Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

ENCENA NA RUA: A Ferrovia dos invisíveis encerra a 5ª edição


ENCENA NA RUA: A Ferrovia dos invisíveis encerra a 5ª edição - Gente de Opinião

Depois de uma semana de apresentações, oficinas e debates no Complexo da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, a quinta edição do Festival Amazônia Encena na Rua chega ao fim neste domingo 29, mas o fim de semana ainda promete muitas atrações para o público portovelhense (Fotos AQUI).

Neste sábado, duas apresentações de dança abrem a noite de espetáculos, a partir das 19h00: Dança do Ventre com a Cia. Chistina Pontes, e Odissi, dança indiana com o grupo Locômbia, de Roraima. Em seguida começam as apresentações teatrais: Uma família de palhaços atrapalhados entra em cena em Poropopó, da Cia. Será O Benidito?! do Rio de Janeiro.

Para fechar a noite, os alunos do curso de teatro do grupo O Imaginário encenam A Ferrovia dos Invisíveis - Narrativas do Outro Lado. A peça é resultado de uma pesquisa sobre os trabalhadores de diversas nacionalidades que construíram a Ferrovia Madeira-Mamoré e sua estrutura é baseada nas narrativas e memórias de diferentes tempos.

Domingo acontece o encerramento do Festival, com todos os grupos e artistas circences na Arena Madeira Mamoré, a partir das 18h.

Às 19h, o último espetáculo de dança do Festival fica por conta de Anderson Moreira com Dança do Ventre, e às 20h30 a Cia. Cata e Conta, do Maranhão, traz muitas histórias e cantorias no espetáculo Histórias de Maga.

Às 21h30, o grupo O Imaginário apresenta novamente A Ferrovia dos Invisíveis, e encerrando esta edição do Festival, o grupo Tia Teatro e seus dois palhaços "Sem Eira nem Beira" divertem o público com a peça "Histórias de Circo sem Lona".

 


Hoje na roda de samba do Beto Cezar que acontece no Mercado Cultural a partir das 17h00, o compositor Beto Correia autor de sucessos como, Telefone, Quem de Nós, Dengo, Conto de Fadas e muitos outros vai se apresentar.

 ENCENA NA RUA: A Ferrovia dos invisíveis encerra a 5ª edição - Gente de Opinião

********

Vamos lá que a entrada é franca. Juntamente com o Beto Correia estarão os sambistas de Porto Velho, Bainha, Silvio, Waldison, Oscar e muitos outros.

 

******

Na roda de samba do Beto Cezar só se apresenta quem canta samba de raiz, pagodeiro passa ao largo como diz o paraense!

 

*******

 

A equipe da Secel responsável pela coordenação do Centenário da Madeira Mamoré, está pegada na montagem da estrutura dos palcos que será armada em vários locais.

 

*********

Por exemplo: Na praça Jonathas Pedrosa onde existe o monumento à Bíblia Sagrada, o palco será para apresentações de shows evangélicos.

 

*********

A coordenação desse palco, esta a cargo do irmão Marcondes Santos.

 

*********

Na praça das Caixas D’água o palco será dos Pontos de Cultura e da Casa Fora do Eixo. Quem coordena é o Dinho Reis com o pessoal da Casa Fora do Eixo.

 

********

O palco principal que será montado na confluência das ruas Farquar com a avenida Sete de Setembro, a coordenação é do Denis Carvalho. É nesse palco que acontecerá os grandes shows musicais.

 

********

Além disso, teremos show no anfiteatro da Madeira Mamoré e passeio de barco pelo rio Madeira

 

*********

O que está pegando é que até ontem, ninguém tinha certeza se o governador Confúcio Moura irá decretar Ponto Facultativo no dia do Centenário 1º de agosto.

 

********

Inclusive o presidente da Fundação Iaripuna Altair Lopes o Tatá, disse que iria conversar com o prefeito Roberto Sobrinho no sentido de alertá-lo, que é necessário que ele (prefeito), decrete Ponto Facultativo nas repartições municipais e solicite a Fecomercio e ao Sindloja que não abram seus estabelecimentos comerciais no dia 1º de agosto, para oportunizar que seus empregados participem das comemorações do Centenário da Madeira Mamoré.

 

********ENCENA NA RUA: A Ferrovia dos invisíveis encerra a 5ª edição - Gente de Opinião

O governador já decretou o dia 1º de agosto como o dia da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, falta apenas decretar Ponto Facultativos nas repartições públicas do estado, para a festa ser completa. Com todo mundo trabalhando quem é que vai aplaudir os shows musicais e esportivos que estarão acontecendo no centro histórico de Porto Velho!

 

*********

 

Aí governador Confúcio Moura e prefeito Roberto Sobrinho a festa do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré é única e por isso, vocês precisam decretar Ponto Facultativo no dia 1º de agosto. Se dependesse de mim até o dia 2 seria feriado, para poder a Virada Cultural ser completa.

 

*********

Por falar em governador e prefeito;

 

**********

Os dois estiveram reunidos na tarde do dia 25 e trataram de vários assuntos referentes às suas administrações. Governador e prefeito são parceiros em algumas ações realizadas em Porto Velho, desde que o começo desta gestão estadual.

 

*********

Entre os interesses comuns às duas administrações, governador e prefeito discutiram sobre a aquisição de uma área que será destinada a construção de equipamentos públicos onde poderão ser realizados eventos, shows e festas populares já tradicionais na cidade, mas que até hoje não tem um espaço com uma estrutura adequada e própria para receber um grande público.

 

*********

Ué! E o espaço onde até o ano passado se realizou a Expovel, ta sendo preparada pra que?

 

********

Perguntar não ofende!

 

*********ENCENA NA RUA: A Ferrovia dos invisíveis encerra a 5ª edição - Gente de Opinião

Hoje e amanhã acontecem os últimos espetáculos do Festival Amazônia Encena na Rua.

 

********

O Grupo O Imaginário leia-se Chicão Santos e Zaine Diniz, mais uma vez conseguiram reunir durante os dias do Festival mais de 50 Mil expectadores no anfiteatro da Madeira Mamoré.

 

********

Parabéns a equipe do O Imaginário pelo sucesso. Para o ano tem mais! Valeu gente boa!

**********

Neste domingo dia 29, acontece a procissão de São Cristóvão com a imagem do santo carregada em um caminhão, o percurso inicia em frente igreja, na Avenida Pinheiro Machado, seguindo em direção à Avenida Jorge Teixeira (BR-364). Lá, entra pela pista à direita e segue pelas ruas Almirante Barroso e Rogério Weber, tomando novamente a Pinheira Machado até a sede da paróquia. A benção dos veículos e motoristas acontece em frente à igreja São Cristóvão, ocorrendo, logo após, a celebração da santa missa com a presença do arcebispo de Porto Velho, Dom Esmeraldo Barreto de Farias.

 

**********
 

Ontem recebi a noticia via Rede Amazônica de Televisão sede Manaus, que nossa matéria “A Ferrovia que não deveria ter parado”. Foi classificada com finalíssima do Premio Milton Cordeiro de Jornalismo Impresso. Por isso devo marcar presença na festa da premiação que vai acontecer em Manaus no próximo dia 3 de agosto. Parabéns pra mim e pra Ana Célia que foi a fotografa!


EFMM-CENTÁRIO


Secel divulga programação do Centenário


O secretário da Secel Francisco Leilson – Chicão convocou a imprensa na manha de ontem 27, para anunciar que a festa em comemoração ao Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, foi autorizada pelo governador Confúcio Moura e vai acontecer no dia 1º de agosto, em vários pontos da cidade de Porto Velho. De acordo com a programação que foi entregue aos repórteres presentes, a festa deve começar as 5h00 com a Alvorada Festiva que vai contar, com o apito da sirene da Madeira Mamoré e o pipocar de fogos de artifícios. Depois, anunciou Chicão, os presentes serão convidados a participar do Café da Manhã Regional que será servido as 7h30. “Logo em seguida realizaremos uma grande solenidade comandada pelo governo do Estado de Rondônia, com a presença do prefeito e autoridades federais, estaduais e municipais”. Toda programação relativa ao Centenário conta com a parceria da prefeitura de Porto Velho e da Santo Antônio Energia. “A festa será um grande presente para a história de Porto Velho e de Rondônia”, disse Chicão.

Dentro da programação consta o ato ecumênico que será realizado no galpão nº 1 da EFMM, apresentação da Orquestra em Ação de Ji Paraná, show evangélicos que irão acontecer na Praça Jonathas Pedrosa, show dos Pontos de Cultura na Praça das Três Caixas D’água, Ato Cívico com a participação da Banda de Música da Policia Militar e da Brigada. Além dos shows com artistas. músicos e cantores de Porto Velho tem a apresentação do Boi Corre Campo de Porto Velho.

O encerramento das festividades, acontecerá com as apresentações dos Bois Malhadinho e Flor do Campo de Guajará Mirim, 


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)