Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Escola de samba Os Diplomatas no Mercado Cultural


 Escola de samba Os Diplomatas no Mercado Cultural - Gente de Opinião

A Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas de Rondônia – Fesec deu prosseguimento ao Projeto “Esquentando os Tamborins” com a apresentação da escola de samba Os Diplomatas durante o programa: Ernesto Melo e a Fina Flor do Samba sexta feira dia 07 no Mercado Cultural.

Escola de samba Os Diplomatas no Mercado Cultural - Gente de Opinião

Na oportunidade a direção da escola mais antiga de Rondônia, apresentou o tema e o samba de enredo para o carnaval de 2016 “Os Números” de autoria da parceria Carlinhos Maracanã e Jair Monteiro. Enquanto Walfredo da Esquina recentemente contratado para ser o interprete (puxador de samba) juntamente com o Edgley Queiroz intercalavam sambas de escolas do Rio de Janeiro com sambas da Diplomatas, a bateria comandada pelo mestre Hudson Guedes mostrava as “paradinhas”, criadas especialmente para a melodia do samba de 2016 e as musas Andressa de Lurdes, Isabel Cristina, e Stacy Veloso juntamente com o casal de passistas Cley Pereira e Naty Prestes mais o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira João Neto e Natiele Costa mostravam que a Diplomatas do Samba vai dar muito trabalho às concorrentes nos desfiles carnavalesco do próximo ano.

De acordo com o presidente da Fesec Hudson Mamede a próxima escola de samba a se apresentar pelo “Esquentando os Tamborins”, será a Acadêmicos do Armário Grande no dia 21 deste mês.

A programação será encerrada com o show no dia 5 de setembro, da escola de samba Acadêmicos do São João Batista. “Todas as apresentações serão no Mercado Cultural sempre durante a Fina Flor do Samba” finalizou Mamede.


Lenha na Fogueira

Tem um ditado que diz: “Depois da tempestade vem à bonança”.

********

Vamos apenas trocar para “Depois do Apagão veio a ‘tempestade’ amenizando o calor.

********

Não teve cristão que ficasse na cama, na rede, na maca, no beliche, no sofá, ou seja, lá onde for um local para se dormir, na noite de segunda feira.

********

A rede de distribuição de energia elétrica que abastece Rondônia e Acre como se diz no linguajar técnico da eletricidade “Caiu’ e deixou todo mundo no escuro.

********

“Aliás, se fosse só no escuro não tinha lá tanto problema, já que poderíamos recorrer as ‘estearinas” (velas), lamparina, candeeiros, lanternas e até ao celular;

********

O problema foi o calor infernal que estava fazendo naquela noite. 40° na famosa sensação térmica. O apagão durou mais de duas horas.

********

Pelo menos na quadra da rua onde moro, o pessoal foi para frente das casas, mesmo na escuridão que fazia, pois nem a “lua azul” deu o ar de sua graça para clarear um pouco.

********

Como em todo mal existe alguma coisa de positiva. No caso do apagão de segunda feira, o positivo foi que a vizinhança (pelo menos na rua Bolívia) descobriu que jogar conversa fora também é bom.

********

O interessante é que Rondônia conta com três hidrelétricas. Samuel, Jirau e Santo Antônio e mesmo assim de vez em quando é vítima de “Apagão”.

********

Não seria o caso das nossas autoridades constituídas, se unirem em prol da campanha: “Energia Exclusiva de Rondônia” – ENER. Como funcionaria isso.

******* 

Exigir do governo Federal leia-se Eletrobrás que parte da energia produzida por essas usinas, seja destinada exclusivamente para atender o estado de Rondônia e do Acre.

*******

Sem ser interligada ao sistema nacional. Assim quando qualquer problema na distribuição nacional acontecesse Acre e Rondônia ficaria fora.

*******

Ou então exigir que a Usina de Samuel volte a ser como era antigamente. gerar energia apenas para Rondônia e Acre.

********

O fogo atinge a linha de transmissão lá no Mato Grosso e quem sofre as conseqüências são os habitantes de Acre e Rondônia. Aí o português que não tem “papa” na língua sai do galpão da Madeira Mamoré e pergunta: “Porra! Ô raio, pra que serve essas zuzinas do Madeira?”

********

Aí os caras da empresa responsável pela distribuição de energia, vêm com uma conversa (fiada), dizendo que tiveram que desligar o sistema que abastece Rondônia e Acre para não apagar o resto do Brasil. Como se o Brasil já não estivesse apagado administrativamente perante o mundo.

********

E assim vamos tendo que viver sendo espezinhados pelo governo federal, por estarmos na região norte do Brasil. Nós da região norte só servimos pra servir, ser servido que é bom nada.

********

Enquanto no Teatro Guaporé à tarde de ontem foi de reunião dos Artesãos de Porto Velho com a representante do Programa do Artesanato Brasileiro - PAB Ana Beatriz a Bia que veio de Brasília tentar resolver os problemas da categoria em Rondônia.

********

Em discussão sem que estivesse na pauta, a Feira do Sol que segundo a “criHilda a rainha das conferencias. Não pode acontecer na Praça da Madeira Mamoré.

********

A reunião começou as 15h00 e já era cinco da tarde e a Bia não conseguia falar, pois a “briga” de ego tomou conta do ambiente. Era uma verdadeira “feira persa” com todo mundo falando ao mesmo tempo e ninguém entendia e nem resolvia nada.

********

Minha amiga Wellida Sodré coordenadora do PAB em Rondônia tava se descabelando com tanta falta de compreensão. “Genteeeeeeeee, vamos ouvir a Bia! Por favor silenciooooooo!

********

Voltando ao ditado do inicio, a Bonança foi a chuva que caiu ontem a tarde. “Chuva do Caju”, dizia minha mãe! 



 

Cultura é tema de audiência pública na ALEEscola de samba Os Diplomatas no Mercado Cultural - Gente de Opinião
 

Os militantes dos movimentos culturais no estado de Rondônia estão sendo convidados pela presidência da Assembléia Legislativa para audiência pública marcada para acontecer as 15h00 desta quinta feira dia 13.

De acordo com o Cerimonial da casa de Leis a pauta da audiência, tem como principal assunto a realização de eventos culturais no estado de Rondônia e a Lei Municipal 190 que prejudica principalmente a produção cultural no município de Porto Velho.

A proposição conta com a assinatura dos deputados Maurão de Carvalho, Aélcio da TV e Cleiton Roque. A reunião vai acontecer no Plenário das Deliberações da Assembléia Legislativa de Rondônia e seus propositores esperam contar com a presença maciça de todos que militam nos movimentos culturais.

Entre tantos assuntos que serão colocados para apreciação, alguns chamam a atenção como: Lei de Incentivo, Emendas Parlamentares, Orçamento da Secel para a cultura, criação do espaço multi-eventos, ações do Tribunal de Contas e Ministério Público e Convênios entre governo e entidades culturais.

Lembrando que a Audiência Pública vai acontecer amanhã dia 13, no Plenário das Deliberações da Assembléia Legislativa de Rondônia as 15h00.

Informações: (69) 3216-2718/2719.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)