Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Em discussão a Diáspora Africana


SEMINÁRIO

O evento prossegue na manhã de hoje
no auditório do colégio Rio Branco


Em discussão a Diáspora Africana - Gente de OpiniãoA Secel abriu na manhã de ontem no auditório do colégio Rio Branco em Porto Velho o Projeto Educação e Patrimônio cujo objetivo é colocar em evidencia a discussão sobre a “Interculturalidade Afro-Brasileira e Afro-Amazônica com a perspectiva das experiências Afro-Diaspóricas na Amazônia. Alias esse foi o tema colocado aos presentes pelo professor doutor Dante Ribeiro da Fonseca responsável pela primeira palestra do Seminário. “Vim preparado para falar sobre esse assunto, inclusive trouxe 11 páginas digitadas e não consegui passar nem a metade em virtude do curto tempo que nos foi disponibilizado”, saiu lamento o professor Dante. Mesmo assim os alunos e pessoas interessadas que estavam prestigiando o evento, gostaram da aula ministrada pelo doutor em história Dante Fonseca.

A segunda palestra na manhã de ontem foi de responsabilidade de outro catedrático da UNIR Prof. Dr. Marco Domingos Teixeira que falou sobre “Os Quilombos do Vale do Guaporé”. Marco Teixeira é considerado pela comunidade acadêmica como o mais profundo conhecedor da história dos quilombos do Vale do Guaporé e da Amazônia como um todo. Sua palestra foi mesclada com apresentações de slides das comunidades quilombolas que ainda resistem em terras que forma o estado de Rondônia. Além disso, Marco Teixeira comentou sobre o movimento escravocrata que foi implantado com o aval da igreja católica e no Brasil deixou marcas que nem mesmo a Lei que acabou com a escravidão em terras brasileiras conseguiu apagar. “No Vale do Guaporé os quilombolas ensinaram os índios enquanto os negros que vieram trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré eram considerados como classe média”, ensinou Teixeira.Em discussão a Diáspora Africana - Gente de Opinião

O Seminário prossegui na tarde ontem com a palestra “Os Imigrantes Antilhanos de Porto Velho” preferida pela Professora Mestra Cleonice Blackman.


PROGRAMAÇÃO DE HOJE

Palestra 01: Referências Culturais, Arte e Patrimônio Afro-brasileiro: Prof. MS. Francisco das Chagas Silva - Horário: 08h às 08h30

Palestra 02: O “Patrimônio Fortificado” Ciência e técnica nas fortificações na América espanhola e portuguesa no século XVIII. Os engenheiros no serviço das monarquias ibéricas: Palestrante: Profª. Drª. Nayibe Gutierrez - Horário: 08h50minh às 09h50.

Palestra 03: Patrimônio e Memória – Real Forte Príncipe da Beira. Palestrante: Prof. Dr. Juan Marchena Fernandez - Horário: das 10h10minh às 11h30.

12h. - Coquetel de encerramento

 


Lá vai de novo a opinião particular do Zekatraca ser contestada.


***********

Acontece que na coluna de ontem, dissemos que não havíamos gostado do resultado do júri popular divulgado pela coordenação do Festcine Amazônia.


**********
E se escrevemos e publicamos, foi porque realmente não concordamos e nem somos obrigados a concordar.


*********

Agora se o público escolheu ta escolhido, se os jurados votaram a favor, é uma opinião deles que ninguém pode modificar.


*********

Assim como ninguém pode querer que este colunista concorde com o que foi divulgado.

*********

E tem mais, festival sem contestação não é festival, é arrumação!


*********

Não quis e nem quero colocar em dúvida as decisões dos amigos Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis responsáveis pela realização do festival.

*********
Por conta do que escrevemos na coluna de ontem, Jurandir e Fernanda respondem da seguinte maneira:

**********

Prezado Jornalista Zé Katraca,


********

Com relação a publicação de sua coluna de segunda-feira dia 21 de novembro de 2011, o qual questiona o resultado dos vencedores do Troféu Mapinguari, 9ª Edição do FESTCINEAMAZONIA, ocorrido de 15 a 19 de novembro de 2011, onde escreve: “Nosso protesto é quanto a premiação do júri popular!”, temos a informa-lo o seguinte:


***********
O trabalho vencedor do Troféu Thiago de Melo, Júri Popular foi o vídeo O CASO LIBRAS, da diretora Melise Maia, do Rio de Janeiro e não como veiculado e questionado em sua coluna A VERDADEIRA HISTÓRIA DA BAILARINA DE VERMELHO, Direção: ALESSANDRA COLASANTI & SAMIR ABUJAMRA.


**********

O trabalho premiado na categoria de Júri Popular foi escolhido através de votação popular durante os dois turnos de exibição da Mostra Competitiva que ocorreu nos dias 16, 17 e 18 de novembro. As fichas de votação do referido júri popular encontram-se a sua disposição para aferição do resultado.


***********
Quanto aos demais prêmios concedidos pelo FESTCINEAMAZONIA a organização do festival concede total autonomia ao corpo de jurados, altamente qualificado, que acompanharam a exibição de toda a Mostra Competitiva e primaram pela escolha de filmes e vídeos baseados em critérios técnicos, tais como: força do argumento, qualidade de imagens e som, edição e finalização, dentre outros.

************

O júri foi composto pelos seguintes profissionais:
BILL FOGTMAN - fotografo, cineasta e engenheiro de som. É fundador e membro da Associação Brasileira de Cinematografia (ABC). Seu ultimo trabalho foi como produtor executivo do longa metragem “Capitães de Areia”de Cecília Amado, obra de Jorge Amado, recém lançado no Brasil. Em seu currículo ainda consta a participação como diretor ou produtor executivo de algumas das principais obras cinematográficas brasileiras: “Tieta do Agreste”, “Estorvo”, “O Xangô de Baker Street”, “O Veneno da Madrugada”, “Brasileirinho.


**********

CÂNDIDO ALBERTO DA FONSECA – Bacharel em Comunicação Social pela Universidade Gama Filho (1979). Mestre em Comunicação Social pela Universidade de Lisboa (Portugal). Trabalhou como ator em diversas montagens. Atua ainda como jornalista e como diretor, roteirista e produtor em diversos vídeos.


**********

ALEJANDRO FUENTES ARZE - boliviano, é diretor e produtor com mais de 600 produções entre reportagens e documentários. Desde 2007 criou e dirige o festival infantil audiovisual em Santa Cruz de La Sierra. Tem experiência como jurado em festivais internacionais de curtas-metragens no Peru e Argentina.


***********

LUCIANO GILETA - é diretor, roteirista e editor de filmes. Participou como fundador da rede de cinemas itinerantes da América Latina e Caribe. Com o projeto la Cinta Corta tem percorrido diferentes comunidades e povoados da Argentina, Bolívia, Peru e Equador com projeções feitas em espaços públicos como praças, ruas, clubes e escolas.


***********

SUELY RODRIGUES - é atriz e diretora de teatro com vasta atuação profissional nos palcos de Rondônia e outros estados. Com mais de 30 anos de carreira, já participou de importantes festivais pelo Brasil afora.


**********


Finalmente, agradecemos o espaço sempre concedido ao FESTCINEAMAZONIA em sua coluna.

***********

É o que tínhamos a informar . Jurandir Costa e Fernanda Kopanakis
Organizadores/Festcineamazonia


Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)