Sábado, 25 de fevereiro de 2012 - 06h08
As escolas de samba de Porto Velho se apresentam na noite de hoje na passarela do samba “Edson Fróes”, montada na avenida dos Imigrantes entre a Jorge Teixeira e a Rio Madeira.
De acordo com Regulamento distribuído pela Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec, a primeira escola de samba.
Império do Sambadesfila entre as 20h00 e as 20h50;
Acadêmicos do Armário Grandeentre as 21h05 e 21h55;
Unidos da Rádio Farolentre as 22h10 e 23h10;
Acadêmicos do São João Batistaentre as 23h25 e 00h25;
Asfaltãoentre 00h40 até 1h40 e
Os Diplomatas do Sambaentre 01h55 e 02h55.
A coordenação artística dos desfiles aposta no cumprimento dos horários, já que a escola de samba que atrasar vai perder 01 (Hum) ponto por minuto de atraso, até o limite de 15 minutos e após esse tempo, a agremiação será desclassificada.
Desfile no dia 25
A decisão de se transferir os desfiles das escolas de samba para quatro dias após o carnaval tradicional, partiu dos dirigentes das escolas de samba, alegando que nos últimos anos, os blocos de trio elétrico vinham tirando o público de suas fileiras: “Hoje Porto Velho conta com mais de trinta blocos de trio e como esses blocos desfilam em sua maioria justamente nas comunidades onde ficam as sedes das nossas escolas de samba estava ficando difícil conseguir maior número de integrantes”, disse o presidente da Fesec Ariel Argobe.
A prova de que os carnavalescos das escolas de samba estavam certos é que, quem for à avenida dos Imigrantes na noite de hoje assistirá as escolas Os Diplomatas do Samba, Acadêmicos do São João Batista e Asfaltão desfilando com mais de 800 brincantes, enquanto as escolas do grupo de acesso também estarão contando com mais de trezentos em suas alas. “A adesão dos sambistas nos surpreendeu”. Disse o presidente da Iairpuna Altair Lopes.
Arquibancadas
As arquibancadas estarão abertas ao público (grátis) a partir das 18h00, o trânsito no trecho onde está montada a passarela do samba, será interditado a partir das 14h00 em virtude da concentração e posicionamento das alegorias das escolas de samba. “Garantimos ao público, que nossas escolas de samba proporcionarão grandes espetáculos na noite de hoje”, finalizou Ariel.
Hoje as escolas de samba de Porto Velho se apresentam para o público que comparecer na avenida dos Imigrantes a partir das 18h00
********
Os desfiles das escolas de samba quatro dias após o carnaval tradicional, tem causado algumas críticas por parte de alguns colegas que praticam o jornalismo “egoísta” – aquele que não procura as partes interessadas para saber das coisas e resolve dar sua opinião particular.
*********
No caso dos desfiles das escolas de samba acontecer no sábado após o carnaval, temos a dizer o seguinte:
*********
Nos últimos anos, nossas escolas de samba passaram a enfrentar a concorrência desleal dos blocos de trio elétrico.
********
Blocos que apesar de cobrarem pelo abada, conseguem envolver muitos foliões.
********
Como a maioria desses blocos desfila justamente nas áreas onde fica a maioria das nossas escolas de samba, que é a Zona Sul onde encentramos a São João Batista, Diplomatas do Samba, Armário Grande e Império do Samba.
*********
No bairro N.S das Graças sede da escola Asfaltão desfila o bloco Calixto & Cia.
*********
A única escola de samba que fica fora do circuito dos desfiles dos blocos de trio elétrico, é a Rádio Farol.
*********
Fugindo da concorrência as diretorias das escolas de samba resolveram transferir seus desfiles para o sábado depois do carnaval.
********
Tava escutando um programa de rádio na manhã de ontem e seu apresentador, sem saber das coisas, danou o pau a criticar a administração do prefeito Roberto Sobrinho pela transferência dos desfiles das escolas de samba.
********
Quando na realidade quem decidiu desfilar nesse dia foram às escolas de samba que solicitaram a Fundação Iaripuna a transferência da data.
********
Foi então que a prefeitura, atendendo ao pedido dos carnavalescos, publicou a Portaria tornando como período oficial para a realização do carnaval em Porto Velho, de 1º de janeiro a 25 de fevereiro o que termina hoje.
*********
Termina hoje em termo,pois a apuração dos quesitos acontecerá amanhã no Mercado Cultural e com certeza as escolas campeãs farão seu carnaval.
********
É preciso apoiar com mais responsabilidade os desfiles das nossas escolas de samba.
********
Aliás, o verdadeiro carnaval popular é o das escolas de samba, pois, para o brincante desfilar não precisa pagar nada, é tudo por conta das escolas.
********
Vamos ver a diferença entre os desfiles das escolas de samba e os desfiles dos blocos de trio elétrico!
********
As escolas de samba promovem a verdadeira cultura popular, pois além de utilizar os recursos passados pelos governos estadual e municipal num evento cem por cento cultural, não cobram nenhum tostão de seus participantes.
********
O desfile de uma escola de samba é didático já que leva conhecimento histórico aos seus apreciadores.
********
Os blocos de trio elétrico fazem parte de um outro naipe.
*********
Fazem parte do seguimento Indústria Cultural, aquela cujo principal objetivo é usufruir de lucros financeiros,
*********
Esse lucro vem através da venda dos abadas e de bebidas durante seus ensaios.
*******
O dirigente de escola de samba sai do carnaval devendo os “olhos da cara”.
*******
O dirigente de bloco de trio elétrico (tem as exceções) sai do carnaval com a conta recheada.
********
O interessante é que nós da imprensa de um modo geral, divulgamos (de graça) maciçamente as promoções desses blocos que fazem parte da industria cultural.
*********
E pouco divulga as escolas de samba que promovem a verdadeira cultura popular – Estas sim, são entidades sem fins lucrativos.
********
Por falar nisso o Presidente da Comissão de Julgadores nomeado pela direção “vermelha” da Fesec, ficou deveras decepcionado com os dirigentes das escolas de samba Asfaltão e Diplomatas.
********
Acontece que os dirigentes dessas agremiações impugnaram na tarde da última quinta feira, todos os nomes de prováveis julgadores que residem no interior do estado.
********
Alexandre Ronald Presidente da Comissão contatou mais de 15 pessoas especializadas em desfile de escola de samba, que residem no interior de Rondônia e todos os indicados foram vetados pelas duas agremiações.
*******
O veto aos jurados do interior, coloca em dúvida a lisura com a qual Alexandre gostaria de atuar no julgamento das escolas de samba este ano.
********
Só tem um meio de não acontecer conflito entre as torcidas das duas agremiações:
********
É se nenhuma das duas ganhar o título!
*******
Vou pra avenida desfilar pela Armário Grande
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando