Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Escolas de samba esquentam os tamborins


 Escolas de samba esquentam os tamborins - Gente de Opinião

A partir desta edição o Diário da Amazônia através da editoria de cultura, passa a cobrir o movimento carnavalesco em Porto Velho, em especial no âmbito das escolas de samba.

Abrindo e série a reportagem visitou as quadras de ensaios das escolas do grupo especial da Fesec Acadêmicos do Armário Grande e Acadêmicos do São João Batista.

Armário Grande

Gente de Opinião

A escola que tem como presidente Inácio Campos Neto reúne seus integrantes de terça à sexta feira na praça que fica no inicio da rua Tancredo Neves no bairro Caladinho, ao lado da escola do mesmo nome e ao lado do antigo Posto Policial a partir das 20h00. A bateria é comandada pelos mestres Hudson Guedes e Carlinhos Pinheiro e tem como rainha a jovem Vitória, no ensaio da última terça feira a porta bandeira Ingrid Guedes desfraldava o pavilhão verde e branco enquanto o interprete Sabá do Armário sob os acordes do cavaquinho do Louro entoava o samba enredo “Os Astros Brilham no Céu” de autoria da parceria David e Durãns. A escola será a terceira a desfilar no dia 27 de fevereiro na passarela do samba Edson Fróes que este ano será montada no Parque dos Tanques.

GRES São João Batista

Escolas de samba esquentam os tamborins - Gente de Opinião

Nas noites de terça, quinta e sábado a partir das 20h00, a escola de samba Acadêmicos do São João Batista ensaia suas alas e bateria na rua Marginal à BR 364 sentido Porto Velho Guajará Mirim bem ao lado da passarela que liga os bairros São João Batista e Tucumanzal.

O presidente Alberto Rodrigues – Pai Beto conta com o mestre de bateria Silfarney Silva e a rainha Jak Dalia, interprete Claudio Rocca (Banana Split), acompanhado ao cavaquinho pelo Walci Nonato, o casal de porta bandeira Terezinha e mestre sala Entoni e coreografo da comissão de frente Bené da Girassol.

A escola azul e branca vai apresentar na passarela do samba Edson Fróes o enredo “Da Jardineira ao Ecoturismo – Assis e Nair o sonho que Virou Realidade e Foi Além” cujo autor do samba é Silvio M. Santos. A escola será a última a desfilar no dia 27 de fevereiro e segundo o presidente Pai Beto, vai colocar na avenida mais de 800 brincantes em 12 alas.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Lenha na Fogueira

                              

Esta acontecendo alguns desencontros nos informativos dos órgãos responsáveis pela coordenação dos desfiles dos blocos de trio elétrico em Porto Velho.

********Escolas de samba esquentam os tamborins - Gente de Opinião

Ontem 27, em entrevista a uma rede de Televisão o Comandante da PM declarou que não conta com efetivo para atender os desfiles da maneira que os blocos estão querendo que seja.

********

Enquanto isso, o vice presidente da Funcultural de Porto Velho Rafael Altomar não foi bem claro em seu pronunciamento em entrevista ao mesmo canal de Televisão, quando declarou que “Sem a garantia do policiamento da PM fica impossível liberar os desfiles de alguns blocos de trio”. Enfim, ninguém esclareceu se realmente os dias solicitados pelos blocos para seus desfiles serão mantidos.

********

Tudo isso, ou as entrevistas, nem precisariam ser concedidas uma vez, que na segunda feira dia 25, aconteceu reunião entre todos os órgãos envolvidas no carnaval quando ficou decidido como será procedido à segurança da população de Porto Velho nos dias dos desfiles dos blocos. Veja matéria escrita pelo jornalista Valdir Alves (assessor da Secom na PM) postada no site da Policia Militar de Rondônia no dia 26 com o título: “PM garantirá segurança aos foliões sem prejuízo da segurança nos bairros”

********

A coordenadoria Regional de Policiamento da capital (CRP-I), juntamente com outros órgãos de segurança, traça a estratégia que visa garantir o policiamento de foliões e seguidores da maior festa folclórica do Brasil, que em porto Velho, começa no próximo sábado, dia 30 e janeiro, com encerramento no dia 13 de fevereiro.

Gente de Opinião********

De acordo com o Coordenador da CRP-I.  Coronel PM Bonfim, será aumentado o efetivo durante o carnaval para que seja garantida a segurança em todos os segmentos da festa, sem que haja prejuízo do policiamento normal da cidade.

*********

A Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Militar deixou acertado que o aumento do efetivo será apenas nesses dias, por considerar que nas lacunas entre 30 de janeiro e 04 de fevereiro, bem como do dia 09 ao dia 13, é desnecessário aumentar o efetivo nas ruas.

*********

A estratégia foi discutida durante reunião na Sesdec que contou com todos os órgãos subordinados à secretaria de segurança: Polícia Militar, Polícia Civil; Corpo de Bombeiros Participaram também o Conselho Tutelar e órgãos do município como: Semtram, a Semfaz e a Funcultural, responsável pela organização do evento.

********

Policiais do administrativo vão para as ruas no período de acordo com o calendário apresentado pela Funcultural, resultado de um acordo feito um acordo conjunto com a Sesdec, o Ministério Público e todos os órgãos envolvidos com a realização do carnaval.

********

O calendário do carnaval é o seguinte: dia 30 de janeiro, será a abertura oficial com blocos. Do dia 4 a 9 de fevereiro, o chamado período “momesco” e depois no sábado dia 13 com o encerramento.  “De tal forma que atuaremos no sábado de abertura até o sábado de encerramento, conforme as datas apresentadas. Não haverá prejuízo do policiamento ostensivo convencional”, destacou o coronel Bonfim.

********

Diante dessa matéria, não temos mais o que discutir o carnaval dos blocos de trio elétrico está garantido. É só se adequar às condições sugeridas pelos órgãos de segurança e desfilar.

********

Os desfiles das escolas de samba estão mais que garantidos e confirmados para os dias 26 e 27 de fevereiro no Parque do Tanques com a apuração no dia 28 no mesmo local.

*******

A data do desfile da Banda, Galo, Até que a Noite Vire Dia e Us Dy Phora está mantida

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Gente de Opinião

.

Carnaval Forrozeiro
no Mercado Cultural

Escolas de samba esquentam os tamborins - Gente de OpiniãoA Fundação Cultural de Porto Velho promove na noite desta quinta feira 28, o “1º Carnaval Forrozeiro da Cidade”. A idéia surgiu em função da Banda Os Cobras do Forró por problemas estruturais, ter ficado impossibilitada de cumprir o contrato para tocar na “Festa da Virada” promovida pela prefeitura no réveillon passado.

Assim sendo, para justificar o recebimento do cachê a equipe da Funcultural idealizou a realização do “Carnaval Forrozeiro” que vai acontecer na noite de hoje no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural. Além da Banda Os Cobras do Forró a equipe comandada pelo Jorjão e pelo Rafael Altomar convidou a Banda Carijó do Galo da Meia Noite para fazer o esquenta, preparando os foliões para receber a Banda comandada pelo maestro Zezinho dos Cobras.

A festa está marcada para começar as 20h00 com término a Meia Noite desta quinta feira.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)