Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Escolas de samba do RJ têm salários atrasados + Coquetel de lançamento da programação da BVQQ 40 anos


Escolas de samba do RJ têm salários atrasados + Coquetel de lançamento da programação  da BVQQ  40 anos - Gente de Opinião

Vamos todos pedir a Deus, pela saúde do amigo carnavalesco, Iran Brito Mendes – O Baluarte que está internado na UTI do hospital 9 de julho.

***************

As férias estão chegando ao fim e em consequência, desembarco no aeroporto Governador Jorge Teixeira em Porto Velho, na noite desta terça feira.

************

Chego e vou direto para Casa da Cultua onde a Siça e equipe estará dando os retoques finais para festa de lançamento da Camiseta 2020, que vai acontecer amanhã quarta feira 22.

************

Apesar de estar em férias, não fiquei alheio aos acontecimentos sobre a Banda do Vai Quem Quer e tão pouco, sobre o que está rolando nos bastidores das escolas de samba.

************

Inclusive, de acordo com nota divulgada pela direção da Fesec, hoje à noite, vai acontecer REUNIÃO a partir das 19 horas, na Câmara de Vereadores cuja pauta principal, será o repasse articulado pela presidência da Casa junto ao prefeito Hildon Chaves. Esperamos que a negociação tenha sido positiva e que na noite de hoje, a direção da Fesec anuncie a data que a grana vai estar na conta das escolas de samba.

************

Uma programação que está bombando é a festa de reinauguração do nosso Mercado Cultural, que vai acontecer na próxima sexta feira dia 24.

***********

Dia 24 de janeiro é feriado, alusivo a Instalação do Município de Porto Velho, foi o dia que em 1915, o Major Guapindaia de Souza Brejense assumiu como prefeito do recém criado município de Porto Velho.

 

************

O Major já chegou “arrepiando” com os americanos da Madeira Mamoré. Devido as pendengas entre o Major e a direção da Madeira Mamoré, foi criada a famosa LINHA DIVISÓRIA uma cerca que separava a cidade da seguinte maneira:

**************

Da Presidente Dutra para o rumo do Rio Madeira quem mandava era a administrada da Madeira Mamoré e daí pra cima, era por conta da prefeitura de Porto Velho. Porto Velho vai completar 105 anos de sua instalação.

************

Quando Porto Velho comemorou seu centenário de instalação em 2015, a prefeitura realizou um concurso de Marchinha carnavalesca com o tema e quem foi o vencedor, foi esse que escreve essa coluna, também conhecido como Silvio Santos.

************

A festa aconteceu na Talismã 21 e entre um bocado de concorrentes a comissão escolheu a minha marchinha como a vencedora do concurso de marchinha sobre os 100 anos de Porto Velho.

**********

A letra da marchinha é assim: “Depois que o trem apitou, Guapíndaia chegou; E tudo foi acontecendo. Porto Velho município, pra cima da Divisória foi se desenvolvendo. E nesse burburinho de progresso; Porto Velho é sucesso, não consegue mais parar. Foi da borracha, foi do ouro, foi do trem. Porto Velho hoje tem, energia para exportar...”

************

Sexta feira a programação no Mercado Cultural será das melhores, porém, deveriam ter colocado na programação, uma Banda de Carnaval. Afinal de contas é a balada do momento.

************

De qualquer maneira, o grande ganho será a reinauguração do Mercado que segundo o Ocampo vai contar com uma série de atividades, inclusive servindo comidas típicas e até choperia vai funcionar em seu interior. Vamos lá beber um chope.

************

É bom não esquecer, que amanhã 22, tem a festa de lançamento das CAMISETAS da Banda do Só Vai Quem Quer!



Escolas de samba do RJ têm salários atrasados + Coquetel de lançamento da programação  da BVQQ  40 anos - Gente de Opinião

Coquetel de lançamento da programação

da BVQQ  40 anos, acontece nesta quarta feira

 

Está praticamente tudo pronto, para a festa de lançamento da programação da Banda do Vai Quem Quer – 40 Anos.

Segundo a presidente Sicília Andrade - Siça a comemoração do aniversário de 40 anos da Banda, começa amanhã quarta feira dia 22 e só termina com o desfile pelas ruas do centro histórico de Porto Velho no dia 22 de fevereiro.

O tradicional coquetel oferecido a imprensa, vai acontecer na Casa da Cultura Ivan Marrocos (gentilmente cedida pela diretora Margot Paiva), com inicio as 9 horas da manhã. Durante o evento será apresentada a Camiseta da Banda 2020 com o desfile das Musas da Banda. “Uma delas terá o corpo pintado com o layout da Camiseta, como sempre acontece”.

A marchinha tema 2020, também deverá ser apresentada pelos músicos e cantores da Banda da Banda. “Este ano a marchinha tema foi composta pelo Silvio Santos um dos fundadores da Band” Disse Siça Andrade.

O compositor Silvinho Santos coordenador musical da Banda, publicou em suas redes socais o seguinte texto:

“A banda não é simplesmente um bloco.

A banda é a gênese de muitas histórias. Faz parte da memória. A banda não começou por dinheiro e sim por amizade e vontade de se divertir. E essa energia perdura até hoje.

AMO A BANDA desde que nasci, nasci nela, e vivi nela até hoje. Para mim Banda do vai quem quer é o significado de Carnaval. Minha referência maior. Carnaval sem Banda do Vai quem quer, em Porto Velho, não é carnaval.

Não troco, não perco e não deixo de amar. Está no meu sangue e no meu coração desde sempre”.

 

PROGRAMAÇÃO 40 ANOS

Dia 22/01 - Coquetel de Lançamento dos 40 anos

Data: 01/02/2020, das 12h até 22h – Evento alusivo à Primeira Década da Banda (10 anos de desfile da BVQQ) – Local: Praça das Três Caixa D´Água

Data: 08/02/2020, das 12h até 22h  – Evento alusivo à Segunda Década da Banda (20 anos de desfile da BVQQ) – Local: Praça das Três Caixa D´Água.

Data: 15/02/2020, das 12h até 22h  – Evento alusivo à Terceira Década da Banda (30 anos de desfile da BVQQ) – Local: Praça das Três Caixa D´Água.

Data: 22/02/2020, das 12h até 16h  – Evento alusivo à Quarta Década da Banda (40 anos de desfile da BVQQ) – Local: Praça das Três Caixa D´Água. Aniversário 40 anos.

Desfile oficial dia 22 de fevereiro de 2020, das 16h até 22h.


Escolas de samba do RJ têm salários atrasados + Coquetel de lançamento da programação  da BVQQ  40 anos - Gente de Opinião

Carnaval RJ: escolas de samba têm salários atrasados. 

Faltando aproximadamente um mês para as escolas de samba do Grupo Especial do Rio entrarem na Avenida, o que vem chamando a atenção nos bastidores do Carnaval carioca é o atraso dos salários dos funcionários, além dos fornecedores das agremiações que também estão sem pagamento há alguns meses.

Campeã do Carnaval do ano passado, Mangueira é a única que assume a dificuldade publicamente, as demais negaram a informação. Porém, o que se vê é a alegria característica da festa já dando espaço para a tristeza de quem sobrevive da folia.

Beija-flor, Viradouro e Grande Rio, que são agremiações de outros municípios do Rio, não enfrentam dificuldade financeira. Cenário oposto ao que ocorre na Cidade Maravilhosa. A festa, que viu o orçamento destinado pela Prefeitura diminuir sistematicamente desde que Crivella assumiu o cargo, está quase pronta, mas as contas dos funcionários que dedicam o ano inteiro para garantir a folia estão atrasadas. Leandro Vieira, carnavalesco da Mangueira, e o casal de coreógrafos da agremiação, Priscilla Mota e Rodrigo Negri, por exemplo, ainda não receberam nem 50% do combinado até o Carnaval. Integrantes da Mocidade e Salgueiro chegam a dizer que estão com salários atrasados desde abril do ano passado, porém, ambas negaram a reclamação.

Até a Portela, maior campeã do carnaval carioca, está sofrendo com atrasos. Há funcionários reclamando até que tiveram seus salários reduzidos pela metade, o que foi negado pela escola de Madureira. Já na Vila Isabel, a situação é mais tranquila, apesar de alguns sustos. Por lá, o pagamento atrasa alguns dias, mas até o momento tudo foi quitado. Como a festa mais popular do país não pode parar e a criatividade é a marca do Carnaval, a Mangueira tem criado mecanismos para se financiar com a ajuda dos torcedores. "A Mangueira vem enfrentando dificuldades financeiras, mas está procurando saídas para honrar com os seus compromissos, entre eles, o salário de seus funcionários. Uma das alternativas é o nosso projeto "Mangueirense Nota 10", um financiamento coletivo onde o próprio torcedor pode contribuir para ajudar a fazer o carnaval da escola, à partir de R$ 10", disse a assessoria de imprensa da Mangueira.... 

Paraíso do Tuiuti, Estácio de Sá, Unidos da Tijuca e Salgueiro afirmam que as reclamações não procedem e estão com os barracões quase prontos para o desfile. As demais também negaram a crise e se pronunciaram através de nota.

"A informação não procede e causa muita estranheza. A União da Ilha não atrasa salários há mais de 10 anos", garante o presidente da escola Djalma Falcão. "A diretoria do Grêmio Recreativo Escola de Samba Portela, através de sua assessoria de imprensa, informa que os salários dos seus funcionários da quadra, barracão e segmentos de desfile estão em dia, inclusive no que se refere ao décimo terceiro salário dos funcionários celetistas, pago no mês de dezembro de 2019.

Em relação aos empreiteiros do barracão, informamos que todos estão recebendo os valores previamente acertados em contrato, de acordo com o cronograma do projeto do Carnaval 2020 (com quitação prevista até o Desfile das Campeãs). Aproveitamos a oportunidade para negar qualquer redução e/ou corte salarial, seja de funcionários, seja de segmentos de desfile".

"A Mocidade Independente de Padre Miguel informa que não há pendências nos pagamentos de nenhum dos seus funcionários. Informa também que 90% da produção do seu desfile já está concretizada".

"O G.R.E.S. São Clemente vem, por meio deste, esclarecer que se mantém totalmente em dia com suas obrigações financeiras mediante aos fornecedores e funcionários de seu quadro atual. Mesmo com a complicada situação atualmente vivenciada pelas escolas de samba, nossa agremiação segue arcando totalmente com suas responsabilidades firmadas desde o início dos trabalhos para o Carnaval 2020. Com a mesma clareza que sempre demonstramos durante todos os anos de trabalho no Carnaval, reafirmamos que nos mantemos com todas as contas em dia e devidamente esclarecidas. Seguimos totalmente coesos com nossos princípios e cumprindo com todos os acordos firmados, sempre registrados e comprovados em nossas prestações de conta".

"A Unidos de Vila Isabel vem através deste comunicar que não possui salários atrasados conforme questionado. Estamos com nossos profissionais sendo pagos corretamente conforme planejamento para o carnaval de 2020. Reiteramos o comprometimento em cumprir uma gestão saudável financeiramente e transparente diante dos componentes, torcedores e opinião pública". (Fonte Leo Dias – Colunista do UOL)

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a pinião do UOL

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 7 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)