Quarta-feira, 9 de julho de 2014 - 05h02
O Arraial “Comunidade no Sertão” que terminou domingo passado 06, serviu para os grupos folclóricos de dança de quadrilha, realizar alguns ajustes em suas coreografias, visando à apresentação no Arraial Flor do Maracujá que está marcado para acontecer, entre os dias 22 e 31 de agosto. De inicio as apresentações no Arraial Comunidade no Sertão, seriam competitivas, inclusive a Federon elaborou Regulamento específico para as apresentações onde constava os quesitos em julgamento e os itens obrigatórios que deveriam ser obedecidos pelos grupos. De repente o concurso foi suspenso e os grupos passaram a anunciar durante suas apresentações, que estavam guardando as novidades para o Flor do Maracujá.
Apenas alguns grupos mostraram parte de suas potencialidades, principalmente na quantidade de pares como foi o caso da Juabp., Roça é Nossa, Triângulo Lascando o Cano e Rádio Farol. Outros mesmo sem estarem com a quantidade de pares exigidos pelo Regulamento da Federon para o Comunidade no Sertão, fizeram boas apresentações como foi o caso da Flor da Primavera, Girassol das Três Maria, Junina Estrela do Norte entre outros.
Entre os grupos de bois bumbas, o respeito com o Regulamento foi mais observado, pelo menos no quesito obrigatoriedade. Apenas o boi Marronzinho deixou a desejar ao não colocar a quantidade de integrantes exigida, os demais, cumpriram o regulamento e foram além, colocaram fantasias novas. Quanto ao quesito toada, apenas o Tira Teima, Vencedor e Corre Campo se apresentaram cantando toadas de compositores de Porto Velho.
Diamante Negro e Az de Ouro se apresentaram com toadas dos bois de Parintins e Guajará Mirim. Os grupos, Corre Campo, e Az de Ouro apresentaram novos integrantes para os itens cunha poranga, rainha do folclore, porta estandarte e sinhazinha da fazenda (neste quesito o Vencedor também trocou).
Quando dissemos que o Arraial Comunidade no Sertão serviu como ensaio geral para o Flor do Maracujá, estamos apenas confirmando o que praticamente todos os grupos disseram durante suas apresentações no Comunidade no Sertão.
Lenha na Fogueira
Ta tudo bacana com o carnaval dos blocos de trio elétrico. Pelo menos a primeira semana de desfiles, foi considerada como sucesso.
*********
Galo da Meia Noite, Us Dy Phora, Canto da Coruja, Banda do Vai Quem Quer e Bloco Murupi foram que foram.
********
Graças a Deus não tivemos notícia tão ruins assim, há não ser que tenham camufladas as ocorrências relativas aos desfiles carnavalescos.
********
A confusão que envolveu PMs e Boêmios na tal de “Calçada da Fama” na madrugada de domingo. Não teve nada a ver com o desfile da Banda do Vai Quem Quer. Pois a turma mais pra lá do que pra cá que agrediu os Policiais Militares, tava mesmo era bagunçando no meio da rua, com o som de seus carros acima dos decibéis permitidos..
********
Sabe que horas isso aconteceu? 4 horas da madrugada ou seja, amanhecendo domingo. Ali não era carnaval era bebedeira mesmo e quem sabe outros ingredientes.
********
Dessa vez a caça foi quem acuou o caçador. A “espera’ foi montada na Pinheiro Machado e o chamariz o som muito alto dos carros.
********
O carnaval dos blocos de trio continua no próximo sábado com o desfile do bloco Axé Folia, Raça Rubro Negra no circuito Caiari e o Jatuarana Sul no circuito Jatuarana.
********
Domingo dia 13 final da Copa do Mundo quando se Deus quiser estaremos festejando o Hexa do Brasil, quem vai desfilar é o bloco Leva Eu, To de Folga no circuito Jatuarana e o CarnaLeste que este ano vai acontecer na rua Mamoré saindo da esquina com a Caula.
********
O carnaval dos blocos termina no dia 19 com o desfile do bloco Porto Fla Urubuzada.
********
O que ainda não está definido pela Funcultural é o desfile das escolas de samba, de inicio Marcado para acontecer nos dias 25 e 26 com a apuração domingo dia 27.
********
A direção da Federação das Escolas de Samba havia marcado uma audiência com o prefeito Mauro Nazif para segunda feira dia 7, mas, em virtude da viagem do prefeito ficou para a próxima semana.
********
Os dirigentes das escolas de samba devem apresentar uma nova data para suas apresentações. Vão solicitar também mais recursos. “O que foi repassado não deu”, disse Cabeleira.
********
Os dirigentes das escolas de samba, ficaram mais desconfiados porque a prefeitura está financiando parte dos custos dos blocos com os trios elétricos. “Para os blocos dinheiro para pagar trio e para as escolas de samba nada”, questionam os carnavalescos!
*******
É uma briga feia, porém, de fácil solução o que não pode acontecer é a população ser vetada de conhecer melhor a história do município de Porto Velho, por causa de picuinhas.
*******
Quando falo em história de Porto Velho é porque os enredos das escolas de samba são baseados na historia do nosso município inclusive os sambas foram gravados em dezembro do ano passado e cada um é mais bonito que o outro.
********
Se eu fosse o Christian Camurça convocaria os sambistas para mais uma conversa. Quem sabe seja encontrada uma solução plausível!
********
Agora uma nota muito triste. Meu particular amigo Ivan Veloso faleceu na madrugada de ontem, em sua residência.
********
Veloso foi um dos fundadores do Clube Quariquara e chegou a apresentar programa religioso na Rádio Caiari na década de 1960.
********
No Bloco do Purgatório era o encarregado de tocar o sino durante os desfiles.
*******
Morou em São Paulo por muitos anos e ao retornar a Porto Velho continuou sua missão de defender as raízes culturais do nosso povo.
*******
O corpo do Ivan Veloso está sendo velado na funerária Dom Bosco. À família enlutada, nossas condolências!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando