Sábado, 1 de dezembro de 2012 - 07h27
Amanhã dia 02 de dezembro, dia consagrado ao Samba a Fundação Iaripuna e a Federação das Escolas de Samba e Entidades Carnavalescas do Estado de Rondônia - FESEC, estarão realizando homenagem ao samba, com uma programação cultural que tem a participação de todas as escolas de samba de Porto Velho.
A homenagem ao samba, aberta ao grande público e aos sambistas, será realizada no Mercado Cultural, Praça Getúlio Vargas, a partir da 17 horas e terá a participação das baterias das agremiações carnavalescas, mestres-sala e porta-bandeiras, rainhas das baterias, mulatas e brincantes. As escolas apresentarão sambas enredos celebrizados, de seus grêmios e também cantarão o seu samba enredo para o carnaval de 2013.
De acordo com sorteio realizado durante reunião realizada quarta feira 28, no Mercado Cultural a ordem de apresentação ficou assim:
Acadêmicos da Zona Leste, Império do Samba, Unidos da Rádio Faro, Asfaltão, Diplomatas do Samba, Acadêmicos do Armário Grande e Acadêmicos do São João Batista.
Cada escola de samba deve apresentar três sambas mais o samba enredo para o carnaval de 2013. Isso quer dizer que cada apresentação terá a duração de no máximo 25 minutos levando-se em consideração que cada samba tem a duração de 5 minutos, o que podemos estimar que o espetáculo em comemoração ao dia do samba vai terminar por volta das 22h00.
Vale lembrar que a Marcha Zumbi pela Liberdade Religiosa, de mãos dadas lutando contra o racismo e a intolerância religiosa, que sai da Praça da Madeira Mamoré e termina no Mercado Cultural por volta das 18h00 se juntando as escolas de samba numa grande confraternização de ritmos oriundos da áfrica.
O Dia Nacional do Samba surgiu por iniciativa de um vereador baiano, Luis Monteiro da Costa, para homenagear Ary Barroso, um dos maiores compositores brasileiros de todos os tempos e que compôs o samba Na Baixa do Sapateiro, que tinha uma letra que exaltava a Bahia. Até então, Ary Barroso jamais havia visitado terras baianas.
Tudo indica que vamos passar mais um ano sem contar com o teatro estadual. Teatro que está sendo construído faz muitos anos ali na chama Esplanada das Secretarias no bairro Pedrinhas.
**********
Falta pouca coisa, mas, essa pouca coisa está difícil de ser concluída por falta de responsabilidade para com a coisa pública.
*********
“...um tijolo hoje e outro daqui a três meses. Parece obra de igreja, nunca acaba. ” |
A construtora encarregada da obra coloca um tijolo hoje e outro daqui a três meses. Parece obra de igreja, nunca acaba.
********
Hoje o movimento teatral em Porto Velho é um dos mais ativos em se falando de artes cênicas. Basta lembrar o Festival Amazônia Encena na Rua que colocou no teatro de arena da Madeira Mamoré mais de 50 Mil expectadores nos dias em que foi apresentado.
********
O Palco Giratório do Sesc que apresentou várias peças, lotou todas as noites o Teatro 1 e quando o espetáculo exigia, era apresentado no anfiteatro da Madeira Mamoré e lotava as arquibancadas.
********
Os festivais vem acontecendo com freqüência em Porto Velho sempre com ótima participação do público.
********
Isso mostra que a população de Porto Velho gosta de teatro e prestigia as encenações, seja lá onde for.
********
Portanto o governo do estado, não precisa ficar preocupado com a freqüência quando o teatro estiver funcionando.
*********
Agora, é preciso que a obra seja terminada. È preciso que a Secel secretaria responsável pela administração do teatro quando este for entregue, comece a pensar imediatamente na formação do quadro de pessoal que tem que ser formado por técnicos.
*********
A respeito disso, existe uma dúvida, sobre quem vai realmente administrar o teatro. Uns sugerem que seja criada uma Fundação que terá como objetivo administrar o teatro. Outros sugerem que o mesmo seja entregue para o Sesc porque o Sesc já tem o corpo técnico com conhecimento para administrá-lo.
**********
Outros apostam que terceirizando sua administração o negócio vai funcionar melhor.
********
Acontece que nem mesmo existe uma data para sua inauguração.
********
Na realidade, o segmento das artes cênicas no estado de Rondônia, não faz nada em prol da aceleração da conclusão da obra.
*********
Parece que está tudo bem, o Teatro Banzeiros, o Teatro 1 do Sesc e o Teatro do Sest/Senat satisfazem os grupos de teatro que atuam no estado e em especial em Porto Velho.
*********
Dizem e acho que não é verdade, que o governador exonerou o Abelardinho da SEOSP porque a obra do teatro não andava. Não andava e não anda.
**********
Tem um detalhe, o secretário Emanuel Nery tem se virado no sentido de dotar o teatro dos recursos necessários para a conclusão de sua obra. Parece que não tem logrado muito êxito.
*********
Estamos iniciando o mês de dezembro, mês que foi anunciado quando o Chicão era secretário da Secel como sendo o da inauguração do teatro estadual e até agora nem “seu Souza”.
*********
E mais o maquinário está todo comprado, falta apenas sua instalação e a contratação de técnicos especializados para sua operação, enquanto essa equipe não for contratada não adiante inaugurar o teatro, pois não vai ter quem opera seu maquinário.
**********
Não é fácil não. Ainda mais que não tem nem boato da realização de concurso para contratar esses técnicos.
*********
Já deveriam pelo menos, ter contratados técnicos para ministrar oficinas formando mão de obra para trabalhar como técnico no teatro que esperamos, até o mês de julho de 2013, esteja funcionando. Nem que seja o teatro escola, aquela parte com apenas 200 poltronas.
********
Já pensou quando esse teatro estiver funcionando, e a platéia lotando suas dependências para assitir o Giovanni Berno encenado o “Espermatozóide Careca”. Será a glória da “esporrada”!
********
O grupo Abstratos montando “O Julgamento de Branca Dias pela Santa Inquisição”, que foi aplaudida de pé em Belém do Pará.
*********
E o Imaginário com “As Filhas da Mata” com a Jória Lima e a Zaine Diniz lavando a roupa suja pra todo mundo ver!
********
Acho que até o Elcias Vilar iria querer adaptar sua peça “O Boi Carinhoso” que é teatro de rua, para teatro de “caixa’ só para pisar no palco do teatrão estadual.
*********
A Sueli Rodrigues vai querer Tirar a Canga do Boi no palco do teatro que nunca inaugura.
*********
Se o teatro estadual já estivesse funcionando o Festcineamazônia não teria problema de super lotação.
*********
E o Curta Amazônia do Levy com a Golda já teria o local de sua realização.
********
Hoje, graças ao Teatro Banzeiros, Teatro 1 do Sesc e o Teatro do Sest/Senat Porto Velho saiu da lista da única Capital brasileiro a não ter um teatro.
*********
Porém continua não tendo um teatro que comporte um público maior que 500 expectadores.
*********
Porto Velho continua sendo a capital sem um grande teatro ou teatro grande!
BALLET NO IMA
Mostra de Dança Cores começa hoje
Realizada pela Prefeitura de Porto Velho, Fundação Iaripuna e Escola de Dança Pró Arte, a Mostra de Dança este ano com o tema “Cores” vai encantar o público com duas apresentações, nos dias 1º e 2 de dezembro, no ginásio da Instituto Maria Auxiliadora (IMA), a partir das 19h30.
O evento, tendo à frente a professora e dançarina Cléia Rocha, vai contar com a participação de alunas da academia de balé do IMA e também do Instituto Laura Vicuña. Como na apresentação do ano passado, esta edição vai contar com mais de setenta jovens e crianças apresentando cerca de 15 números coreografados pela profissional atuante na área há mais de 20 anos.
Cléia é graduada em Educação Física e se formou em balé clássico estudando como saudoso mestre Adair Palma, um dos ícones do ensino da dança no estado e formador de inúmeros talentos locais como a própria Cléia, que vem brilhando juntamente com suas alunas em apresentações de sucesso como a participação muito aplaudida durante a 3ª Mostra de Dança do Porto Velho Shopping.
Sobre o que o público poder esperar deste espetáculo, a professora ressalta o empenho e dedicação dos bailarinos. “Aqueles que prestigiarem o nosso espetáculo vão se surpreender e sem dúvida, se emocionar com a performance do grupo”, disse a professora com entusiasmo.
Antecipadamente, ela agradece a confiança e paciência das famílias, o apoio da Seduc, da Escola de Dança Educarte, da Prefeitura de Porto Velho, da Fundação Iaripuna, da Escola de Dança Pró Arte e aos Institutos Laura Vicuña e Maria Auxiliadora pela parceria e incentivo.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando