Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Silvio Santos

Escolas de Sambas preocupadas com repasse dos subsídios


Escolas de Sambas preocupadas com repasse dos subsídios  - Gente de Opinião
 

Rio Madeira – A Epopéia do Novo Eldorado Brasileiro
Samba de: Silvio M. Santos, Rogério e Silvinho
Interprete: Banana Split
Cavaquinho: Louro

Graças
A você rio Kaiari
Nosso trem apitou
O progresso chegou
Abaixo da primeira cachoeira
O tratado nos deu o Acre
E a Ferrovia trouxe a nossa capital
Lenda e mistérios, muitos “causos” pra contar
És rio do amor ô ô ô!
É minério, é piracema
Despesca garimpeiro
Hoje vamos bamburrar

Roda Baiana, roda
Bota essa turbina pra gerar
Abre a comporta da evolução (B I S)
E dá vazão
Para o progresso se instalar

Então!
Vem viver essa mudança
Proporcionada pelas as usinas do Madeira
É condomínio, é Chopin Center
Trânsito infernal
É Porto Velho
É muita gente
É carnaval [Mais vem...]

Vem! 
Vem conhecer toda riqueza
Que nos traz as caudalosas corredeiras
São João Batista é
Muita energia e alta astral
É o Rio Madeira
Nesse carnaval!

 



 

As escolas de samba estão apreensivas quanto ao repasse dos subsídios, tanto do governo estadual quanto do municipal.

 

*********

Acontece que até a presente data, a Federação das Escolas de Samba não foi informada sobre se os Processos já foram abertos, seja pela Secel ou pela Fundação Iaripuna.

*********

Nos últimos anos, o prefeito Roberto Sobrinho tem autorizado que cinqüenta por cento do solicitado pela entidade carnavalesca, seja repassado até o mês de dezembro e o outro cinqüenta por cento em janeiro.

 

Escolas de Sambas preocupadas com repasse dos subsídios  - Gente de Opinião********

Essa noticia nos foi passada em primeira mão pelo presidente da Fundação Cultural Municipal Iaripuna nosso amigo Tatá.

*********

Que notícia? A de que a prefeitura vai repassar cinqüenta por cento no mês de dezembro, falta apenas o prefeito Roberto Sobrinho autorizar. Tata acredita que até o final deste mês, ele autorize a Secretaria de Finanças do município a depositar o dinheiro na conta da Fesec.

*********

Nossa preocupação como carnavalescos que somos, é quanto o repasse do governo estadual, aliás, que segundo se ventila, vai ser maior que o da prefeitura.

********

Nossa experiência como ex presidente da Fesec nos mostra, que, se a direção da Federação não marcar sob pressão, a grana só vai sair em fevereiro e o pior, na semana dos desfiles.

 

*********

Assim aconteceu no carnaval passado. Quando o depósito só caiu na conta das escolas de samba na sexta feira, ou seja, dois dias antes dos desfiles. E o que isso provocou. Provocou que o carnaval das nossas escolas de samba ficou mais caro, muito caro, pois tiveram que comprar “fiado” e como todos sabendo, esse tipo de negociação encarece muito o produto.

********

Geralmente as diretorias das escolas de samba trabalham da seguinte maneira: Com o subsidio municipal, compram o material para confeccionar as fantasias das alas e destaque além de seus adereços.

*********

Como a grana da prefeitura não da para comprar tudo, o jeito é cair no “fiado”. Vejam bem, não é crediário, é “fiado” mesmo, aquela compra que se faz para pagar tal dia e quando não é paga no dia marcado, fica a mercê de juro de mercado que é muito alto.

 

*********

Como a Fesec pretende realizar os desfiles das escolas de samba no dia 11 de fevereiro, uma semana antes do carnaval oficial, o negócio fica mais difícil para os carnavalescos, caso os subsídios não sejam repassados pelo menos com trinta dias antes dos desfiles, ou seja, até o dia 11 de janeiro de 2012;

********

Aí mora outro problema, todos sabemos que o orçamento do governo estadual só abre no final de fevereiro, quando não, no começo de março.

 

********

Por isso é preciso que a diretoria da Federação fique a tenta, corra atrás com o processo embaixo do braço, se não dificilmente conseguirão realizar os desfiles no dia marcado.

 

********

Vejam bem, não somos contra os desfiles acontecerem no dia 11 de fevereiro inclusive, na reunião que decidiu a data, votei a favor. O que acontece, é que não podemos ficar parado esperando o processo sair da Secel. Temos que correr atrás, buscar políticos com força perante o governador para que ele autorize o Chicão da Secel dar andamento ao processo. Se o governador não assinar o autorizo, nada acontece.

 

********

Continuo a insistir o caminho mais curto é o deputado Zequinha Araujo.

 

********

A grana repassada pelo governo estadual é utilizada para pagar a mão de obra, dos artesãos das alegorias, costureiras, figurinistas, decoradores além de sanar as dívidas junto ao comércio. Aquela dívida que chamamos de “fiado”.

 

********

O pior disso tudo, é que quando esse dinheiro atrasa os artesãos se não receberem não liberam as alegorias e sem, alegoria não tem escola de samba. A costureira não libera as fantasias e sem fantasia não tem desfile de escola de samba.

********

Mesmo assim, as escolas de samba não param de promover eventos com o sentido de arrecadar mais fundos para seus desfiles.

********

A campeã de promoção é a escola Asfaltão, a Diplomatas também faz suas festas assim como a São João Batista e as demais.

 

********

Por exemplo, a escola Acadêmicos do Armário Grande vai realizar a festa de lançamento do samba enredo no dia 3 de dezembro no Mercado Cultural.

 

********

Na oportunidade,m além de show de mulata, mestre sala e porta bandeira e a apresentação do samba com a bateria da escola. O Beto Cezar promove em parceria com a Fundação Iaripuna a festa em comemoração ao Dia do Samba com show do Toninho Nascimento um dos autores do samba da Portela para o carnaval de 2012.

 

*********

As escolas estão apreensivas, mas, estão a pleno vapor. A Fesec tá fazendo o que pode. Só falta vontade política para o carnaval deslanchar.




 

EXPOSIÇÃO

Rita homenageia Selmo Vasconcelos
 

Gente de Opinião

A artista plástica Rita Queiroz homenageia o poeta Selmo Vasconcelos em sua exposição “Diário de Benedita – Trocando Sonhos por Sonhos”, que está na galeria Afonso Ligório da Casa da Cultura Ivan Marrocos. Segundo a artista, Selmo Vasconcelos é u m dos responsáveis pela divulgação do seu trabalho na Europa. “Quando estive em Portugal foi que vi o quanto o trabalho de divulgação que o Selmo faz da nossa cultura, é importante e tão aceito. Muitas pessoas já conheciam meu trabalho através do trabalho do Selmo”, disse a pintora. Selmo Vasconcelos publica a coluna “Lítero Cultural” no jornal O Alto Madeira e distribui o material via Internet para seus contatos na Europa e no mundo. Os contatos do Selmo Vasconcelos, são poetas, escritores, pintores e publicações especializadas. São constantes em sua página do Jornal alto Madeira vermos poemas e mensagens de escritores e poetas famosos no mundo. “Um caramada como o Selmo não pode ficar esquecido atrás da mesa da biblioteca estadual ali no prédio do relógio, é preciso mostrar aos nossos conterrâneos o trabalho desse genial poeta”, disse Rita Queiroz, prosseguindo. “Foi por isso que reservei um espaço especial na minha exposição para os poetas, ali perto da canoa, você vai encontrar livros do Selmo Vasconcelos ao lado da obra do Fernando Pessoa”, finalizou a artista.

Gente de Opinião

Gente de Opinião

Fonte: Sílvio Santos - zekatracasantos@gmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc

A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC

Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena.  A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças

Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho

Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando

Gente de Opinião Sábado, 11 de janeiro de 2025 | Porto Velho (RO)