Quinta-feira, 26 de julho de 2012 - 05h04
A noite desta quinta feira 26, está sendo considerada entre os grupos que estão participando do V Festival Amazônia Encena na Rua, como a noite dos grupos de Porto Velho, já que entre os quatro espetáculos programados, três são de grupos da capital de Rondônia:
As 19h00 - Dança da Salão com D’PS Cia de Dança;
19h30 - Pelas Barbas do Mandi e Pelo Suco do Açaí - Apareceu um Palhaço Aqui com o Palhaço Sorriso da Amazônia - Um espetáculo encenado por um palhaço, que por meio de pequenas mágicas cômicas, consegue interagir com crianças, jovens e adultos, sem perder o ritmo executando saltos mortais, dançando, ou simplesmente atuando na arte da palhaçaria que envolve todo publico.
20h30 - O Juiz de Paz da Roça com o Movimento, Arte, Pesquisa-Investigação – MAPI - O Juiz de Paz da Roça se passa, logicamente, na roça e tem apenas um ato. Conta sobre Aninha e José, que planejam se casar, mas José é capturado para tornar-se soldado contra a Revolução Farroupilha. Aninha e José fogem e se casam em segredo e o rapaz fica assim desobrigado de servir.
O grupo Locômbia de Teatro de Andanças de Boa Vista Roraima completa a programação do 6º dia do Festival Amazônia Encena na Rua apresentando as 21h30 - Mar Acá – Mitologia Latino-Americana- A peça trata da transformação cultural sofrida pelos índios, tem cunho ecológico e valoriza a diversidade cultural, através de técnicas de teatro de mímica, máscaras origami, música ao vivo e acrobacia, utilizando uma linguagem gestual.
Paralelamente à programação do V Festival Amazônia Encena na Rua, que traz a Porto Velho dezenas de espetáculos de teatro, circo e dança, realizamos com a Fundação Iaripuna a segunda edição do Seminário Amazônico de Teatro de Rua, em parceria com o SESC Rondônia e a Secretaria de Estado dos Esportes, Cultura e Lazer - SECEL, Governo do Estado de Rondônia e com apoio da Fundação Nacional de Artes - FUNARTE, Ministério da Cultura e Governo Federal. a roda de debate de hoje tem como tema “O Teatro em Rede”, mediado por Lenine Alencar (AC). Amanhã acontece a última roda com o tema: “A Roda do Truque”, que será mediada pelo Patrick (RJ).
Toda a programação do Seminário, assim como do Festival Amazônia Encena na Rua, é gratuita e acontece no Complexo da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.
Falta apenas cinco dias para a grande festa do Centenário da Estrada de Ferro Madeira Mamoré.
*********
A equipe comandada pelo secretário Francisco Leilson – Chicão está com a programação toda montada, aguardando apenas o relógio reativado do prédio da Secel bater as seis badaladas, na madrugada do dia 1º de agosto, para a pessoa encarregada acender as baterias de fogos de artifícios e rojões anunciando que a partir daquele momento até o raiar do dia 2 a cidade estará comemorando tão importante data.
********
Uma das atrações da festa do Centenário será a Orquestra em Ação de Ji Paraná que tem a frente, dona Solange. A apresentação da orquestra vai acontecer no teatro de arena por volta das 18h00 do dia 1º de agosto.
********
O palco principal das comemorações será armando na rua Farquar com a avenida Sete de Setembro.
*********
Outro palco será armado na praça das Três Caixas D’água onde estarão se apresentando os Pontos de Cultura e os selecionados pela Casa Fora do Eixo.
*********
Logo após a alvorada festiva, o hasteamento da Bandeira Brasileira no mastro que fica no pátio da estação da Madeira Mamoré. Será dada a largada da corrida do Centenário.
*********
Boi Bumbá de Guajará e Porto Velho além da apresentação de grupos de quadrilhas.
*********
Acontece que tudo isso, só vai poder acontecer, caso o Procurador responsável pela análise do projeto esteja de bom humor.
*********
Lá em cima escrevi que falta apenas cinco dias para a festa e pelo menos, até ontem, o senhor Procurador ainda não havia dado seu parecer sobre se o governo assume ou não as despesas com o festejo.
*********
Tá tudo pronto em termo de mídia, porém, a coordenação da festa não pode autorizar sua divulgação, por não ter certeza se o procurador vai ou não vai dar parecer favorável a realização do evento.
********
Esse mesmo procurador também não decidiu sobre o convênio do Flor do Maracujá e creio que também ainda não liberou a autorização para a Secel firmar convênio para a realização do Festival Folclórico de Guajará Mirim.
********
Ficamos nos pegando com tudo quanto é santo, orixá e caboclo para ver se o “home” despacha favoravelmente os convênios que dependem do seu parecer.
*********
Por falar nisso, ontem foi o dia de São Cristóvão, padroeiro dos motoristas, porém a procissão só vai acontecer no próximo domingo. É mais um evento que vai acontecer Fora de Época em Porto Velho.
*********
Tem mais, caso o procurador libere o convênio teremos o Flor do Maracujá fora de época.
********
Por falar em cultura popular: Amanhã começa o Arraial da AFA no campo da rua Princesa Isabel no bairro do Areal.
*********
O Arraial da AFA é um dos melhores da capital de Rondônia, pois acontece o concurso de quadrilha. O encerramento da festa do Areal vai acontecer no dia 5 de agosto com a apresentação do Boi Bumbá Corre Campo o campeão dos campeões do Flor do Maracujá.
*********
Por falar em boi bumbá a ex cunhã poranga do boi Diamante Negro Leda Guedes, atuou como julgadora de boi bumbá no Festival folclórico de Manaus. Isso aconteceu semana passada.
********
Leda que é filha do Aluizio e da Eleida Guedes, neste final de semana participa do corpo de jurados que vai avaliar as apresentações das “Tribos” no festival de Juruti no estado do Pará. Juruti fica bem pertinho de Parintins e seu festival de Tribos é o melhor do Brasil. Tá podendo a LEDA. Parabéns!
********
Já a quadrilha A Roça é Nossa que foi representar Rondônia no Festival Nacional de Quadrilha que aconteceu no final da semana passada em Palmas (TO), ficou em 13º lugar.
*********
Só ganhou do grupo Escova Elétrica do Acre e do grupo São Mateus de Minas Gerais.
********
Não fiquem tristes amigos da Roça é Nossa, acontece que nosso estilo de brincar quadrilha é totalmente diferente do deles. Somos melhores e mais bonitos.
**********
Ontem nasceu o Marcos Rodrigues da Silva Filho sobrinho meu e da Ana Célia e filho do Marquinho e da Tatiana. A vovó Nazaré está super feliz com mais um neto pra criar. Seja bem vendo Marquinho Filho!
FORMATURA
1ª graduação em Música a distancia da América Latina
Nesta sexta feira 27, às 14h00, no auditório da reitoria da Fundação Universidade Federal de Rondônia (Unir) professores da rede municipal de ensino receberão seus certificados de conclusão do curso de licenciatura em Música. Segundo a professora Joselita Félix, especialista em Educação, da secretaria municipal de Educação (Semed) a especialização foi possível através do Programa de Licenciaturas do Ministério da Educação, implantado em Porto Velho em 2008. “Esta foi uma iniciativa da prefeitura, que aderiu ao convênio visando promover a formação dos professores da rede municipal de Ensino. Este é um projeto pioneiro, sendo a primeira graduação em Música à distância da América Latina”, destacou.
Ainda de acordo com ela o curso foi estruturado em Pólos presenciais, acontecendo em cinco estados Brasileiros: Rondônia, Bahia, Espírito Santo, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. A prefeitura de Porto Velho é responsável pela manutenção e gerenciamento do Pólo de Porto Velho, a Fundação Universidade Federal de Rondônia é parceira e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul é a executora do projeto. “O Pólo de Porto Velho funciona na Escola Municipal de Música Jorge Andrade”, ressaltou.
São os primeiros 21 professores de Música formados no Estado de Rondônia. Treze destes alunos participaram da colação ocorrida em uma cerimônia que envolveu todos os Pólos do Brasil, na sede da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no mês de maio. Os oito alunos que não foram à Porto Alegre terão sua Colação de Grau na sexta-feira.
A secretária municipal de Educação, Ângela Maria Aguiar, destaca que com esta formação estes professores poderão atuar no ensino da Música nas escolas, inserindo assim a Musicalização no processo de ensino-aprendizagem. “É evidente o papel da música como um dos fatores na formação do homem. E a música na sala de aula, tem um grande valor não só no aspecto lúdico, mas também no aprendizado. A música faz com que as crianças aprendam com mais facilidade e se sintam mais acolhidas no ambiente de estudo, daí a necessidade de investir nesta ferramenta”, disse ela.
Como forma de agradecimento e ainda como uma comemoração pelo encerramento da licenciatura, os formandos realizarão um recital com muita música.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando