Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Em se falando de Conferencia Estadual de Cultura, Porto Velho levou o maior banho do interior


Em se falando de Conferencia Estadual de Cultura, Porto Velho levou o maior banho do interior - Gente de Opinião

Em se falando de Conferencia Estadual de Cultura, Porto Velho levou o maior banho do interior. Tô me referindo a eleição que elegeu os Delegados que vão representar Rondônia na Conferencia Nacional que vai acontecer no mês de novembro em Brasília.

********

A capital não vai contar com nenhum representante, apesar da proposta que servirá de bandeira de Rondônia em Brasília ser uma sugestão do Delegado do Município de Porto Velho – Implantação do Estatuto da Cultura.

*******

O interior elegeu os Sete Delegados – Quatro da Sociedade Civil e três do Poder Público. Tá todo mundo de Porto Velho fora da discussão.

*******

A turma do interior foi tão poderosa na hora da votação, que até discussão entre seus representantes aconteceu. O negócio fedeu a chifre, quando um dos Delegados de Ariquemes que estava concorrendo, viu que não tinha conseguido votação suficiente para ser Delegado Estadual em Brasília.

********

O cara chiou mais que torneira da Caerd na periferia de Porto Velho. Dizia o dito cujo, que não admitia tamanha traição. “Banquei a vinda desse povo todo de Ouro Preto e eles não votaram em mim, prestei atenção nos meus eleitores e eles me traíram.

*******

Será que esse cidadão iria realmente defender os interesses culturais de Rondônia lá em Brasília, ou apenas queria ganhar a passagem e a estadia para curtir férias na capital federal. Do jeito que ele cobrou os votos de seus “parceiros”, deu a entender que havia comprado a consciência dos eleitores. Felizmente ele não foi eleito, provando que ninguém estava ali para vender voto.

*******

Ganhou o interior porque são maioria. A capital não cheira bem ao nariz dos do interior. “Esses caras são da capital, tudo que se faz na Secel só é em benefício da capital”. Esse é o pensamento do povo do interior a respeito dos representantes de Porto Velho.

********

Eles até concordam com as diretrizes colocadas pelos representantes da capital e até voltam a favor porque são propostas ótimas, mas na hora de votar na viagem, são contra.

*******

É pau na certa, Isso aconteceu também na segunda conferencia que foi realizada no Sest/Senat em Porto Velho há alguns anos e nem assim a capital conseguiu a maioria, naquela, até a Bebel ficou de fora, e olha que ela era e é a queridinha de todos que militam nos segmentos culturais de Rondônia.

*******

Desta vez, nem a Eluane nem a Jória conquistaram a simpatia dos representantes dos poderes públicos do interior. Foi de lavada a derrota dos representantes da capital.

*******

Quem ainda conseguiu alguns votinho foi a Sacerdotisa Marlene que ficou como suplente ao conseguir 12 votos. O Silvio Zekatraca conseguiu apenas 6 votinhos. Foi vergonhoso.

*******

De qualquer maneira, pelo currículo dos mais votados, Rondônia estará bem representada na III Conferencia Nacional de Cultura que vai acontecer em Brasília.

*******

Para não ficar só na Conferencia: A degola na Secel vai continuar com a devolução do pessoal que veio da Prefeitura de Porto Velho, ou seja, Chefia de Gabinete, Assessor de Gabinete e outros, se for para cumprir a ordem ao pé da letra, até a Gerente do GAF vai cair. Depois serão os CDS gordos. Isso quer dizer, que o governo de Confúcio Moura rachou de vez com a deputada Epifânia Barbosa, pois esse povo todo foi indicado pelo seu mandato

*********

Se já estão demitindo antes da transformação da Secretaria em Superintendência, é porque não estão botando fé nessa transformação. É como diz o Zoghobi: Tô falando!
 


LUTO

Morre o compositor Cabo Piaba

Porto Velho, terra maravilhosa, cachoeiras grandiosas, de belezas naturais, a tua gigante floresta, onde foram descobertas, tuas riquezas minerais. Oh como são tão bonitas, minas de cassiteritas...És imortal de Rondon, és o símbolo do bom e teus filhos são felizes e audazes. Por ti daremos a vida, Rondônia tão querida, onde este samba nasceu...

Letra da música “Exaltação a Rondônia” de autoriza do José Ferreira da Silva – Piaba, que toda sexta feira durante a Fina Flor do Samba o Ernesto Melo.

José Ferreira da Silva ainda muito jovem descobriu sua veia musical e passou a se apresentar nos programas de calouros dirigidos pelo saudoso Humberto Amorim na rádio difusora do Guaporé e depois no auditório da Rádio Caiari primeiro com o Bianor Santos e depois com o Osmar Vilhena. Logo depois que a rádio Caiari se consolidou como emissora de rádio, o Piaba que a época era Cabo do Exército, conseguiu emprego como sonoplasta, dividindo a mesa de som com o Silvio Santos, Ary Santos, Abemor, Claudemir Santos e tantos outros.

Casado há 47 anos com dona Raimunda Ferreira da Silva. Pai de oito filhos: Johadson, Jardeson – Jeferson – Paulinho – Roseane – Rosangela - Regiane e os netos: Alexandre, Ana Claudia – Vinicius, Letícia e Camile.

O corpo do Cabo Piaba como também era conhecido o José Ferreira está sendo velado na funerária Pax Real que fica a avenida Sete de Setembro entre a Guanabara e a Rafael Vaz e Silva de onde sairá para o cemitério Recanto da Paz às 9 horas desta quarta feira dia 18.


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Domingo, 12 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)