Terça-feira, 30 de abril de 2013 - 08h03
O boi bumbá Corre Campo de Porto Velho, juntamente com o bumba-meu-boi Maracanã de São Luiz (MA) e boi Caprichoso de Parintins (AM), através dos levantadores de toada, Silvinho, Mestre Humberto e Mailzon Mendes participam da abertura da programação 2013 “Show Entre Rios - Sesc Amazônia das Artes”, que vai acontecer em Porto Velho, entre os dias 3 e 12 de maio, disponibilizando gratuitamente ao público, exposições de artes plásticas, oficinas, artesanato, shows musicais e peças de teatro. “Em 2013 o show diferencial da Mostra Amazônia das Artes (Show Entre Rios) do Estado de Rondônia, é pautado no diálogo de três distintos sotaques de Bois Bumbas dos Estados do Maranhão, Amazonas e Rondônia, proporcionando um encontro de ritmos entre três grandes cantadores destes Estados” explica Ceiça Farias
Cantadores
Mestre Humberto de Maracanã – Maranhão - Nascido em 1939, Humberto Barbosa Mendes tem o hábito do boi desde menino. Figura emblemática iniciou-se como compositor e intérprete de toadas aos 12 anos de idade. Aos 34, tornou-se Cantador Humberto do Maracanã. Hoje é reconhecido pelo Ministério da Cultura como Mestre em Cultura Popular e um dos maiores divulgadores da tradição musical maranhense.
Boi de Maracanãé um dos grupos de Bumba-Meu-Boi mais populares da ilha de São Luís. Está incluído no sotaque de MATRACA ou sotaque da ilha. O batalhão do boi conta com milhares de pessoas, que no período junino apresentam-se nos arraias de todo o estado. Juntamente com o Bumba-Meu-Boi da Maioba, é um dos maiores de todo o estado.
Mailzon Mendes – Amazonas - É cantor e compositor e natural deParintins, nasceu e cresceu ouvindo as toadas e trabalhando com os artistas do Boi Caprichoso. Com um grande talento e voz é responsável pelos maiores sucessos musicais do boi Amazonense conhecendo plenamente a raiz de onde tudo começou
Boi Caprichosoé o boi-bumbá que defende as cores Azul e Branco. Seu símbolo é a estrela azul, a qual ostenta em sua testa. É o Guardião da Floresta, do folclore parintinense, do imaginário caboclo e do lendário dos povos indígenas. O nome, Caprichoso, teria um significado intrínseco a ele, isto é, pessoas cheias de capricho, trabalho e honestidade.
Silvio José Menezes Santos – Porto Velho - Compositor e levantador de toada, Silvinho canta desde osseis anos de idade onde compôs sua primeira música um samba sobre a boemia vivida pelo seu pai. Já na adolescência foi estudar violão na Escola de Música Jorge Andrade onde ficou por dois anos. Como compositor foi classificado por duas vezes no FAM/SESC e tem algumas músicas incluídas no CD da Mostra Musical do Sesc. Apesar do pouco tempo como músico o compositor Silvinho é considerado como um dos melhores no meio musical de Porto Velho tanto cantando como compondo e atualmente está a frente do canto do Boi Bumbá Nação Corre Campo de Porto Velho.
O Grupo Folclórico Boi Bumbá Nação Corre Campo – Completa 59anos de fundação no próximo dia 5, é considerado o melhor de todos os tempos no estado de Rondônia, basta lembrar que é o maior detentor de títulos do Arraial Flor do Maracujá, sendo 16 troféus de campeão em 31 anos de Flor do Maracujá.
O compositor e zoólogo Paulo Vanzolini, de 89 anos, faleceu na noite do último domingo em São Paulo,
**********
Nascido em abril de 1924, Paulo Vanzolini é autor de composições clássicas como “Volta por cima”, “Ronda”, "Praça Clóvis" e "Na boca da noite". Suas canções foram interpretadas por grandes nomes da MPB, como Miúcha, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e Inezita Barroso.
*********
O autor também tem carreira acadêmica renomada. Formado em Medicina no Brasil e com doutorado pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, foi diretor do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo (USP), onde trabalhou por mais de 40 anos.
*********
A vida dupla de compositor e cientista de Vanzolini foi tema de documentário "Um homem de moral", de 2009. A obra do cineasta Ricardo Dias registra os preparativos para um show realizado em 2003 no Sesc Vila Mariana.
*********
A boemia e a ciência está de luto. “Mentiram pena de mim, não precisava” da música “Volta por Cima”.
********
Secretária interina da Secel passa mal!
********
Aconteceu na manhã de ontem 29, quando a equipe dos Pontos de Cultura liderada pelo José Monteiro estava apresentando o relatório impresso e fotográfico da fiscalização realizada aos Pontos de Cultura com sede em Porto Velho e Candeias do Jamari. “De repente a secretária foi acometida de fortes dores no braço e solicitou a suspensão da apresentação, porque iria procurar atendimento médico”. Esperamos que a Eluane se recupere o mais urgente possível!
*********
Já a Luzia Penha de Costa Marques, comunica que o “Festival Inverno Amazônico”, marcado para acontecer entre os dias 3 e 5 de maio, a pedido do vigário do Santuário do Divino Espírito Santo em virtude da Festa do Divino cuja Coroa chega a Costa Marques nesta terça feira dia 30 e fica em adoração até a próxima segunda feira dia 6.
*********
Agora o Festival coordenado pela Penha, só vai acontecer no mês de julho. O boi Corre Campo estava programado para se apresentar no Festival de Costa Marques no dia 4 de maio, agora dependendo da programação do Flor do Maracujá, vai se apresentar no dia 27 de julho.
*********
E vai ter o Flor do Maracujá?
**********
Por falar nisso, a chaminé do prédio do relógio (Secel), continua sem produzir fumaça, apesar de termos publicado em coluna passada o nome do possível secretário.
*********
Acontece que o leitor Tande postou o seguinte comentário a respeito do assunto:
*********
Caro Zé, vc está totalmente enganado com o nome do Joelson, pois o mesmo é desafeto do governo pela briga protagonizada pelo mesmo com a toda poderosa Secretária de Educação quando da eleição dos diretores de escola. O mesmo só assumiu o cargo depois de eleito, por que entrou na justiça. Portanto... O nome é outro... mas também começa com J.... tenho dito. Vamos aguardar.
*********
Taí! Com “J” tem muita gente: José Monteiro, Jléo Ladeia, Jpaulinho Rodrigues, Jgeovani Berno, Jchicão Santos, Jnazaré Silva, Jsilvio Santos, Jsueli Rodrigues, JJ. JG. ou JoQ?
*********
O certo é que o governador não tá nem aí pra cultura. Até o Ouvidor que foi o ouvir os folcloristas confirmou isso.
********
No dia que o governador se interessar realmente pela cultura vai ser assim, já dizia Paulo Vanzolini: “E nesse dia então/Vai dar na primeira edição/Cena de sangue num bar/Da avenida Farquar...”
*********
Pano por favor!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando