Quinta-feira, 15 de janeiro de 2015 - 06h46
As escolas de samba filiadas à Fesec participam na manhã desta quinta feira 15, no Espaço Alternativo da avenida Jorge Teixeira, da Campanha de Doação de Sangue promovida pela Fhemeron. Além das escolas de samba, confirmaram presença alguns blocos de trio elétrico, entre eles a Banda do Vai Quem Quer que estará com uma equipe de jovens modelos “As Musas da Banda” comandadas pela presidente Siça Andrade além de alguns músicos da Banda da Banda.
A jornalista Lu Braga do Departamento de Comunicação Social do Governo – DECOM reuniu com os dirigentes das escolas de samba filiadas a Fesec e formulou o convite que contou com a adesão das escolas de Samba Acadêmicos do São João Batista e Asfaltão cujas diretorias garantiram que estarão na manha desta quinta feira, com Mestre Sala e Porta Bandeira, passistas e batuqueiros participando da Campanha.
A atividade que tem como objetivo manter a demanda nos períodos das férias e nos dias de carnaval estará coletando estoque de bolsas de sangue para os hospitais públicos e privados, entre eles Unidade de Terapia Intensiva (UTI), maternidades e emergências.
De acordo com o serviço social do hemocentro nos últimos meses houve uma queda significativa nas doações de sangue. Com intenção de reduzir os acidentes de trânsito e o número de vítimas nesse Carnaval, o Detran-RO realizara biltzes educativas, conscientizando os brincantes sobre os perigos de beber e dirigir.
A ação servirá também para conscientizar os foliões para a doação de sangue, considerando que no período de Carnaval aumenta a demanda dos hospitais. (AI)
Lenha na Fogueira
Carnaval de 1995 – Mestre Sala abandona a avenida e escola perde o título – História!
********
Na época o Dr. Aparício Carvalho era o presidente da escola de samba Pobres do Caiari e resolveu aceitar, o enredo apresentado pelo carnavalesco Aluizio Bentes com o Tema “O Catega Caiari”.
********
O samba foi da parceria Silvio e Bentes e a letra dizia: Os índios deram nome ao rio. Do rio veio a cidade, fez o bairro Caiari. A Vila Erse, a Garagem do Governo, as Caixas D’água e o Bar do Canduri.
********
Ali, pousaram aviões e os Categas começaram a freqüentar, baile de gala, la no clube do Ypiranga que a Guaporé costumava divulgar.
********
Roda baiana quero ver rodar, eu sou tradição tenho história pra contar...
*********
E lá foi a escola desfilando pela avenida Farquar como o povo gritando é campeã, é campeã, tanta era a beleza das fantasias e alegorias e sem modéstia do samba enredo.
*********
Nessas alturas eu Silvio Santos comentei com o parceiro e vice presidente da AESB ao meu lado Manelão: “Dessa vez não tem pra ninguém a escolinha vai ganhar”. Escolinha era o apelido carinhoso pelo qual os moradores do bairro Caiari se referiam a escola de samba Pobres do Caiari.
********
Da Comissão de Frente a Ala das Baianas estava tudo perfeito! O presidente Aparício Carvalho e toda sua diretoria vinha a frente da Comissão de Frente cumprimentado o público e as autoridades e convidando-os para assistirem o espetáculo que sua escola estava começando a proporcionar.
********
As cabines dos jurados foram montadas num módulo ao lado do “Palanque Oficial” no espaço entre o muro do estádio Aluizio Ferreira e a Escola SENAI Marechal, Rondon.
********
A voz do Walfredo da Esquina intérprete do samba enredo, ecoava pela esplanada das secretarias e era ouvida até o bairro da Olaria, principalmente quando o samba chegava no refrão:
********
“Olha a pipoca, papagaio e picolé, todo mundo vai de graça... Na Banda do Vai Quem Quer!”
********
De repente Manelão grita: “Deu merda!. O que foi? Perguntei, O Mestre Sala Bosquinho derrubou a peruca da Porta Bandeira Leila pqp...
********
Ficamos torcendo para que o jurado do quesito Mestre Sala e Porta Bandeira não tivesse visto o acontecido.
********
Como diz o ditado, “desgraça pouca e tiquinho”. Para completar a “merda”. Bosquinho quando chegou em frente ao “Palanque Oficial”, ninguém soube explicar o por que, saiu da avenida e foi embora no rumo da Arigolândia abandonando no meio da evenida sua Porta Bandeira Leila que sem saber o que fazer.
********
Ficou rodando com a bandeira desfraldada em frente a cabine dos jurados e nada do Mestre Sala voltar.
*******
Manelão desesperado, desceu do Palanque e foi atrás do Bosquinho com o intuito de fazê-lo retornar à avenida.
********
Os minutos passaram e nem Manelão nem Bosquinho voltaram, a escola terminou seu desfile e quando os demais brincantes e membros da coordenação ficaram sabendo a “palhaçada” do Bosco saíram procurando o mesmo, para dar uma sova, nessas alturas Manelão estava com ele no pronto socorro do Hospital de Base.
*******
O Mestre caiu em coma alcoólica e só ficou sabendo da merda que fez, no dia seguinte. Aí amigos Inez já era morta.
********
O locutor responsável pela divulgação das notas, durante a apuração que aconteceu na tarde de terça feira, na biblioteca Francisco Meirelles. Anunciou!
********
Em virtude do abandono da passarela do samba pelo Mestre Sala, a escolas de samba Pobres do Caiari FICA SEM NOTA NO QUESITO Mestre Sala e Porta Bandeira.
********
A campeã do carnaval de 1995 foi a escola de samba Unidos da Castanheira!
Seresta autentica na seresta do Mercado Cultural
O Projeto Seresta Cultural que acontece todas as quintas feiras no Calçadão Manelão em frente ao Mercado Cultural localizado no Centro Histórico de Porto Velho, vai apresentar na noite de hoje a partir das 20h00, o show “Seresta Autêntica na Seresta”. “Acontece que sempre abrimos o espaço para que nossos músicos cantores apresentem canções em todos os ritmos inclusive o sertanejo o que muitas pessoas reclamam de que estávamos deixando de lado o principal objetivo do Projeto que é a música dor de cotovelo, aquela que realmente é cantada pelo boêmio seresteiro”, informa Heitor Almeida coordenador do Projeto.
Na programação desta quinta feira, vário artista interprete estarão se apresentando entre eles o Almir considerado à voz de ouro de Guajará Mirim, Silvio Santos interpretando canções de sua autoria e de compositores consagrados como Adelino Moreira, Raul Sampaio, Evaldo Gouveia e Jair Amorim, Humberto Amorim, Jorge Andrade e tantos outros. “A seresta de hoje é mais que especial, pois o presidente da Funcultural disponibilizou toda estrutura de som e iluminação, para que os freqüentadores do Calçadão Manelão tenham o conforto merecido”, lembra Heitor.
Seresta Cultural hoje a partir das 20h00 no Mercado Cultural em Porto Velho!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando