Quarta-feira, 17 de dezembro de 2014 - 05h18
A Escola Municipal de Música Francisco Lázaro dos Santos (Laio), realizou no último final de semana o encerramento das atividades letiva do estabelecimento de ensino com a realização de uma cantata natalina. Localizada na rua Pau Ferro com Anari, zona sul da cidade, a escola foi inaugurada em novembro do ano passado pelo prefeito Mauro Nazif.
O espetáculo foi prestigiado pelos pais de alunos e pela comunidade que lotaram o auditório e o pátio da escola. O diretor do Dade/Semed (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento do Ensino da Secretaria Municipal de Educação), Marcelo Ferreira representou na ocasião o prefeito Mauro Nazif e a secretária Francisca das Chagas, a “Chaguinha”, da Semed. “Foi um espetáculo muito bonito que empolgou a todos. O auditório ficou pequeno para receber tanta gente. Todos elogiaram a performance dos alunos. Esse foi o primeiro ano, mas pelo resultado, acreditamos que nos próximos anos a cantata será ainda melhor”, avalizou a secretária da escola Lenora Mesquita.
Houve apresentação do coral e adulto, dos alunos do curso de violão (solo e em grupo), balé e percepção musical. Houve ainda a participação especial do cantor e compositor portovelhense, Ciro Moura, que arrancou aplausos da platéia com suas musicais.
Na escola estudam aproximadamente 200 alunos nos cursos de violão, teoria e percepção (para adolescentes a partir de 12 anos e adultos); pré musicalização (crianças de 05 e 06 anos), musicalização (crianças de 07 a 11 anos); pintura em tecido (a partir de 15 anos de idade).
Lenha na Fogueira
Meu amigo João Batista folclorista das antigas, amante da brincadeira de Boi Bumbá, porém dirigente de uma das mais badaladas quadrilhas de Porto Velho, está hospitalizado e precisando urgente de sangue. Se você é doador va até a Fhemeron e faça a doação em nome do João Batista Gomes da Silva. Ele se encontra internado no Hospital Central. Qualquer tipo sanguíneo.
*******
Morreu o amigo e rei da resistência ZIZI do Mercado Cultural. Zizi estava no Hospital 9 de Julho desde segunda feira dia 15, quando sofreu uma parada cardíaca e foi levado às pressas ao hospital.
Reveja a entrevista de Zizi concedida
no programa Viva Porto Velho
*******
Não ta fácil esta semana, além dos amigos que estão internados, a justiça começou a colocar ordem na cultura, mandando prender algumas pessoas que usaram o dinheiro público para se loclupletarem.
********
A operação Zagreu que ainda está em andamento pegou os verdadeiros produtores culturais de surpresa. Segunda feira os funcionários da Secel ao chegarem para bater o ponto, deram de cara com policiais armados com metralhadoras, na porta da Superintendência de Esporte e Cultura – Secel, de onde integrantes da Operação levaram Processos, Computadores e Documentos que podem conter alguma informação.
********
Sobrou para o Zezinho do Maria Fumaça que foi preso juntamente com um de seus colaboradores. Como é prisão temporária ele deve sair no final desta semana, se o MP não pedir a transformação de Prisão Temporária para Preventiva.
********
A boa noticia foi a da nomeação do Luiz Carlos para a presidência da Fundação do Teatro. Luiz Carlos veio do Rio de Janeiro há dois anos, a convite do governador Confúcio Moura para organizar a programação do Teatro. Para quem não sabe Luiz Carlos por muitos anos, foi o administrador do Teatro Municipal do Rio de Janeiro. Isso quer dizer que é mais que capaz para assumir a Presidência da Fundação que vai gerir o Teatro Palácio das Artes Rondônia e o Teatro Guaporé, ambos recém inaugurados.
********
Com a nomeação do Luiz para a presidência da Fundação quem fica descartada praticamente de qualquer cargo nos órgãos culturais do estado de Rondônia é a Eluane.
********
Foi exonerada do cargo de Superintendente da Secel e agora vê o sonho de assumir o teatro descer banzeiro abaixo e ainda por cima está arriscada a ser chamada para se explicar sobre a liberação de recursos da Secel via emenda parlamentar. Sabemos do cuidado da Eluane quando se tratava de liberar recursos para emenda parlamentar, porém, como as ordens geralmente vinham de cima... O certo é que, quem paga é quem assina o convênio.
********
Quem está com a água até o pescoço nessa Operação são as entidades Bloco Arco Iris que nunca desfilou nem mesmo como bloco de sujo no carnaval de Porto Velho ou em qualquer outro realizado no estado, mas, aceitou ser laranja de quem jamais pensou em beneficiar entidades realmente culturais do nosso estado.
********
Nessa mesma canoa furada, entrou o Grupo Evolução de Teatro e agora seus dirigentes vão ter que explicar que jamais viram a cor do dinheiro que foi depositado nas contas de suas entidades. Isso é ou era comum acontecer na Secel, pois o deputado só pode colocar emenda no nome de uma entidade cultural. Como o negócio já nascia carimbado como falcatrua e alguns colegas pensando apenas no quanto poderiam “levar” para ceder o CNPJ da entidade, não estavam nem aí. Agora a Casa Caiu!
********
Pra completar o inferno astral da jovem: Uma turma de produtores está se articulando para tirar seu nome da Placa de Inauguração do Palácio das Artes! Haja justiça!
Chega ao Brasil livro o sobre a história de Pablo Escobar
Pablo Escobar foi um traficante que movimentou nações, despertou ódios e teve admiradores em seu país. E chega às livrarias um livro que conta a história desse personagem contemporâneo que ainda inspira muitas conversas, curiosidades e lendas urbanas.
“Pablo Escobar: Ascensão e Queda do Grande Traficante de Drogas”
O livro que deu origem a série, que no Brasil está sendo transmitida pelo canal +Globosat, chega às livrarias de todo o país.
A nova publicação da Editora Planeta conta a história de Pablo Escobar, o homem que ergueu seu império de drogas e acumulou uma fortuna de bilhões de dólares como um dos maiores narcotraficantes do mundo, chefe do afamado “cartel de Medelín”. Em “Pablo Escobar: Ascensão e Queda do Grande Traficante de Drogas”, que serviu de inspiração para a série “Pablo Escobar, O Senhor do Tráfico”, exibida no canal por assinatura +Globosat, o jornalista colombiano Alonso Salazar reconstrói a complexa e ambígua figura desse icônico personagem da história latino-americana.
Por quase duas décadas, em paradoxo à sua imagem de marido amoroso e pai dedicado, ele promoveu o terror pela América Latina, mandando matar quem o incomodasse ou atrapalhasse a sua trajetória de maior narcotraficante do mundo, fosse essa pessoa um dos seus comparsas ou um ministro de Estado.
Através de informações e relatos garimpados em reportagens da época na qual Escobar viveu e em entrevistas com seus parentes, vizinhos, amigos e também inimigos, Alonso Salazar apresenta uma história intensa e sem maniqueísmo. “Pablo Escobar: Ascensão e Queda do Grande Traficante de Drogas” trás as diversas e contraditórias facetas do maior narcotraficante do mundo, morto aos 44 anos durante uma ação policial em 1993, no teto de um prédio.
Serviço
“Pablo Escobar: Ascensão e Queda do Grande Traficante de Drogas”
Alonso Salazar
Editora Planeta
ISBN: 978-85-422-0448-3
Não-ficção / brochura / 16x23 / 368 páginas
R$ 44,90
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando