Domingo, 6 de março de 2016 - 06h58
As escolas de samba Academicos da Zona Leste, Império do Samba e Unidos da Rádio Farol, se apreentaram na noite de sexta feira 04, abrindo os desfiles das escolas de samba filiadas à Fesec em Porto Velho.
A festa começou com atraso de mais de uma hora e meia, com os representantes do governo estadual e municipal juntamente com a direção da Fesec, discursando para o pequeno público presente até então.
Lavagem da Passarela – Pela primeira vez nos desfiles das escolas de samba de Porto Velho, a Passarela Edson Fróes foi lavada com água de cheiro. O Movimento de Religiões de Matrizes Africanas – Terreiro, foi o responsável pelo ritual que também promoveu o “Ato pela Paz”, os coordenadores da ação foram o Pai Francisco de Odé e a Mãe Nilda da Oxum.
Desfile das Escolas
Acadêmicos da Zona Leste – A caçulinha das escolas de samba,entrou na avenida desenvolvendo um tema que tinha como objetivo, contar a história da Cerveja o “Combustível da Alegria”, pesquisa do Sandro Sarará. Apesar do ótimo samba de autoria do Ernesto Melo, da boa Comissão de Frente (garçõns), da bateria do mestre Paulinho Santana e da apresentação do casal mestre sala e porta bandeira, a escola não esplorou devidamente o enredo, o que permite dizer, que dificilmente vai conseguir levar o título para sua Comunidade.
Império do Samba – Logo de cara, a platéia que agora sim lotava as arquibancadas, começou a aplaudir espontaneamente a escola de samba do Mirim. Comissão de Frente muito bem coreografada, ala de baianas bonita e muitos integrantes “A escola colocou na passarela quase 300 integrantes”, alertava o presidente da Fesec Hudson Mamedes. Além disso, o carnavalesco João Big soube utilizar o que pede o Regulamento, que exige do grupo de Acesso, no mínimo um carro alégorico e um tripé. Big colocou uma alegoria em grandes proporções “Netuno” (Poseidon) Deus das Águas (O tema era Água Fonte da Vida) e mais, com várias composições (destaque), bateria com bom andamento e o samba correspondendo com as expectativas, a Império do Samba tem tudo para desfilar pela primeira vez após 30 anos de existencia, no Grupo Especial no carnaval de 2017.
Unidos da Rádio Farol –O carnavalesco João Carlos Alves – Carlinhos Maracanã colocou na passarela, a história dos “Grios da África na Refigiosidade Brasileira”, apesar do ótimo carro alegórico muito bem confeccionado, faltou mais animação, as fantasias estavam sem brilho, casal de mestre sala e porta bandeira não correspondeu. O samba não comprometeu e nem a bateria porém, o grande destaque vai para a ótima Comissão de Frente. Briga com a Zona Leste pelo segundo lugar.
.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando