Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Emanuel Nery é o novo secretário da Secel


Emanuel Nery é o novo secretário da Secel - Gente de OpiniãoO governador Confúcio Moura (PMDB), assinou na manhã de ontem 21, a nomeação do novo secretário da secretaria de Esporte da Cultura e do Lazer – Secel Emanuel Nery. Francisco Leilson de Souza Filho – Chicão foi convocado para reunião no palácio Presidente Vargas por voltas 9h00 de ontem, quando foi informado pelo próprio governador que estava sendo substituído a pedido do PC do B da titularidade da Secel e que em seu lugar assumiria o sobrinho do presidente do partido Emanuel Nery.

Emanuel assume a Secel com missão de primeiro, convencer as empresas que participaram da licitação para a colocação da estrutura de arquibancada, sonorização, banheiros químicos e iluminação do Arraial Flor do Maracujá que aconteceu semana passada, mas, foi anulada por falhas técnicas na documentação das três empresas que disputaram a finalíssima da Licitação promovida pela Supel a entrarem em acordo assim como atualizarem suas documentações.

Ontem pela manhã a equipe responsável pela coordenação do Flor do Maracujá em virtude dos problemas com a Licitação, aguardavam o secretário (velho ou novo), para sugerir a transferência do inicio da festa folclórica, para o próximo dia 31 deste mês e término no dia 9 de setembro.

Emanuel Nery toma posse oficialmente como secretário da Secel no dia de hoje.

 


Temos novo secretário estadual de cultura.

**********

A novela Chicão X PC do B terminou na manhã de ontem, com a nomeação pelo governador Confúcio Moura do Emanuel Neri para secretário da Secel.

**********

Emanuel Neri direto da Limpeza Urbana da Secretaria Municipal de Serviços Básicos (Semusb), para a Secretaria de Estado dos Esporte da Cultura e do Lazer – Secel.

*********

Bem que colocamos aqui semana passada, quando alguns sites de noticia publicaram a demissão do Chicão, que pelo menos até terça feira 21, o Chicão ficaria como secretário, não deu outra!

*********

Emanuel Neri assume a secretaria numa data muito significativa culturalmente falando. 22 de agosto é o dia do Folclore.

**********

E em conseqüência, queira ou não queira, ele vai ter que assumir e imediatamente convocar ou nomear a comissão de coordenação da XXXI Mostra de Quadrilhas e Bois Bumbás do Arraial Flor do Maracujá.

**********

Flor do Maracujá que cai no colo do novo secretário como primeiro problema a ser resolvido, pois, a data do seu inicio, por força da desorganização da atual administração estadual, deve ser mais uma vez modificada do dia 24 para o dia 31 de agosto.

**********

Isso se as empresas que participaram da licitação para colocar a estrutura de sonorização, iluminação, arquibancadas, banheiros químicos e camarotes no Flor do Maracujá se acertarem.

*********

O que vem acontecendo de falta de seriedade e responsabilidade para com eventos de cultura e lazer por parte do governo estadual (não estou falando da Secel não), não está ,escrito.

********

Quando não é a PGE que embarga os convênios culturais, aparece outro órgão para “melar” a coisa.

*********

Querem ver os problemas que o novo secretário vai ter que assumir, independente do Flor do Maracujá cuja Licitação coordenada pela Supel foi embargada por problemas entre as empresas finalistas da Licitação?

**********

A festa do Centenário da Madeira Mamoré que não se resumiu apenas naquela realizada no dia 1º de agosto, foram vários eventos, inclusive em Guajará Mirim cujos pagamentos não foram autorizados até agora, mas, os valores foram empenhados o que comprova que o governo estadual reconhece a dívida.

*********

Tem que resolver o problema da emenda de um parlamentar estadual, dirigida para a realização de um evento, que está acontecendo pelos bairros da cidade e que não reúne mais do que “quatro gatos pingados” mas, o valor da emenda é maior que o convênio do Festival Folclórico de Guajará Mirim e duas vezes o do Flor do Maracujá. Só quem sabe desse evento é o pessoal do gabinete do deputado e os calouros.Emanuel Nery é o novo secretário da Secel - Gente de Opinião

*********

Por falar em Duelo na Fronteira o novo secretário vai ter que sanar o pagamento do convênio do Duelo na Fronteira que está sendo pago a PRESTAÇÃO – Por exemplo a cada semana a Secretaria da Fazenda libera R$ 100 Mil dos mais de Um Milhão do convênio.

**********

Com isso, o pessoal dos bois de Guajará ta comendo o pão que o diabo amassou, para pagar as dívidas.

*********

Se a mesma forma de pagamento for aplicada aos grupos que se apresentarem no Flor do Maracujá, vai ser um Deus nos acuda.

*********

O interessante é que nós, dos grupos folclóricos e promotores de eventos, só sabemos reclamar do secretário de cultura, quando na realidade, deveríamos fazer manifesto na porta da secretaria de Fazenda e na Procuradoria Geral do Estado pois, são esses órgãos que atrapalham o desenvolvimento cultural em nosso estado.

**********

Pela vontade dos secretários de cultura tudo quanto era projeto cultural receberia apoio, mas, e isso não é de hoje, sempre que se fala em dinheiro para projetos culturais os secretários de fazenda são contra e tem aqueles que ainda dizem: “Pra que gastar dinheiro com dança de quadrilha, boi bumbá, carnaval, teatro etc...”.

**********

Não sabem esses senhores que se dizem donos da verdade e do dinheiro público, que cultura é investimento e não despesa.

**********

São esses problemas que o Emanuel Neri vai começar a sentir na pele.

***********

Tem um detalhe, a Secel não é para realizar e sim apoiar eventos culturais e esportivos.

**********

É necessário que seja implantado imediatamente o sistema de EDITAL para se premiar projetos culturais.

*********

Enquanto ficarmos dependendo de aprovação de convênio e da liberação da verba para os convênios. Nossa cultura vai continuar com o pires na mão.

**********

Ou nas mãos de pessoas que acreditam que cultura é plantação de soja, feijão, arroz, melancia etc...

*********

Lembra daquele ex-governador que ao ser perguntado como andava o investimento na cultura, respondeu: “Está tão bãom que a cultura do arroz, da soja e do milho vão bater recorde esse ano”.

**********

Jogamos todas nossas cartas no governo Confúcio, mas, alguns de seus assessores estão “blefando”.

**********

Seja bem vindo Emanuel Neri!.


FESTCINE


Boa Vista recebe itinerante com Eliakin Rufino

Rufino é artista consagrado na capital de Roraima e na Amazônia com trabalho inspirado nos povos da floresta

A exibição do Festcineamazônia Itinerante em Boa Vista (RR), foi marcada por uma programação multicultural. Emanuel Nery é o novo secretário da Secel - Gente de OpiniãoO show com o cantor e poeta Eliakin Rufino trouxe o melhor da poesia regional, cantando ao vivo e interagindo com o público. Rufino é artista consagrado na capital de Roraima e na Amazônia com trabalho inspirado na natureza e nos povos da floresta. O evento fez parte da etapa do Festival nas capitais da região Norte e teve apoio da universidade Federal de Roraima (UFRR).

Outro show envolvente em Boa Vista foi do Circo do Seu Léo tendo a tradição circense com show dos palhaços Pimpolho e Pipoquinha. O circo também levou ao picadeiro atração de malabarismo com fogo, e o envolvente número com laço e chicote. O circo é composto por uma família circense composta pelos cinco filhos do Seu Léo ao lado da dona Carmezia Makuxi, sendo um circo de resistência.

Na próxima quinta-feira (23) o Festcineamazônia Itinerante estará em Belém, capital do Pará, com mais uma exibição da etapa nas capitais da região Norte. O evento terá o apoio do Governo do Pará através da Fundação Cultural do Pará, presidida pelo Nilson Chaves. Nesta etapa o Festival já esteve em Manaus (AM), Macapá (AP) e Boa Vista (RR). Outra capital que receberá a itinerância é Palmas (TO) em data a ser definida.

Neste ano o Festcineamazônia completa 10 anos de realização com um grande evento em Porto Velho, de 9 a 10 de novembro próximo, homenageando entre outros artistas e personalidades, o jornalista e cartunista Ziraldo, autor do Menino Maluquinho e outros personagens. Para a mostra competitiva, as inscrições continuam aberta até o dia 31 de agosto pelo site www.cineamazonia.com.

O Festcineamazônia 2012 tem o patrocínio do BNDES, Governo Federal através da Lei Rouanet, Ministério da Cultura,Secretaria do Audiovisual, Governo de Rondônia/ Secel, TAL – Television America Latina, Amazon Film, Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura.

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)