca disse que o Gigante Sagrado da Amazônia Ocidental caso aconteça a disputa entre os grupos de bois bumbás no Flor, vai em busca do tri campeonato. Os contrários que se cuidem.
*******
Quem está com tudo e não está prosa, é a direção da Federon. A turma comandada pelo Fernando Rocha está deixando o espaço onde será montado o Arraial Flor do Maracujá este ano, na Cidade da Cultura (Parque dos Tanques), um “brinco”, palmas para o Severino Castro.
*******
Quer falar comigo morena? Tô no É São João no Mercado Cultural”! Vai lá!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando