Sexta-feira, 26 de julho de 2013 - 05h04
O grupo Mapi de Porto Velho - RO, com o espetáculo: Dindo e Tonton, Dois Palhaços Fujões, abre a noitada desta sexta feira 26, do VI Festival Amazônia Encena na Rua que está acontecendo na Arena Madeira Mamoré sempre a partir das 19h00.
O espetáculo do Mapi conta a história de Dindo, palhaço cansado, deprimido e desgostoso com a sua profissão, que foge do circo depois de perder a mulher por quem era apaixonado. Em sua trajetória pela rua, sem graça e sem perspectiva alguma, encontra Tonton, uma garota que foge de casa aos 18 anos para viver o sonho de ser palhaça.
O segundo espetáculo da noite de hoje, apresenta a peça: Pindorama: “A Saga de Um Cristo” com o grupo Nativos Terra Rasgada (SP). Uma história com pé e cabeça abordando os principais acontecimentos históricos no Brasil. Como pano de fundo, três personagens bíblicos: Jesus, Madalena e o Diabo.
O último grupo da noite a se apresentar será a Cia. de Arte e Cultura Samaúma que veio de Manaus (AM), apresentar o espetáculo “Ritmos de Inquieta Alegria”. A escrita de Violeta floresce como uma vitória-régia. deus lendário da Amazônia, que a castiga, transformando-lhe em mulher-fêmea.
A sexta edição do Festival de Teatro Amazônia Encena na Rua está sendo apresentado todas as noites a partir das 19h00, na Arena Madeira Mamoré sob a direção e produção do grupo O Imaginário e Sesc com o patrocínio da Caixa Econômica.
Na segunda noite (quarta feira), de espetáculos o grupo Manjericão do Rio Grande do Sul abriu a noite com o espetáculo João Pé de Chinelo preparando o público que enfrentou o frio, inclusive tinha família agasalhada em edredom, com uma brilhante desempenho, para a entrada do grupo Maria Cutia desta feita, com a peça “A Gente Gosta” uma história de amor pra lá de engraçada.
Chicão e Zaine com o grupo O Imaginário encerram a programação da segunda noite com o premiadíssimo espetáculo: A Ferrovia dos Invisíveis, Narrativas do Outro Lado. Um espetáculo que dispensa comentários.
Por se tratar de final de semana, vamos aproveitar para divulgar as programações que estarão acontecendo de hoje até domingo.
********
É claro que o Festival Amazônia Encena na Rua é a grande pedida para quem gosta de curtir uma comédia. Aliás, para desopilar o fígado não existe programação melhor, do que acompanhar os espetáculo que estão sendo apresentado na Arena Madeira Mamoré, todas as noites (até domingo), sempre a partir das 19h00.
********
Outra boa pedida é o Arraial de São Cristóvão que está acontecendo na Igreja do Santo Padroeiro dos Motoristas que fica à rua Pinheiro Machado.
A grande carreata vai acontecer domingo dia 28 com a concentração a partir das 17h00, em frente a igreja da Pinheiro Machado com a Guanabara. Toda noite além de novena, tem bingo.
********
Se você gosta de danças folclóricas e comida típica, não pode perder o Arraial Abrobão que começa hoje e só termina domingo, no Conjunto Cohab Floresta, justamente no campo de futebol do Abrobão.
*********
Hoje acontece o Arraial dos funcionários da Secel.
********
Na programação consta a apresentação da “Quadrilha Improvisada”, que terá como marcador o Mamá,
*********
A Ângela vai de noiva e o Monteiro de Noivo,
********
O casal de Velha e Velha, Professora Nazaré e o Silvio Santos
**********
Dizem que na programação também consta a apresentação do boi bumbá “Reformador”.
********
O amo do “Reformador’ será o Zoghbi tendo como Vaqueiro o Ananias.
********
Pedrinho será o Rapaz e a secretária a Cunhã Poranga.
********
A sinhazinha da Fazenda será a Camélia.
********
A Welida a Rainha do Folclore e o Maracanã o Pajé!
********
A Mari a Rainha da Batucada e o Flávio o 1º Vaqueiro.
********
Dizem que o governador vai marcar presença fantasiado de “Juiz” e o Cambuquira de “Guarda”.
********
Pena que o Arraial da Secel é apenas para os funcionários da Secel e seus familiares.
********
Deixando a brincadeira de lado: Foi criado mais um grupo folclórico em Porto Velho, trata-se do Grupo Paikesé. Entre outros objetivos o grupo conta com o Boi Bumbá Manhoso. Veja o convite expedido pela diretoria do Paikesé.
********
Convidamos você, para nossa humilde apresentação dia 28/07/2013 - Domingo - na Praça Aluízio Ferreira. Será uma pequena amostra de nosso trabalho.
*********
Faremos apresentação dos nossos dançarinos, itens e batizado do Boi Manhoso, este trabalho que será mostrado só tem um mês,
*********
No decorrer do tempo estaremos mostrando ritual alegoria que será nosso foco.
*********
Estamos trabalhando com jovens e adultos da zona leste e do centro na cidade.
*********
Logo após será a primeira apresentação do Grupo de Forró Mistura Radiante que está em Parceria com o Grupo Paikesé Folclóriconão falte!
**********
O trabalho esta muito bonito e vocês não vão se arrepender de sair de casa para prestigiar este evento.
*********
Seja bem vindo Paikesé! Faltou apenas dizer quem são os responsáveis pelo grupo. Será a doutora Fátima com a Madelaine?
********
Vamos apreciar o Batizado do Boi Manhoso, domingo na praça Aluizio Ferreira durante a Feira do Porto!
*********
Hoje além da Fina Flor do Samba no Mercado Cultural que começa as 20h00.
********
Aliás, a Fina Flor do Samba se apresenta amanhã em Humaitá (AM).
**********
To na Arena Madeira Mamoré curtindo os espetáculo do Festival Amazônia Encena na Rua.
*********
O Gê Vitor e o Emmanuel técnicos do Ministério da Cultura, também marcarão presença nos eventos desta sexta feira!
AGENDA
Filmes documentários e livro de poesia no Sesc
O Sesc Rondônia, a Universidade Federal de Rondônia (Unir) e o Cine Oca realizam nos dias 27, 28 e 29 de julho a Mostra Cine Documentário, com apresentações de filmes brasileiros com temáticas polêmicas acerca do cotidiano social, como sexualidade, obesidade e revelações sobre o cinema brasileiro. A exibição é gratuita e ocorre sempre às 20h no Auditório da Unir Centro, em Porto Velho.
Dos três documentários exibidos, dois terão a participação especial dos diretores para um bate-papo; o filme “Kátia (2013)”, que narra a história da primeira transexual eleita para um cargo político no Brasil, traz a diretora Karla Holanda e “O Roteirista”, documentário que expõe a opinião de 32 roteiristas do cinema brasileiro e suas interpretações, com a participação do diretor Lucas Paraízo.
No último dia da Mostra será exibido o documentário Muito Além do Peso, da diretora Estela Renner. O filme discute por que 33% das crianças brasileiras estão acima do peso. Após a exibição, será realizada uma palestra com a nutricionista de Porto Velho Clair Miranda.
Livro de poesia
Dentro da programação do Sesc para este final de semana, destacamos o lançamento do livro “Novas Paisagens, uma Antologia Poética”, A obra será lançada sábado dia 27, às 19h00 na Área de Convivência do Sesc Esplanada, com a presença dos autores. o livro reúne 30 poemas inéditos dos escritores participantes do I Prêmio Sesc de Poesia, realizado em 2011. “É neste contexto que o Sesc deve desempenhar o seu papel social com a comunidade rondoniense, fomentando a cultura através da realização de projetos que valorizem artistas da terra”, declara o presidente da Fecomércio-Sesc-Senac, Raniery Coelho.
O grupo Choro do Porto e os artistas Ceiça Farias, Tiago Maziero e Luiz Paulo vão realizar apresentações musicais, recital e performances poéticas durante o lançamento. A entrada é gratuita.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando