Terça-feira, 12 de novembro de 2019 - 06h00
Começo a coluna desta terça, registrando o falecimento do meu compadre José Augusto Mendonça marido da comadre Zenith Amaral. Zé Augusto irmão do meu saudoso amigo Manelão foi sepultado ontem dia 11 à tarde, no cemitério dos Inocentes em Porto Velho. Aos 79 anos de idade Zé nos deixou na saudade. À família Mendonça e a família Zenith nossas condolências. Descansa em Paz Compadre Zé Augusto.
***********
Ontem os carnavalescos das escolas de samba de Porto Velho foram agraciados com o reconhecimento de quatro agremiações filiadas a Fesec, com o título de Patrimônio Cultural Imaterial do município de Porto Velho. Os Decretos Lei foram apresentados pelo vereador Aleks Palitot. Em nome dos carnavalescos agradecemos aos nossos vereadores que aprovaram a propositura por unanimidade.
**********
O que sentimos, é que as autoridades estão com vontade de realizar os desfiles das escolas de samba no próximo ano. Basta lembrar, que os vereadores através do presidente Edwilson Negreiros vão destinar R$ 500 Mil, para a montagem dos enredos das escolas de samba.
**********
Segundo o diretor de cultura da Funcultural de Porto Velho nosso amigo Eudes Claudino o prefeito Hildon Chaves deve receber os dirigentes das escolas de samba e o presidente da Câmara ainda esta semana.
**********
Outra reunião que comprova a vontade das autoridades em realizar os desfiles das escolas de samba em 2020, deve acontecer quarta feira na Sejucel, com o superintendente Jobson Bandeira. A pauta dessa reunião é a parceria do governo estadual, na contratação da estrutura de arquibancadas, camarotes, sonorização e iluminação da passarela do samba, que no próximo ano, será montada na avenida dos Imigrantes (antiga Costa e Silva), no perímetro entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira.
*********
Por falar nisso, ontem na Câmara de Vereadores, o presidente da Escola de Samba Acadêmicos do São João Batista nosso querido amigo Alberto Rodrigues o Pai Beto convidou para o ensaio que sua escola vai realizar na próxima sexta feira 15, no Parque dos Tanques a partir das 19 horas.
*********
A escola azul e branca está ensaiando, para a apresentação que vai realizar, na festa de aniversário do empresário Deep da Aurora que será festejado na sede do Ypiranga na estrada da Penal no dia 23.
*********
Segundo Pai Beto no ensaio, que aconteceu sexta feira passada, muita gente marcou presença, inclusive os destaques da escola, assim como o casal de Mestre Sala e Porta Bandeira, Rainha da Bateria e outros. O Destaque foi a participação do interprete de samba enredo Claudiomar Rocca (Banana).
*********
Apesar de não confirmar de jeito nenhum, Pai Beto dar pinta, que o enredo de sua escola no próximo carnaval, será mais uma vez um Tema Patrocinado, a exemplo da história de Assis e Nair o Casal Empreendedor, que foi apresentado no carnaval de 2016.
*********
Ou então, será o enredo pesquisado pelo carnavalesco Aluízio Bentes que atualmente reside em Goiânia e esteve em Porto Velho recentemente, justamente tratando do assunto com a diretoria da escola.
*********
Enquanto isso, a escola Império do Samba fechou com o carnavalesco compositor Silvio Santos e deve desfilar Cantando parte da história da escola Pobres do Caiari – Por Marise Castiel, Chagas Neto, Bianor e Cabo Omar. A gravação do samba de enredo, já está sendo providenciada. Império do Samba é vice-campeã do carnaval de Porto Velho.
*********
Isso quer dizer, que as escolas do Grupo Especial da Fesec, já estão com seus sambas prontos para o carnaval de 2020.
*********
O Grupo de Acesso também não está parado, Armários Grande, Diplomatas e Rádio Farol já estão em atividades.
*********
Se o “Cachaça” deixar, o samba, seja canção, de roda, de terreiro, de quadra ou de enredo vai tocar pelos quatro cantos da cidade em 2020.
Escolas de samba de Porto Velho
Declaradas Patrimônio Cultural
Os vereadores de Porto Velho aprovaram na tarde de segunda feira 11, por unanimidade, quatro Projetos de Lei (3927, 3928, 3929 e 3935) do vereador Aleks Palitot que reconhece as escolas de samba Império do Samba, Asfaltão, Acadêmicos do Armário Grande e Unidos da Rádio Farol respectivamente, em Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município de Porto Velho.
A escola de samba Os Diplomatas a mais antiga de Rondônia, já havia sido reconhecida. “Agora vamos marcar audiência com o prefeito Hildon Chaves para que ele sancione os Projetos inclusive o da escola Diplomatas em ato que deve ocorrer em seu gabinete com a presença de toda e imprensa”, disse o vereador Palitot.
Agora cinco das principais escolas de samba filiadas a Federação da Escolas de Samba de Porto Velho – FESEC passam a contar com o reconhecimento da capital do estado de Rondônia. “As escolas Acadêmicos do São João Batista e Acadêmicos da Zona Leste não entraram no Projeto do vereador Aleks Palitot porque a constituição diz que para uma entidade ser reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial deve estar funcionando a pelo menos 25 anos e as duas agremiações ainda não alcançaram essa idade”, disse o presidente da Fesec Reginaldo Cardoso.
Os carnavalescos de todas as escolas de samba filiadas a Fesec prestigiaram com suas presenças a seção da Câmaras de Vereadores na qual os Projetos foram aprovados na tarde de segunda feira dia 11. “O próximo passo é propor a transformação dessas agremiações em entidades de Utilidade Pública”, disse Palitot.
O carnavalesco Antônio Chagas Campo – Cabeleira um dos fundadores da escola de samba Os Diplomatas que completou 61 anos no último dia 4, e hoje é o presidente da escola Acadêmicos do Armário Grande agradeceu o vereador Aleks Palitot pela consideração para com nossas escolas de samba. “Esse menino merece nosso respeito, pelo trabalho em prol da cultura popular da nossa cidade”, disse Cabeleira.
Presente a seção, o diretor de Cultura da Funcultural Eudes Claudino convidou os dirigentes de escolas de samba, para a reunião que deve acontecer nesta quarta feira 13, com o superintendente da Sejucel Jobson Bandeira. “Vamos falar sobre a parceria do governo estadual, na montagem da estrutura de arquibancadas, camarotes, iluminação e sonorização para os desfiles das escolas de samba que no próximo ano, deverão acontecer na avenida dos Imigrantes”, disse Eudes.
Livro aborda o racismo pelo viés da psicologia
Abordar e refletir sobre o racismo no Brasil através de uma perspectiva psicológica. Essa é a proposta do livro “A psicologia e a essência da negritude”, de autoria das psicólogas Livia Marques e Ellen Moraes.
A obra trata de temas delicados da população negra, que são pouco discutidos e, infelizmente, normalizados pela sociedade. Com o objetivo de promover um diálogo e instigar o leitor à reflexão. A ideia é também tornar o assunto mais próximo da sociedade, mostrando que há profissionais interessados, engajados e preparados para ouvir, principalmente, aqueles que sofrem com isso.
Para as autoras, a obra traz para o leitor uma abordagem psicológica de forma “descolonizada” sobre o racismo no país. “Falamos da infância, da adolescência e do ‘tornar-se negro’ sem rodeios e apontamentos. Queremos abrir um canal de comunicação para sociedade antirracista e mais disposta para dialogar”, comenta Livia.
Para as autoras, as produções de conteúdo estão surgindo. Mas ainda são muito pouco divulgadas. Por isso, a obra surge para lidar com essa problemática que é tão pouco discutida e que merece um olhar atento e sensível. “Esperamos poder ajudar e incentivar cada vez mais pessoas a se comunicarem, além de servir de inspiração para as próximas gerações”, diz Ellen.
Informações:
Livro: A psicologia e a essência da negritude
Coautoria: psicólogas Livia Marques e Ellen Moraes.
Como adquirir
Páginas: 110
Preço: R$ 39,90
Editora: Conquista Editora
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando