Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

EFMM-CENTENÁRIO: Tudo pronto para a festa de amanhã


EFMM-CENTENÁRIO: Tudo pronto para a festa de amanhã - Gente de Opinião

A coordenação da festa em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, já está com tudo pronto, esperando apenas as 5h00 da manhã do dia 1º de agosto, para acionar a sirene no pátio da ferrovia, dando início a programação que vai acontecer até as 00h00. Sexta feira passada, em coletiva a imprensa, o secretário da Secel Francisco Leilson disse da satisfação em realizar no Centenário da Madeira Mamoré a primeira “Virada Cultural” de Porto Velho.

A solenidade de abertura das festividades está marcada para acontecer as 7h00, com o hasteamento da bandeira brasileira, apresentação da banda Militar, aposição da placa comemorativa dos 100 anos, lançamento do selo comemorativo, ato ecumênico, corrida do centenário, exposições de fotografias e artesanato, passeios de barco, teatro, show musicais e muito mais.

A programação será realizada em vários locais do centro histórico de Porto Velho como: Complexo da Estrada de Ferro,  Praça das Três Caixas D’água, Praça Getúlio Vargas, Praça Jonathas Pedrosa e Campo da 17ª Brigada. “Queremos apresentar a perspectiva de um grande complexo turístico não mais da lendária, mas da prospera Estrada de Ferro Madeira Mamoré que merece uma atenção especial pelo significado que tem para a nossa história”, disse Chicão.

Além do governo estadual através da Secel, integram a coordenação da festa, Fundação Iaripuna, Correios, Santos Antônio, Tribo do Mato, Iphan e a empresa Santo Antônio Energia entre outros.

Os shows musicais e culturais começam as 10h00 no Palco Madeira que será montado em frente ao prédio do relógio. “Esperamos que o governador decrete ponto facultativo” disse o coordenador Denis Carvalho.

 


Prezados(as) Senhores(as)

**********
Visando assegurar a mais ampla participação da sociedade civil nas eleições para os Colegiados Setoriais do Conselho Nacional de Política Cultural (CNPC), o Ministério da Cultura divulgou hoje a Portaria nº 103, que promove as seguintes alterações no Processo eleitoral do CNPC:

**********

1º) Reduz o quórum mínimo para participação de cada unidade da federação no Fórum Nacional Setorial de 15 para 5 eleitores, validamente cadastrados, por setor.

*********

2º) Possibilita o envio por via postal expressa (do tipo SEDEX ou similar), até 8 de agosto de 2012, dos seguintes documentos:

*********

Comprovação de atuação de 3 anos no setor, Identidade, CPF, Comprovante de Residência, Comprovante de atuação em Entidade Civil, Currículo e Portfólio. Os documentos deverão ser encaminhados para o seguinte endereço:

***********

Conselho Nacional de Política Cultural Esplanada dos Ministérios Bloco B – Ed. Sede CEP 70.068-900 Brasília-DF.

***********
Na oportunidade, anexamos ao presente quadro demonstrativo do número de eleitores e candidatos inscritos, com a indicação das unidades da federação que atingiram o quórum mínimo de cinco eleitores cadastrados.


**********
Alertamos para o fato de que muitos estados ainda não têm garantida sua participação nos fóruns nacionais e não têm o número suficiente de candidatos para preencher as vagas de que eventualmente disporiam conforme as regras de proporcionalidade instituídas.

*********
Sendo assim, contamos com a colaboração de Vossa Senhoria para intensificar a mobilização e divulgação desse processo eleitoral, que irá assegurar o lugar do CNPC como um importante espaço de participação social nas decisões da política cultural.

*********
Atenciosamente, João Roberto Costa do Nascimento
Secretário-Geral Conselho Nacional de Política Cultural – CNPC

**********

Atenção ativista cultural de Rondônia, nosso estado é um dos que tem menos inscritos. Vamos ficar esperto, as inscrições vão até o próximo dia 8 de agosto.

***********

Aliás, a partir de hoje temos apenas oito dias para colocarmos representantes nos Fóruns Setoriais de Cultura.
 


*********

Vejam o quadro das inscrições de Rondônia:

*********

0 inscritos em Culturas Indígenas

********

2 inscritos em Música

***********
0 inscritos em Artesanato

*********
2 livro, literatura e leitura

*********
Só 7 em Artes Visuais.

*********
O Teatro 9 inscritos, mas nenhum se propondo a candidato a delegado.

*********
Muito abaixo da quota mínima de 5 por delegado, poderíamos ter 3 por setorial. São 15 inscritos pra garantir essas vagas e 3 candidatos.


