Sábado, 28 de novembro de 2015 - 07h34
Acreditando na realização dos desfiles carnavalescos do próximo ano, as escolas de samba filiadas à Fesec, se apresentam hoje a partir das 17h00, no Parque dos Tanques pelo Projeto da Funcultural de Porto Velho “Não Deixe o Samba Morrer”.
Segundo o presidente da Fesec a prefeitura vai repassar a cada agremiação ajuda de custo para que as mesmas montassem suas apresentações para a noite de hoje e também no show da virada (Réveillon).
A ordem de apresentação no evento desta sexta feira obedece ao sorteio da ordem de apresentação nos desfiles do carnaval de 2016: Pelo Grupo de Acesso Acadêmicos da Zona Leste e Império do samba (a Unidos da Rádio Farol não vai se apresentar). Pelo Grupo Especial será: Acadêmicos do Armário Grande, Diplomatas do Samba, Asfaltão e Acadêmicos do São João Batista.
Cada escola de Samba deve se apresentar com Ala de Baianas, Mestre Sala e Porta Bandeira, Passistas e Rainha da Bateria e é claro a Bateria e seu Mestre além de ter que cantar o Samba de Enredo para o carnaval de 2016.
Quadrilhas e Bois Bumbás
A festa denominada “Arrastão de São João” coordenada pela Federon começou ontem com a inauguração da sede da Federação e dança de alguns grupo e prossegue na noite de hoje 28, logo após as apresentações das escolas de samba. A programação de hoje começa às 17 horas com as escolas de samba e termina a meia noite com o “Arrastão de São João”. A entrada no Parque dos Tanques será gratuita.
Lenha na Fogueira
De um lado o rufar forte do ritmo do Maracatu, de outro, o som envolvente do Carimbó do Pará com os Mestres de Marapani e para alegrar mais um grupo de frevo mostra suas habilidades no Palco “Lampião”.
**********
Foi a programação da terceira noite do IX Encontro das Culturas Populares e Tradicionais que está acontecendo na cidade de Serra Talhada (PE) que ainda teve a famosa Lia da Ciranda. Lia está com 81 anos e é considerada uma das melhores cirandeiras do Brasil.
**********
Isso tudo depois de passar o dia todo nas reuniões de discussão sobre o futuro das Culturas Populares brasileiras com a participação do Secretário de Articulação Institucional do MinC Vinicius Voo.
**********
Porém a mais desgastantes foram as reuniões de articulação e formação de grupos que tem a pretensão de serem eleitos para o Colegiado das Culturas Populares cuja votação vai acontecer neste sábado. É guerra de foice.
**********
Os representantes dos sete estados da região Norte Acre, Amazonas, Rondônia, Roraima, Macapá e Para se juntaram aos representantes dos estados do Nordeste. A estratégia é colocar o maior número de Conselheiros no Colegiado, superando as regiões Sul e Sudeste. Acho que essa composição vai dar certo.
**********
Cada macro região tem direito a três acentos no Conselho e três suplência se seguirem ao Regimento ao pé da letra. Se a composição Norte Nordeste der certo podemos colocar mais de dez representantes na titulação das 15 cadeiras disponíveis. Vamos à luta companheiro!
*********
Depois da apuração e o anuncio dos eleitos o Encontro será dado como encerrado e aí mermão a nossa turma embarca numa viagem de ônibus que dura quase sete horas entre Serra Talhada e Recife. Tudo para não perder o avião que sai de Recife às 11 horas e ainda teremos que passar por São Paulo, Brasília e na madrugada de domingo desembarcar no Governador Jorge Teixeira em Porto Velho.
*********
Muita coisa boa está levando em nossa bagagem, muitas ideias e projetos que vamos fazer de tudo para colocar na mesa de discussão com os compromissados com as Culturas Populares em Rondônia.
**********
Não importa se fomos eleito ou não para o Colegiado brasileiros das Culturas Populares, A troca de experiência entre os parceiros de todo o Brasil nos fortalece na luta pelo desenvolvimento das Culturas Populares em Rondônia.
*********
Apesar de muito distante da capital Recife Serra Talhada é uma cidade pernambucana que respira cultura. Basta dizer que foi em Serra Talhada onde nasceu Virgulino o Lampião. No Museu do Cangaço você conhece toda a história dos “Heróis” do sertão Nordestino.
**********
Pertinha de Caruaru Serra Talhada tal qual Porto Velho é cidade Polo. Tudo passar pela Serra por isso o PIB da cidade é dos melhores no estado de Pernambucol. A crise passa por detrás da Serra. Além de ser a capital do Xaxado é a cidade da boa acolhida. O calor é quase igual ao nosso o que me deixou a vontade e sem reclamar como reclamavam o pessoal do Sul.
**********
O segmento cultural mais representado no encontro foi Culturas Afro-Brasileiras, principalmente os de Religiões de Matrizes Africana – Terreiros. É Pai e Mãe de Santo pra tudo que é lado. É uma turma legal e muito receptiva. Fiz amizade com muitos Pais de Santo.
*********
Daqui a pouco serei considerado “Babalorixá”. Axé mifio.
********
Para encerrar, espero que o evento que começou ontem e termina hoje n o Parque dos Tanques seja coberto de sucesso.
*********
No mais espero festejar minha eleição para o Colegiado Brasileiro das Culturas Populares. Axé!
Maracatu, Carimbó e Cabloquinho – É Serra Talhada
A programação do IX Encontro das Culturas Populares proporcionou aos mais de 500- Delegados e Mestres presentes shows com grupos de Carimbó de Parapanin (PA), Maracatu de Recife, Caboclinho e da Cirandeira Lia que está com m ais de 80 anos e encanto cantando as cirandas tradicionais.
Ontem à tarde o Ministro Juca Ferreira participou da conversa com mestres e mestras de cultura e ouviu as revindicações da categoria. Já, durante todo o dia de quinta feira 26 as várias setoriais discutiram políticas públicas para cada Setorial, na reunião da setorial de Culturas Populares o Secretário de Articulação Institucional do MinC Vinicius Voo, não arredou o pé um só minuto e fez questão de anotar nossa fala quando nos referimos ao carnaval de Porto Velho em especial ao da Banda do Vai Quem Quer “que leva senhor secretário, mais de 100 Mil foliões pelas ruas de Porto Velho e até hoje não foi reconhecida como patrimônio Imaterial do nosso estado quiça nacional”.
A quinta feira, também foi o dia dedicado às articulações para ver qual a região que vai contar com maior número de representantes no Colegiado que vai eleger o representante das Culturas Populares no Pleno, aquele que vai participar das reuniões no Ministério da Cultura. A discussão continuou na manhã de ontem. Neste sábado será a eleição e a amanhã o retorno às cidades e estados de origem. O representante das Culturas Populares de Rondônia Silvio M. Santos foi eleito representante da Rede das Culturas Populares no Estado.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando