Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

EFMM continua atolada na 'miséria' cultural rondoniense!



 

Lenha na Fogueira

Os festejos pelo dia nacional do Samba em Porto Velho, começam neste final de semana, com a apresentação do sambista amazonense Iomar Japonês.


*********

Iomar vai se apresentar sexta feira dia 14, com Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba e no sábado dia 15, na Roda de Samba de Raiz do Beto Cezar. Ambas as apresentações no Mercado Cultural.

********

Iomar Japonês é compositor especialista em Samba de Enredo e portelense desde criancinha, reside em Manaus onde é super considerado no mundo do Samba. Sexta feira contaremos a história o Iomar Japonês.

********

Já na sexta feira dia 28 e no sábado dia 29, quem vai se apresentar em Porto Velho em comemoração ao dia do Samba é o compositor Adalto Magalha. Esse é carioca da gema e vem sob os auspícios da Funcultural cantar com o Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba e com o Beto Cezar na Roda de Samba de Raiz.

********

A programação pelo dia do Samba está das melhores! Coloca na agenda as apresentações dos sambistas, amazonense e carioca.

********

Também neste final semana, ou seja, nos dias 14 e 15 acontece a Festa dos Amigos e Filhos de Guajará Mirim promovida pela AFAG.

********

Este ano com a programação reduzida em virtude de alguns problemas, porém, com o mesmo carinho e garra que só o povo de Guajará Mirim tem a festa vai acontecer. Veja nota distribuída pela diretoria da Associação:

********

COMUNICADO AFAG - Comunicamos aos associados, amigos, conterrâneos e colaboradores que a Associação Cultural dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim-AFAG, diante das inúmeras manifestações contrárias a não realização do Encontro deste ano, anteriormente divulgada, em reunião com os seus diretores, RESOLVE:

********

Realizar o 13º Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim; Restringir a data do Encontro apenas nos dias 14 e 15 de novembro; Realização do baile de enceramento no Rotary Clube com a utilização de Banda Local; Efetuar orçamento de gastos com o Encontro para solicitação de colaboração junto os associados, amigos e a Semcet/GM; Reduzir o número de atividades.

*******

O certo é que a festa vai acontecer e estaremos lá. Aliás, faltou dizer que o Boi Corajoso do Cleiton Lopes vai se apresentar pela primeira vez e a estréia será durante a festa da AFAG.

*********

Isso quer dizer que o Duelo na Fronteira pode passar a contar com três grupos folclóricos se apresentando. Malhadinho, Flor do Campo e Corajoso e se assim for não será mais Duelo e Sim TRI – ELO (existe essa denominação Joel?)

********

Com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural, o ator e acadêmico da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Cláudio Zarco, vai representar Rondônia nos festivais de teatro (cenas curtas) de Niterói, no Rio de Janeiro e Manaus, no Amazonas. As passagens de ida e volta foram pagas pelo Município.
 

********

Em 2013, também com o apoio da gestão do prefeito Mauro Nazif, Zarco participou do festival de teatro em Araçatuba – São Paulo. No mesmo ano, ganhou o prêmio de melhor ator e melhor sonoplastia em Fortaleza, no Ceará, ao apresentar o monólogo “Pássaro Fora do Ar”, de sua autoria. Na classificação geral do festival de cenas curtas, com no máximo três minutos de duração, ficou com a terceira colocação.

********

Na avaliação de Zarco, o apoio da prefeitura é de fundamental importância, principalmente aos estudantes de teatro, para que levem a arte de Porto Velho para fora de Rondônia.


EFMM continua atolada na 'miséria' cultural rondoniense! - Gente de Opinião

*********

Enquanto isso, o acervo da Madeira Mamoré continua atolada na “miséria” cultural rondoniense!



Assista reportagem e comentário de Everton Leoni no RO Record na TV Candelária

Assista reportagem e comentário de Everton Leoni no RO Record na TV Candelária



 

T E A T R O

Gente de OpiniãoPorto Velho aplaudiu a
história de Leonardo da Vinci

A Pagu Produções Culturais, do Rio de Janeiro, esteve em Porto Velho durante os dias 8, 9 e 10 de novembro apresentando o espetáculo “Leonardo, o pequeno gênio da Vinci”, em que retrata a inquietude de uma criança ao usar sua imaginação para criar objetos.

O espetáculo foi apresentado de forma totalmente gratuita para a população portovelhense, com duas sessões diárias. Segunda-feira (10), último dia em cartaz, a peça foi apresentada exclusivamente para escolas e projetos sociais da capital rondoniense.

Maria Fernanda Nicocelli, de 6 anos, não conhecia a história de Leonardo, mas gostou bastante do que viu no espetáculo. “Aprendi que não devemos prender a imaginação de uma criança”, afirma.

Já Priscila Sakamoto comenta que adorou a peça. “O roteiro, a produção e os atores são muito bons. A interação com as crianças também foi ótima, superou as expectativas”, destaca.

Para a produtora do espetáculo Mariana Gomes, o público de Porto Velho emocionou o grupo em cena com as interações. Encontramos aqui crianças extremamente participativas, educadas e inteligentes. Também nos surpreendemos com interações tão sensíveis, um lindo exemplo foi no momento que o menino Leonardo fala para o público: ‘E agora, eu estou meio perdido, como vou chegar até Florença?’ e uma criança na plateia prontamente respondeu: ‘segue as estrelas, Leonardo! E faz um pedido”, declara.

Rota para grandes produções

“Leonardo, o pequeno gênio da Vinci” está em turnê pelo Brasil em um oferecimento da Petrobras e Ministério da Cultura. A Pagu Produções Culturais inseriu a capital rondoniense no roteiro devido ao acolhimento caloroso com tantas outras peças que já passaram pela cidade. “Porto Velho é uma cidade que já entrou no circuito cultural nacional”, acrescenta Mariana Gomes.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)