 


********
Perderemos espaço por desinteresse e desinformação.

*********
Todos conhecemos artistas com mais de 3 anos de atuação que tem a condição técnica pra preencher essas vagas por Rondônia.

*********
Vale a pena informar a amigos de outros estados do Norte. Quem conhece sabe que vai ser muita pressão em Brasília sem representantes. *Dados de 24 de julho, por estado”.

**********
Não esqueçam que até 8 de agosto podemos inscrever. Mobilizar todos os artistas e que um ajude o outro com a inscrição.

 


*********
Precisamos nos fazer representar em Brasília se não estaremos “fundidos” na hora da divisão do bolo.



*********
Infelizmente não posso participar por ser funcionário público, se não já estaria inscrito

*********
Se você preenche as exigências do edital não pode ficar de fora. Entra nessa pra depois não ficar reclamando que o governo não valoriza os artistas de Rondônia.

********
A Hora é agora! Opa! Essa frase esta sendo utilizada na campanha de uma coligação. Então vamos mudá-la para, Não deixar passar em branco essa oportunidade!

********
Acessa o site
www.cultura.gov.br

*********
O site do Ministério da Cultura e te inscreve agitador cultural de Rondônia!

*********

Por falar em movimento cultural:

*********

Durante o Amazônia Encena na Rua representantes dos grupos (32) de teatro que participaram do Festival e do Seminário, fizeram um apelo ao público presente na penúltima noite, no sentido de abraçarem a campanha que os artistas de artes cênicas de todo o Brasil começaram a fazer cujo slogan é:

**********
“Dilma não desmonte, dialogue já”

********
Isso em relação a atual direção do Ministério da Cultura que está promovendo o desmonte de tudo que foi criado ao longo dos 8 anos do governo Lula em relação à cultura.

********

Na realidade a Ministra Ana de Holanda não ta nem aí para os movimentos culturais considerados populares como é o caso do Teatro de Rua e outros.

********
Por isso a frase: “Dilma não desmonte, dialogue já!”

********
Para finalizar quero desejar a minha querida filha Aline Menezes votos de muitas felicidades pela passagem de mais um aniversário na data de hoje. Parabéns Aline!


 


DUELO NA FRONTEIRA


EFMM-CENTENÁRIO: Tudo pronto para a festa de amanhã - Gente de OpiniãoAcidentes e traições embalam
o festival de Guajará

Nos dias 10, 11 e 12 de agosto, estará acontecendo na bucólica Guajará-Mirim, pacata cidade localizada na fronteira do Brasil com a Bolívia, o mais extraordinário confronto estético de bumbá da região, certame de cultura popular que só perde em monumentalidade para o grandioso festival de Parintins.

O festival de Guajará-Mirim, também conhecido como Duelo na Fronteira, coloca frente a frente, em acirrada disputa, o Boi Bumbá Flor do Campo (Vermelho) e Boi Bumbá Malhadinho (Azul).

A pequena Guajará-Mirim se divide ao meio por conta desta grande disputa, atraindo os olhares de turistas do Brasil e do mundo inteiro.

Muitas batalhas são travadas antes da grande luta final, que está marcada para acontecer no Bumbódromo da cidade, o “Coliseu Tupiniquim” da Pérola do Mamoré.

Na guerra de bastidores vale tudo, inclusive seduzir artistas do boi contrário com vultosos cachês. Esta tática, adotada com frequência por emissários da Nação Azul e Branca tem esvaziado ateliês e barracões do Boi-Bumbá Flor do Campo.

Kilderi, artista da Equipe do Grande Coreógrafo Falcão, vindo de Parintins contratado pela Diretoria Vermelha, foi a última baixa nas fileiras de artífices do Flor do Campo.

No dia 22, Kilderi saiu para um passeio e ao retornar para o Ateliê de seu Mestre Falcão, foi só para pegar as malas, pois o mesmo já havia sido seduzido e encantado pelo “CANTO DA IARA AZUL”.

E assim caminha o Festival de Guajará-Mirim, recheado de traições, rasteiras e trapaças por trás das cortinas do grande palco.

Não bastando as intermináveis rasteiras de bastidores, o inesperado também contribui para elevar a tensão na região. Quarta feira passada 25, o levantador de toadas Sandro Menacho sofreu um acidente de trânsito e foi encaminhado para Porto Velho, para atendimento de emergência no Hospital João Paulo II.

Sandro Menacho desabafou da seguinte maneira: “Não adianta Contrário Agourento, a fratura no dedão do pé não vai me impedir de entrar na arena do bumbodrómo e cumprir com o meu papel”. Sandro lembra que é o Levantador de Toadas e não bailarino. Quem viver verá! (Escreve Ariel Argobe).

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)