Quarta-feira, 12 de novembro de 2014 - 05h23
Lenha na Fogueira
Os festejos pelo dia nacional do Samba em Porto Velho, começam neste final de semana, com a apresentação do sambista amazonense Iomar Japonês.
*********
Iomar vai se apresentar sexta feira dia 14, com Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba e no sábado dia 15, na Roda de Samba de Raiz do Beto Cezar. Ambas as apresentações no Mercado Cultural.
********
Iomar Japonês é compositor especialista em Samba de Enredo e portelense desde criancinha, reside em Manaus onde é super considerado no mundo do Samba. Sexta feira contaremos a história o Iomar Japonês.
********
Já na sexta feira dia 28 e no sábado dia 29, quem vai se apresentar em Porto Velho em comemoração ao dia do Samba é o compositor Adalto Magalha. Esse é carioca da gema e vem sob os auspícios da Funcultural cantar com o Ernesto Melo e A Fina Flor do Samba e com o Beto Cezar na Roda de Samba de Raiz.
********
A programação pelo dia do Samba está das melhores! Coloca na agenda as apresentações dos sambistas, amazonense e carioca.
********
Também neste final semana, ou seja, nos dias 14 e 15 acontece a Festa dos Amigos e Filhos de Guajará Mirim promovida pela AFAG.
********
Este ano com a programação reduzida em virtude de alguns problemas, porém, com o mesmo carinho e garra que só o povo de Guajará Mirim tem a festa vai acontecer. Veja nota distribuída pela diretoria da Associação:
********
COMUNICADO AFAG - Comunicamos aos associados, amigos, conterrâneos e colaboradores que a Associação Cultural dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim-AFAG, diante das inúmeras manifestações contrárias a não realização do Encontro deste ano, anteriormente divulgada, em reunião com os seus diretores, RESOLVE:
********
Realizar o 13º Encontro dos Filhos e Amigos de Guajará-Mirim; Restringir a data do Encontro apenas nos dias 14 e 15 de novembro; Realização do baile de enceramento no Rotary Clube com a utilização de Banda Local; Efetuar orçamento de gastos com o Encontro para solicitação de colaboração junto os associados, amigos e a Semcet/GM; Reduzir o número de atividades.
*******
O certo é que a festa vai acontecer e estaremos lá. Aliás, faltou dizer que o Boi Corajoso do Cleiton Lopes vai se apresentar pela primeira vez e a estréia será durante a festa da AFAG.
*********
Isso quer dizer que o Duelo na Fronteira pode passar a contar com três grupos folclóricos se apresentando. Malhadinho, Flor do Campo e Corajoso e se assim for não será mais Duelo e Sim TRI – ELO (existe essa denominação Joel?)
********
Com o apoio da Prefeitura de Porto Velho, através da Fundação Cultural, o ator e acadêmico da Universidade Federal de Rondônia (Unir), Cláudio Zarco, vai representar Rondônia nos festivais de teatro (cenas curtas) de Niterói, no Rio de Janeiro e Manaus, no Amazonas. As passagens de ida e volta foram pagas pelo Município.
********
Em 2013, também com o apoio da gestão do prefeito Mauro Nazif, Zarco participou do festival de teatro em Araçatuba – São Paulo. No mesmo ano, ganhou o prêmio de melhor ator e melhor sonoplastia em Fortaleza, no Ceará, ao apresentar o monólogo “Pássaro Fora do Ar”, de sua autoria. Na classificação geral do festival de cenas curtas, com no máximo três minutos de duração, ficou com a terceira colocação.
********
Na avaliação de Zarco, o apoio da prefeitura é de fundamental importância, principalmente aos estudantes de teatro, para que levem a arte de Porto Velho para fora de Rondônia.
*********
Enquanto isso, o acervo da Madeira Mamoré continua atolada na “miséria” cultural rondoniense!
Assista reportagem e comentário de Everton Leoni no RO Record na TV Candelária
Assista reportagem e comentário de Everton Leoni no RO Record na TV Candelária
T E A T R O
Porto Velho aplaudiu a
história de Leonardo da Vinci
A Pagu Produções Culturais, do Rio de Janeiro, esteve em Porto Velho durante os dias 8, 9 e 10 de novembro apresentando o espetáculo “Leonardo, o pequeno gênio da Vinci”, em que retrata a inquietude de uma criança ao usar sua imaginação para criar objetos.
O espetáculo foi apresentado de forma totalmente gratuita para a população portovelhense, com duas sessões diárias. Segunda-feira (10), último dia em cartaz, a peça foi apresentada exclusivamente para escolas e projetos sociais da capital rondoniense.
Maria Fernanda Nicocelli, de 6 anos, não conhecia a história de Leonardo, mas gostou bastante do que viu no espetáculo. “Aprendi que não devemos prender a imaginação de uma criança”, afirma.
Já Priscila Sakamoto comenta que adorou a peça. “O roteiro, a produção e os atores são muito bons. A interação com as crianças também foi ótima, superou as expectativas”, destaca.
Para a produtora do espetáculo Mariana Gomes, o público de Porto Velho emocionou o grupo em cena com as interações. Encontramos aqui crianças extremamente participativas, educadas e inteligentes. Também nos surpreendemos com interações tão sensíveis, um lindo exemplo foi no momento que o menino Leonardo fala para o público: ‘E agora, eu estou meio perdido, como vou chegar até Florença?’ e uma criança na plateia prontamente respondeu: ‘segue as estrelas, Leonardo! E faz um pedido”, declara.
Rota para grandes produções
“Leonardo, o pequeno gênio da Vinci” está em turnê pelo Brasil em um oferecimento da Petrobras e Ministério da Cultura. A Pagu Produções Culturais inseriu a capital rondoniense no roteiro devido ao acolhimento caloroso com tantas outras peças que já passaram pela cidade. “Porto Velho é uma cidade que já entrou no circuito cultural nacional”, acrescenta Mariana Gomes.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando