Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Empresa paralisa obra da construção no Parque dos Tanques + Moraes Moreira morre aos 72 anos


Empresa paralisa obra da construção  no Parque dos Tanques + Moraes Moreira morre aos 72 anos - Gente de Opinião

A bomba da semana, é a paralização da construção do Centro de Convenção de Rondônia, mais conhecido como “Cidade da Cultura”, no Parque dos Tanques.

***********

Já não bastasse a pandemia provocada pelo novo coronavírus, agora vem a notícia de que o   Terreno do Parque dos Tanques onde até o ano passado aconteceu o Arraial Flor do Maracujá, no passado, abrigou um grande LIXÃO.

**********

Em virtude dessa descoberta, a empresa contratada para proceder a construção praticamente abandonou a obra.

**********

Vale salientar que a empresa que montou o canteiro de obra no Parque dos Tanques e estava trabalhando a construção da Cidade da Cultura, não tem nada a ver com o estudo, que deveria ser realizado, sobre as condições do seu subsolo.

**********

Quem recebeu para desenvolver esse estudo, foi a empresa contratada para desenvolver o Projeto Arquitetônico da Cidade, assim como realizar estudos sobre a viabilidade da construção naquele terreno e segundo o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira não o fez.

**********

Acho que a empresa contratada para realizar o serviço que não realizou, deveria arcar com os prejuízos que por acaso, venham causar ao governo estadual e federal uma vez, que os recursos já depositados na Caixa Econômica Federal são oriundos do Ministério do Turismo via emenda parlamentar.

**********

Pelo que podemos observar nas fotografias feitas na escavação do local, dificilmente aquela área será liberada para abrigar a construção da Cidade da Cultura.

**********

Agora o que todos temos que ficar esperando, é a suspensão da quarentena, para saber se o Parque dos Tanques abrigará ou não a Cidade da Cultura.

*********

Primeiro, temos que ficar torcendo, para que a pandemia provocada pelo novo coronavírus passe o mais breve possível.

**********

Pois, enquanto durar a quarentena, nada poderá ser feito a respeito do assunto. Até porque, todos os órgãos do governo, estão voltados para as ações relativas ao combate a Covid + 19.

********

Outra coisa que está deixando o portovelhense preocupado, é a onda de violência que está tomando conta da cidade.

**********

No final da semana que passou, os órgãos de segurança, registraram 8 ocorrências, com seis tentativa de homicídio e dois assassinatos.

*********

Entre estes, o do Beto Andreoli que foi brutalmente assassinado na madrugada de domingo, com 10 facadas.

*********

Beto é filho do empresário da comunicação Paulo Andreoli proprietário do jornal eletrônico Rondônia ao Vivo.

**********

Um policial militar também foi assassinado em Porto Velho.

**********

A violência ta matando mais que o Covid +19 em Porto Velho e olha que a polícia não tem dado trégua aos bandidos.

**********

Vamos pedir a Deus, que abrande o coração desse povo. Porto Velho não merece tamanha dose de violência.

**********

Já basta a preocupação com o novo coronavírus.

**********

Por isso recomendamos: Lave as mãos com água e sabão, utilize álcool em gel e se for sair, coloque máscara.


Empresa paralisa obra da construção  no Parque dos Tanques + Moraes Moreira morre aos 72 anos - Gente de Opinião

CIDADE DA CULTURA

Empresa paralisa obra da construção no Parque dos Tanques

 

A empresa contratada para construir o Cento de Convenção do Estado de Rondônia conhecido também como “Cidade da Cultura”, no Parque dos Tanques, desde meados de fevereiro, paralisou os trabalhos que vinham sendo realizados, em virtude de durante as escavações para implantar as fundações da edificação, ter descoberto que toda a área onde aconteciam as apresentações das quadrilhas e bois-bumbás não passa de Um Aterro onde foi encontrado no subsolo, um grande lixão, o  que inviabiliza qualquer construção no local.

Consultamos o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira sobre o assunto, e ele nos disse o seguinte: “A obra foi paralisada, porque a empresa que fez o projeto, foi paga para fazer o estudo de solo e subsolo antes de desenvolver o Projeto, entretanto, não foi feito e agora foi encontrado um LIXÃO na área, e por isso, tem que ser feito um novo estudo de solo. A empresa que recebeu para fazer o Projeto já foi notificada e deverá tomar as providencias para podermos dar andamento na obra”, disse Jobson.

A preocupação dos dirigentes das entidades que congregam os grupos folclóricos que se apesentam no Arraial Flor do Maracujá assim como das Escolas de Samba, é que esse problema do subsolo, venha ser considerado como impedimento para que a construção da “Cidade da Cultura” no Parque dos Tanques seja suspensa de vez, o que pode acarretar na perda dos recursos já depositado na Caixa Econômica para a construção da obra. “Já pensou se o governo federal achar de solicitar a devolução dos recursos”, lembra o folclorista Rodrigo Cerdeira presidente da quadrilha Mocidade Junina.

Segundo Cerdeira: “Por essas e outras, a empresa abandonou a obra, retirando o seu maquinário e doando a madeira e telhado da sua parte logística”, finalizou


Empresa paralisa obra da construção  no Parque dos Tanques + Moraes Moreira morre aos 72 anos - Gente de Opinião

Moraes Moreira morre aos 72 anos, no Rio de Janeiro 

 

O cantor e compositor Moraes Moreira morreu na madrugada desta segunda-feira (13) aos 72 anos, em casa, no bairro da Gávea, no Rio de Janeiro. Conforme a assessoria do artista, ele morreu por volta das 6h depois de sofrer um infarto agudo do miocárdio.

Segundo Eduardo Moraes, irmão do cantor, o corpo de Moraes Moreira foi encontrado após a chegada da empregada doméstica no apartamento em que ele morava. O artista vivia sozinho, segundo o irmão.

Ainda de acordo com a assessoria, as informações sobre o enterro não serão divulgadas para evitar aglomerações, recomendação de vários órgãos de saúde como prevenção à Covid-19.

Antonio Carlos Moreira Pires nasceu em Ituaçu, no interior da Bahia, em 8 de julho de 1947. Moraes Moreira começou tocando sanfona de doze baixos em festas de São João e outros eventos na cidade. Na adolescência aprendeu a tocar violão, enquanto fazia curso de ciências em Caculé, na região sudoeste da Bahia, em 1967.

Aos 19, ele foi para Salvador, onde começou a estudar no Seminário de Música da Universidade Federal da Bahia. Lá, ele conheceu seus futuros companheiros dos Novos Baianos, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor, além de Tom Zé.

Em 1968, eles criaram o espetáculo que deu origem aos Novos Baianos, Desembarque dos Bichos depois do Dilúvio Universal.

O grupo já tinha também a participação de Baby do Brasil (Baby Consuelo, na época) na voz e o guitarrista Pepeu Gomes quando foi participar do popular Festival da Música Popular Brasileira na TV em 1969, com a música “De Vera”, de Moreira e Galvão.

No ano seguinte, o grupo lançou seu disco de estreia, “Ferro na boneca”. Mas a grande obra deles viria após uma visita de João Gilberto à casa em que eles moravam juntos, já no Rio de Janeiro. Em 1972, eles lançaram o álbum “Acabou chorare”, que consagrou os Novos Baianos. O trabalho juntava samba, rock, bossa nova, frevo, choro e baião.

Com a regravação de “Brasil pandeiro”, de Assis Valente, além de “Preta pretinha”, “Mistério do planeta”, “A menina dança”, “Besta é tu” e a faixa título, todas de coautoria de Moraes Moreira, o álbum de 1972 é reconhecido como um dos melhores - senão o melhor - trabalho do pop brasileiro.

Foi um passo adiante do tropicalismo de Caetano, Gil e Tom Zé - no abraço ao rock e à psicodelia hippie, na fusão de ritmos brasileiros, na recusa a seguir padrões no período mais duro da ditadura militar.

O grupo foi morar em um sítio em Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio, onde seguiam a cultura hippie dos EUA e da Europa em plena ditadura militar brasileira. Lançaram ainda três discos, cujo sucesso não tão grande começou a gerar desentendimentos. Ele ficou no grupo de 1969 até 1975, quando saiu em carreira solo.

 

Carreira Solo

 

Em 1976, já em carreira solo, ele se tornou o primeiro cantor de trio elétrico, ao subir no trio de Dodô e Osmar, e cantou a música “Pombo correio”, sucesso na época.

Já em 1997, ele reuniu o grupo Novos Baianos para lançar o disco ao vivo Infinito Circular, com canções dos discos anteriores e algumas inéditas. Em 2007, Moraes Moreira publicou o livro A História dos Novos Baianos e Outros Versos, escrito em linguagem de cordel, que conta a história dos Novos Baianos.

 

Em 2017, ele lançou outro livro, o "Poeta Não Tem Idade", com cerca de 60 textos sobre homenagens a Luiz Gonzaga, Machado de Assis, Gilberto Gil e muitos outros.

Nos últimos anos, Moraes Moreira se envolveu em shows de reunião dos Novos Baianos e também de trabalhos solo.

 

artista também se dedicou a trabalhos com o filho.

 

No total, ele lançou mais de 60 discos entre a carreira solo, Novos Baianos, Trio Elétrico Dodô e Osmar, além da parceria com o guitarrista Pepeu Gomes.

Em março deste ano ele fez a última postagem no Instagram falando sobre a quarentena que o mundo vive por causa da Covid-19. 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Segunda-feira, 6 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)